EMBRAER “Bandeirante” pousa forçado em campo/lavoura em Eldorado do Sul/RS, em 27.05.22


Fontes: g1 e Portal de Camaquã – 20/05/2022
Nesta sexta dia 20, o bimotor turboélice EMBRAER EMB-110P1 “Bandeirante” de matrícula PT-SHN (registro de produção sn 110460, fabricação 1985), da Sales Taxi Aéreo, pousou forçado em campo/lavoura em Eldorado do Sul, à altura do km-120 da rodovia BR-290, em ponto próximo do aeródromo do Aeroclube de Eldorado do Sul (SIXE).

As primeiras informações constam que o avião tinha dois tripulantes. O avião havia partido de Jundiaí/SP (SBJD), transportando componentes automotivos.

Os dois pilotos tiveram ferimentos leves. O cmte. sofreu fratura de braço.

Informações aeronáuticas:
O avião é o EMBRAER EMB-110P1 “Bandeirante” (E110) de matrícula PT-SHN (registro de produção sn 110460, fabricação 1985, com motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-34), operado pela Sales Taxi Aéreo Ltda., registrado na categoria de transporte público não-regular (TPX – RBAC-135), com último registro de compra/transferência em fevereiro de 2021. O avião é aprovado para 18 passageiros e MTOW de 5.670 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está válido até setembro.

A Sales Taxi Aéreo Ltda. tem sede administrativa e base de operação no Aeroporto Campo de Marte (SBMT), em SP. A empresa opera aviões dos modelos Cessna Caravan C208B e Beechcraft King Air B200, além do “Bandeirante” (E110) – com inclusão deste modelo na frota em agosto de 2021.

O aeródromo privado do Aeroclube de Eldorado do Sul (SIXE) dista 14,6 MN a sudoeste/oeste do Aeroporto Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre. Localmente, fica às margens da Rodovia Osvaldo Aranha (BR-290), que separa, a 2,2 MN a sudeste, o aeródromo privado “El Dorado” (SSMK).

Em elevação de 33 pés, o aeródromo tem pista (11/29) de 25 x 1.600 m. de saibro, com resistência de piso PCN 8 e resistência de subleito muito baixa. O aeródromo está aprovado para operação VFR diurna/noturna, sendo equipado com sistemas de luzes (balizamento) básico. Para operação, o aeródromo tem Frequência de Coordenação de Aeronaves (FCA), que também serve para o aeródromo privado “El Dorado” (SSMK), em elevação de 43 pés. O circuito de tráfego para avião é à altura de 1.000 pés acima da elevação do aeródromo (à altitude de 1.033 pés) – com circuito de tráfego de helicópteros sendo a 600 pés AGL caso pelo setor norte ou a 700 pés caso pelo setor sul. ROTAER informa que operadores aéreos no “Eldorado do Sul” (SIXE) deverão, compulsoriamente, observar Carta de Acordo Operacional firmada entre os operadores dos aeródromos de SIXE e SSMK.

ROTAER informa a existência de dois obstáculos de aeródromos, ao sul da pista, sendo:
[1] árvores (não-iluminada) com elevação a 275 pés (242 pés/74 m. AGL), com locação nas coordenadas 30º03’58”S/051º26’51”W, em um ponto distante 1 MN/1,85 km no RM 209º do ARP
[2] morros (não-iluminados) com elevação a 263 pés (230 pés/70 m. AGL), com locação nas coordenadas 30º04’05”S/051º26’26”W, em um ponto distante 1,1 MN no RM 189º do ARP (e a 0,4 MN/740 m. a leste-sudeste das árvores listadas como obstáculo)

Atualização: o acidente está listado no painel SIPAER, de CENIPA, como evento de falha de motor em vôo (SCF-PP), registrado no horário de 13:52Z (10:52LT).

Conforme a súmula factual inicial, o avião, com dois pilotos a bordo, decolou Aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro (SBJD), em Jundiaí/SP, com destino ao aeródromo (privado) Aeroclube de Eldorado do Sul (SIXE), em Eldorado do Sul/RS, por volta das 11:00Z (08:00LT) – cerca de 02h52m após partida -, em vôo de transporte de carga. Após enquadrar o segmento final para pouso, o motor do lado esquerdo apresentou falhas em seu funcionamento, vindo a aeronave a perder altitude e chocar-se contra o solo. O avião teve danos substanciais, os dois tripulantes tiveram ferimentos, um deles ferimentos leves, outro ferimentos graves.

