EMBRAER e IAI/Elta lançam e já divulgam o P600, a plataforma AEW do Praetor 600, em 01.03.23
Na IDEX – International Defence Exhibition & Conference (Exposição e Conferência Internacional de Defesa) em Abu Dhabi, na semana passada, a EMBRAER Defesa & Segurança apresentou um modelo da aeronave de “alerta aéreo antecipado” (AEW – Airborne Early Warning) P600 que está desenvolvendo em parceria com a IAI/Elta Systems. As empresas também divulgaram o projeto conjuntamente na recente feira aeronáutica Aero India, mas não detalharam o status do novo programa.
O P600 é baseado na fuselagem do jato executivo supermédio EMBRAER Praetor 600, com equipagem de um radar Elta AESA digital de última geração, de baixo peso e alta eficiência, em um radome dorsal. A aeronave também incorporará sistemas IFF, ESM, ELINT e COMINT civis e militares e um conjunto avançado e robusto de autoproteção. O P600 será equipado com um conjunto de comunicação abrangente, incluindo redes de dados e links de satélite para operação Beyond Line Of Sight (BLOS). A configuração ilustrada incorpora apenas três estações de trabalho do operador, embora o sistema de gerenciamento de missão Arkhe, da Atech, uma unidade do grupo EMBRAER, reduza a carga de trabalho apresentando aos operadores uma imagem fusível e gerando e mantendo automaticamente a imagem integrada do ar e da superfície usando todos os sensores integrados a bordo, entradas do operador e fontes externas. O conjunto de antenas fornece cobertura de 240 graus (120 graus em cada lado da aeronave) e o uso da tecnologia de nitreto de gálio (GaN) promete fornecer bom alcance e desempenho de contra-medidas eletrônicas.
Além disso, a aeronave terá um teto de serviço de até 40.000 pés, uma velocidade de cruzeiro de até MACH 0,8, uma autonomia de vôo de sete horas e meia e a capacidade de operar a partir de uma pista de 6.200 pés (1.890 m.).
As duas empresas assinaram um acordo de cooperação para desenvolver o P600 em junho de 2019, mas uma fonte sênior do programa disse que ainda está procurando um cliente de lançamento. A equipe acredita que alcançar isso será uma “proposta de longo prazo”, uma vez que as empresas estão abordando uma espécie de “oportunidade de nicho de mercado” para uma aeronave AEW confiável, altamente capaz, mas de “nível básico”.
Nenhuma das empresas espera necessariamente que as Forças Aéreas brasileira ou israelense seja o cliente de lançamento, uma vez que o Brasil está realizando um ambicioso programa de modernização do E-99M (baseado no ERJ-145) para suas cinco aeronaves AEW, que têm muitos anos de serviço pela frente. Israel opera atualmente o IAI/ELTA G550 CAEW (baseado no Gulfstream G550), que só entrou em serviço operacional em 2008.
Ambos os parceiros trazem considerável experiência anterior em AEW para o desenvolvimento do P600/AEW. A IAI/Elta é líder mundial em aeronaves de missão especial baseadas em jatos comerciais, bem como fornecedora líder de radares aerotransportados. O portfólio da empresa inclui o desenvolvimento da plataforma E-550A Eitam CAEW, baseada na Gulfstream, com duas aeronaves para Israel, quatro para Cingapura e duas para a Itália, todas equipadas com radar EL/W-2085).
A EMBRAER desenvolveu o ERJ-145RS, ou E-99 na designação da FAB, combinando o radar Erieye AEW da Saab com a fuselagem do ERJ-145. Aeronaves semelhantes foram exportadas para o México (um ERJ-145AEW&C) e Grécia (cinco Erieye ERJ-145H AEW&C). A EMBRAER também forneceu três fuselagens ERJ-145i modificadas para o programa Netra AEW da Índia. [EL] – c/ fontes