EMBRAER completa testes de vôo de jatos Phenom 300E e Praetor 600 utilizando combustível 100% SAF, em 18.10.23
Em nota do dia 15 postada no seu portal, a EMBRAER (Aviação Executiva) divulgou que testou com sucesso os jatos Phenom 300E e Praetor 600 com combustível de aviação 100%(SAF 100%. Os testes foram realizados a partir das instalações da EMBRAER em Melbourne, na Flórida (EUA), e forneceram informações significativas sobre o desempenho dos sistemas de um motor ao utilizar misturas de até 100% SAF, fornecidas pela World Fuel.
Os testes contaram com a colaboração dos fornecedores de motores e sistemas de combustível Honeywell Aerospace, Pratt & Whitney Canada, Parker e Safran.
O Phenom 300E é um jato bimotor com turbofan Pratt & Whitney Canada PW535E1 (com 3.478 lbf. de empuxo cada), com capacidade para voar a 45.000 pés.
O Praetor 600E é um jato bimotor com turbofan Honeywell HTF-7500E (com 7.528 lbf. de empuxo cada), com capacidade para voar a 45.000 pés.
O uso do SAF é parte fundamental do compromisso da EMBRAER com a sustentabilidade. Este marco demonstra a determinação da empresa em adaptar seus produtos atuais para serem mais sustentáveis e em promover a adesão dos clientes e da indústria a esse novo padrão. O SAF é uma fonte de energia renovável que pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80%, quando comparado ao combustível de aviação tradicional. Isso torna o uso de SAF essencial para que as operações da EMBRAER sejam neutras em carbono até 2040 e, assim, apoiar a meta do setor aeroespacial de zerar emissões até 2050.
O compromisso da EMBRAER com a sustentabilidade é parte fundamental de sua estratégia de negócios e a empresa explora continuamente novas formas de reduzir seu impacto ambiental. Os vôos dos modelos (leve) Phenom 300 e do (médio) Praetor 600 com combustível SAF 100% puro são marcos significativos nesses esforços. A EMBRAER continuará trabalhando em direção a um futuro mais sustentável para a indústria da aviação por meio de esforços adicionais, como a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas de sistemas de propulsão de baixa ou zero emissão, como eletrificação, híbrido-elétrico e hidrogênio.
“Estamos orgulhosos com os vôos bem-sucedidos do Phenom 300E e do Praetor 600 com SAF 100% puro. É um passo importante, à medida que nossos operadores estão cada vez mais interessados e fazendo uso deste combustível ”, afirma Michael Amalfitano, presidente e CEO da EMBRAER Aviação Executiva. “Essa conquista é um marco importante para a nossa jornada rumo a zerar as emissões líquidas em 2050 e reforça o compromisso da EMBRAER com a sustentabilidade para nossos clientes e a sociedade”, Amalfitano completou.
Atualmente, todas as aeronaves da EMBRAER são aprovadas para utilizar uma mistura de até 50% de SAF junto ao querosene de aviação (JET-A1 – QAv) , com base nas especificações ASTM International. No entanto, possíveis especificações futuras – que permitam combustíveis contendo até 100% de SAF – podem maximizar o potencial de redução de emissões através da utilização de fontes sustentáveis e não fósseis.