EMBRAER e Collins numa parceria de desenvolvimento de tecnologia de aquecimento eletrotérmico de nanotubos de carbono (CNT eletrotérmico) para sistemas de proteção contra gelo mais eficientes e sustentáveis, em 21.07.22


A EMBRAER e a Collins Aerospace divulgaram que estão numa parceria de desenvolvimento de uma tecnologia de aquecimento eletrotérmico de nanotubos de carbono (CNT – Carbon Nanotube electrothermal heating Technology) para sistemas de proteção contra gelo que visam melhorar a eficiência e a sustentabilidade.

O sistema, incluindo o aquecedor CNT e o controlador de proteção contra gelo da Collins, foi instalado no estabilizador vertical de um protótipo do jato executivo EMBRAER Phenom 300E e completou mais de 10 horas de testes de vôo em solo e “ar seco”.

“Estamos muito animados com os resultados dos testes recentes e estamos convencidos de que essa tecnologia inovadora atenderá ao nosso ambicioso roteiro tecnológico e de sustentabilidade”, disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente sênior de engenharia, desenvolvimento de tecnologia e estratégia corporativa da EMBRAER.

Parte de uma iniciativa maior do desenvolvimento de tecnologia de aeronaves elétricas, o CNT não requer o processo de ataque químico normalmente usado para aquecedores, reduz a necessidade de energia em 25%, é significativamente mais leve que um aquecedor metálico convencional, tem maior tolerância a danos e está previsto para resultar em um ciclo de vida mais longo do produto.

“Esta tecnologia CNT eletrotérmica é mais eficiente em termos energéticos, mais leve e usa processos de fabricação mais ecológicos do que os sistemas atuais, e acreditamos que ela se tornará o futuro padrão para proteção contra gelo – incluindo aqueles em projetos de aeronaves mais elétricas”, disse Mauro Atalla, vice-presidente sênior de engenharia e tecnologia para a Collins Aerospace. “Colaborações como a da Collins e da EMBRAER estão ajudando inovações como essa a chegarem ao mercado mais rapidamente”, pontuou Atalla. [EL] – c/ fontes