EMBRAER conclui testes de certificação do KC-390 como avião de missão de combate a incêndio, em 19.09.22


No início do mês, a EMBRAER anunciou a conclusão da campanha de testes necessária para a certificação do jato bimotor transportador multifunção KC-390 Millennium na missão de combate a incêndio. O fabricante aguarda aprovação do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) – autoridade de certificação militar do Brasil. Assim que a certificação for emitida, a capacidade estará disponível para os operadores do KC-390.

Para a função de combate a incêndios, o KC-390 emprega o Modular Airborne Fire Fighting System (MAFFS) II, ou, sistema de combate a incêndia aerotransportado modular, que pode liberar até 2.985 galões americanos (11.300 litros) de água pura ou tratada com retardante. Desenvolvido pela Aero Union como uma melhoria no sistema original, o MAFFS II é um sistema roll-on/roll-off de cinco tanques que pode ser instalado no porão de carga do KC-390 usando seu próprio trailer. A água é descarregada através de um bocal montado na porta que é encaixado na porta de serviço traseira. O sistema é autônomo e requer apenas uma conexão com a fonte de alimentação da aeronave para operação. O MAFFS II está em uso generalizado, principalmente com os Lockheed C130 Hercules da Reserva da Força Aérea e da Guarda Nacional Aérea do EUA.

Os vôos de teste do KC-390 foram realizados a partir do principal local de testes de operação militar da EMBRAER da sua unidade de Gavião Peixoto, no Estado de São Paulo. Foram realizados vários lançamentos de carga d´água que validaram a integração com a aeronave, e também o manuseio e manobrabilidade da aeronave em baixas velocidades e altitudes.

Enquanto isso, a EMBRAER continua os testes de vôo do primeiro KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP), em Gavião Peixoto.

Portugal tornou-se o primeiro cliente de exportação do KC-390, em julho de 2019, encomendando cinco aeronaves, serviços e suporte associados e um simulador de vôo.

Após testes no Brasil para atender aos requisitos IFI, ANAC (autoridade de aviação civil do Brasil) e portugueses, a aeronave será transportada para a subsidiária portuguesa da EMBRAER – OGMA -, em Alverca – para instalação de equipamentos específicos da OTAN. O equipamento será então certificado pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) de Portugal com a primeira entrega à FAP prevista para o próximo ano. [EL] – c/ fontes