No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi retido do operador para exames posteriores. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão em andamento.

Boletins METAR do Salgado Filho (a 14,6 MN a nordeste-leste, em altitude de 11 pés) mostram que a visibilidade (em melhora) tinha restrição, para ser reportada com 4 km, com tempo presente de bruma (névoa úmida), céu fechado com Teto a 300 pés (altitude de 311 pés). O vento era oeste fraco, com incidência (direção variando 80º) de 240º a 320º, temperatura de 12ºC e pressão atmosférica de 1.022 hPa.

METAR SBPA 201000Z 28002KT 9999 FEW010 10/10 Q1021=
METAR SBPA 201100Z 29005KT 9999 BKN005 11/10 Q1022=
    SPECI SBPA 201120Z 27007KT 5000 BR BKN004 11/10 Q1022=
    SPECI SBPA 201134Z 27007KT 1800 0500N R29/P2000D R11/P2000D BR BKN002 11/10 Q1022=
METAR SBPA 201200Z 26006KT 240V300 1800 0700NW R11/P2000U R29/P2000D BR BKN002 10/10 Q1022=
METAR SBPA 201300Z 26007KT 1800 R11/P2000D R29/P2000D BR BKN002 11/10 Q1023=
    SPECI SBPA 201337Z 28005KT 230V330 2600 BR OVC003 11/11 Q1022=
METAR SBPA 201400Z 27006KT 240V320 4000 BR OVC003 12/11 Q1022=
    SPECI SBPA 201420Z VRB03KT 5000 BR SCT003 OVC005 13/12 Q1022=
METAR SBPA 201500Z 26007KT 230V290 8000 FEW005 BKN006 13/12 Q1022=

O mau tempo no Salgado Filho associado à névoa úmida, com redução da visibilidade, para abaixo do mínimo de operação VFR, é posterior à decolagem do avião de Jundiaí, mas a baixa base das nuvens não (apenas com a piora da nebulosidade, para céu fechado). Boletim TAF não previa qualquer fenômeno de tempo significativo (como bruma), nem visibilidade restrita, prevendo para horário da chegada do avião em Eldorado céu nublado com Teto a 1.200 pés.

TAF SBPA 200900Z 2012/2112 25008KT 9999 BKN012 TX17/2018Z TN10/2106Z BECMG 2016/2018 SCT015 BECMG 2110/2112 SCT015 RMK PEF=

Distância de Jundiaí (SBJD) para o Aeródromo do Eldorado do Sul (SIXE) é 478 MN, em rota direta RM 231º). A rota direta quase que coincide com a aerovia (Rota de Navegação Aérea) Z91 – entre os fixos “SOVSI” (62,6 MN do RM 229º de SBJD) e “ATIMA” (49,5 MN na radial 093 do VOR Curitiba/CTB), em um segmento de 83,5 MN.

Jundiaí opera saída IFR por navegação por satélite (e o aparelho da Sales tem aprovação para operação IFR, não sendo aprovado para operação PBN e RNAV). Há uma saída para nordeste e uma saída para oeste (ASETA, cujo fixo dista 147 MN do RM 286º de SBJD).

Uma rota possível seria, após curva livrando o eixo da decolagem a proa de interceptação do curso 252 (radial 072) do VOR Sorocaba/SCB (a 31 MN de SBJD), e no bloqueio deste seguir para o VOR Curitiba/CTB (radial 240 de SCB/curso 060 de CTB, um segmento de 156 MN); no bloqueio do VOR CTB, seguir para o VOR de Caxias do Sul/CXS (radial 226 de CTB/curso 046 de CXS, um segmento de 245 MN) e deste auxílio voar direto para Eldorado do Sul (SIXE), a 53 MN na radial 212 do VOR CXS, neste último segmento com a mudança de regra de vôo (de IFR para VFR), livrando as REAs da TMA-Porto Alegre. Esta rota somaria distância de 485 MN.