EMBRAER e indiana Hindalco assinam um MoU para avaliar potenciais oportunidades de negócios na Índia de fabricação de matérias-primas de alumínio aeroespacial, em 21.02.26


Em nota no dia 20, a EMBRAER divulgou a sua assinatura junto com a indiana Hindalco Industries Limited de um Memorando de Entendimento (MoU) para avaliar e explorar potenciais oportunidades de negócios na Índia. A atuação em conjunto visa identificar possibilidades na fabricação de matérias-primas de alumínio aeroespacial para apoiar as iniciativas industriais da EMBRAER, ao mesmo tempo em que fortalece o compromisso da empresa com a ambição Make in India.

“Essa atuação em conjunto reforça nosso objetivo em identificar parceiros locais que possam se tornar nossos fornecedores e, ao fazer isso, acelerar o desenvolvimento da base industrial indiana”, afirmou Roberto Chaves, vice-presidente executivo de compras globais e cadeia de suprimentos da EMBRAER. “A iniciativa fortalece o empenho da EMBRAER no avanço do ecossistema aeroespacial na Índia, criando valor em toda a cadeia de suprimentos no longo prazo”, completou Chaves.

A assinatura deste MoU ocorre em um momento em que a EMBRAER está expandindo sua presença na Índia de forma constante e mantendo um diálogo ativo com líderes locais da indústria e do governo. Ao longo desse ciclo de avaliação, a empresa avaliou diversas capacidades industriais no país, incluindo montagem de aeroestruturas (aerostructure assembly), usinagem (machining), forja e fundição (metal forming), compostos (composites), cablagem (wiring systems), desenvolvimento de hardware e software (hardware and software development).

A Índia representa um mercado estratégico para a EMBRAER em todos os seus segmentos de negócios. Atualmente, a empresa possui uma frota de 47 aeronaves operando no país, atendendo clientes nas áreas de Aviação Comercial, Executiva e Defesa & Segurança. Isso inclui cinco jatos VIP da EMBRAER operados pelo governo indiano e três aeronaves EMB-145 AEW “Netra” operadas pela Força Aérea da Índia.