EMBRAER divulga que é menos afetada por problemas com motores Pratt & Whitney GTF, mas reconhece que não está imune, em 22.02.24


Reuters/InfoMoney – 20/02/2024
A EMBRAER está sendo menos afetada do que algumas outras fabricantes de aeronaves pelos problemas com os motores Pratt & Whitney, mas não está imune, disse um executivo sênior da fabricante brasileira nesta terça dia 20.

A EMBRAER registrou que tem confiança na Pratt & Whitney e tem um “relacionamento próximo e conectado” que ajudará as partes a resolverem os problemas com os motores, disse o diretor comercial da EMBRAER Aviação Comercial, Martyn Holmes, durante a feira de aviação de Cingapura.

“Somos menos afetados, não estamos imunes. E tendo passado por essas coisas no meu próprio passado, com motores e outras coisas, tenho que dizer que acho que a Pratt & Whitney está lidando bem com isso”, disse o executivo a jornalistas. “O que estamos vendo é que a Pratt & Whitney tem uma linha de visão clara … A Pratt & Whitney arregaçou as mangas, está conversando com os clientes e trabalhando em soluções”, disse Holmes.

Os comentários de Holmes reiteraram a confiança que a EMBRAER expressou em maio em relação à fabricante de motores canadense, quando disse que não via nenhum impacto nas vendas de seus aviões decorrente dos problemas da Pratt & Whitney. Naquela ocasião, a EMBRAER afirmou que havia enfrentado apenas um quarto dos problemas observados em outros lugares, com 12 de suas aeronaves com vôos suspensos.

Os motores GTF da Pratt & Whitney, subsidiária da RTX, que são usados nos jatos EJets E2 da EMBRAER, Airbus A220 e A320, estão sendo submetidos a uma inspeção para verificar a existência de componentes potencialmente defeituosos que forçaram as cias. aéreas a suspenderem temporariamente vôos com essas aeronaves.

Os jatos E190-E2 e E195-E2 receberam certificação Tipo do órgão regulador de aviação da China em 2022 e 2023.

O presidente-executivo da EMBRAER disse estar “trabalhando arduamente” para conquistar encomendas no país, onde tem buscado novos negócios desde o fechamento de uma joint venture em 2016. “Na China, estamos trabalhando em três frentes: estamos trabalhando com clientes potenciais para vender alguns E2, estamos trabalhando com parceiros potenciais e estamos trabalhando com autoridades governamentais”, disse Francisco Gomes Neto.

Na feira de Cingapura, a EMBRAER também anunciou que assinou um contrato com a Scoot, subsidiária de baixo custo da Singapore Airlines, para um programa de gerenciamento de estoque de peças sobressalentes destinado a ajudar clientes a reduzirem custos operacionais por meio da otimização dos níveis de inventários.