EMBRAER “Bandeirante” tem incidente e danos leves de choque com ave no circuito de tráfego em chegada no “Alberto Alcolumbre” (SBMQ), em Macapá/AP, em 10.08.22
No último dia 27 (de julho, quarta), o bimotor turboélice EMBRAER EMB-110P1 “Bandeirante” (E110) de matrícula PP-EIX decolou do aeroporto de Oiapoque (SBOI), no extremo norte do AP, com destino do Aeroporto Alberto Alcolumbre (SBMQ), em Macapá/AP, a 235 MN a sudeste-sul, E-S, por volta das 17:05Z (14:05LT), em vôo de transporte de passageiros, com sete ocupantes, sendo cinco passageiros e dois pilotos.
Às 18:20Z (15:20LT), durante o circuito de tráfego para pouso no destino, houve colisão do bimotor com fauna (urubu), com o avião prosseguindo para pouso, em normalidade. O avião teve danos leves.
Os boletins METAR do aeroporto para os horários de 17:00 e 18:00Z não são disponíveis da base de dados do sistema RedeMet. Os boletins nos horários subsequentes do vigente no momento do incidente mostram que o aeroporto – “Alberto Alcolumbre” (SBMQ), em Macapá/AP – operava em condição VMC, com tempo bom, com visibilidade de 10 km ou superior, céu com nuvens esparsas com base a 2.000 pés e poucas nuvens com TCU com base a 2.500 pés, temperatura na marca de 32ºC e pressão atmosférica de (QNH) de 1.010 hPa; o vento era nordeste-leste fraco.
METAR SBMQ 271900Z 06006KT 9999 SCT020 FEW025TCU 32/23 Q1010=
METAR SBMQ 272000Z 10005KT 9999 SCT020 FEW025TCU 29/22 Q1010=
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, com classificação de incidente de colisão com ave.
No tocante da investigação aeronáutica, pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência/acidente estão encerrados.
O bimotor turboélice EMBRAER EMB-110P1 “Bandeirante” de matrícula PP-EIX, e registro de produção sn- 110468, fabricação 1989, é propriedade e operado pelo Governo do Estado do AP, estando registrado na categoria do transporte da Administração Pública Estadual (ADE), com último registro de compra/transferência em dezmbro de 1989. O avião é aprovado para até 10 passageiros e MTOW de 5.670 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2019, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até maio de 2023.
Em elevação de 56 pés, o “Alberto Alcolumbre” (SBMQ), em Macapá/AP, tem pista (08/26) de 45 x 2.100 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 48. O aeroporto é homologado para operações VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna; e opera alternadamente com serviços de controle de tráfego aéreo de aeródromo (no período de 09:00-20:59Z, ou 06:00-17:59LT, diariamente) ou de informação de tráfego aéreo de aeródromo, prestado pelo APP-Macapá (no período de 21:00-08:59Z, ou 18:00-05:59LT, diariamente). Para operação no aeródromo, existem procedimentos IFR de saída e aproximação para as duas cabeceiras; para aproximação, existem procedimentos IFR de navegação convencional por VOR e navegação por satélite (RNP). A operação VFR tem carta VAC, com regra de tráfego local com circuito somente pelo setor norte do aeródromo. Notas de ROTAER e da carta VAC informam a concentração de pássaros (urubus) nas vizinhanças, principalmente nos setores de aproximação para a pista (08/26).
Conforme carta VAC, o circuito de tráfego tem altitude mínima de 1.100 pés (1.044 pés AGL) para aviões CAT A/B/C e de 1.600 pés (1.544 pés AGL) para avião CAT D/E, com perna do vento para esquerda para pista 08 e pela direita para pista 26, e na decolagem curvas de saída (livrando o eixo da decolagem-eixo prolongado da pista) para ambos os lados.