EMBRAER buscando patente no EUA para a Família de aeronaves Energia, em 14.01.22
A EMBRAER está buscando pedidos de registro de marca para sua Família de aeronaves ecológicas (de de emissão reduzida) “Energia”, com advogados da fabricante brasileira lidando neste mês com a recusa inicial da agência de patentes norte-americana, a USPTO, de US Patent and Trademark Office – de alguns aspectos das designações propostas com base em “risco de confusão”.
As aplicações pela EMBRAER no processo de pedido de marca, publicadas em 14/12/2021, abrangem quatro modelos de nove a 50 assentos a serem movidos por uma mistura de sistemas híbridos elétricos, hidrogênio, turbina a gás de combustível duplo e sistemas de propulsão elétrica.
As solicitações que estão sendo processadas abrangem o avião regional E50-H2GT, de 50 assentos movido a hidrogênio, e o E19-H2FC, de 19 assentos. A EMBRAER espera que os novos aviões entrem em serviço, respectivamente, em 2040 e 2035 e atendam rotas entre 200 MN e 500 MN.
Junto, a EMBRAER também está buscando a confirmação de marca registrada para outras duas aeronaves da Família “Energia”, de nove lugares que podem ser usadas para uma variedade de negócios, como utilitárias e em aplicações sub-regionais. A EMBRAER espera obter a certificação do E9-HE híbrido elétrico de 500 MN até 2030 e ter o E9-FE, totalmente elétrico e de alcance de 200 MN, prontos para entrada em serviço em 2035.
Em novembro, a USPTO publicou um pedido de patente cobrindo os planos da EMBRAER para uma nova aeronave VTOL (Vertical and short TakeOff and Landing – decolagem e pouso curto vertical). O design, que difere drasticamente do modelo eVTOL para quatro passageiros em desenvolvimento por sua divisão Eve Urban Air Mobility, mostra dois conjuntos de aerofólios, um estendendo-se da seção dianteira da fuselagem e o outro servindo como uma empenagem. Entre os dois aerofólios, os desenhos mostram dois conjuntos de hélices, cada um conectado diretamente a uma unidade de propulsão não especificada. O resumo do pedido de patente não especifica a fonte de energia proposta para a aeronave; também não indica quantos assentos o modelo pode transportar, embora, sem que as dimensões sejam claras, o tamanho aparente da cabine pareça sugerir que é uma aeronave para a aviação geral com aparentemente não mais que meia dúzia de assentos. [EL] – c/ fontes
