EMBRAER e Instituto de Aviação Łukasiewicz, da Polônia, irão colaborar em tecnologias de vôo do futuro, em 13.03.25

Em nota postada no dia 11, a EMBRAER divulgou a assinatura com o Instituto de Aviação Łukasiewicz (ILOT), renomado instituto de pesquisa da Polônia, de um acordo para trabalhar em conjunto no desenvolvimento de novas tecnologias e materiais para aeronaves. O Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado nesse dia em Varsóvia por Sylwester Wyka, diretor interino do Instituto de Aviação Łukasiewicz, e Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da EMBRAER.
Juntos, ILOT e EMBRAER irão iniciar a cooperação concentrando esforços em atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de materiais, tecnologias de vôo do futuro, design aeronáutico e processos de manutenção do futuro.
O ILOT é um dos institutos de pesquisa de aviação mais importantes da Europa. Fundado em 1926, o Instituto fornece pesquisa e serviços para tecnologias de aviação, não tripuladas e espaciais.
“Este MoU marca o início de uma ponte tecnológica entre a Polônia e a América do Sul. Por meio da colaboração com a EMBRAER, estamos combinando nossa expertise com uma líder global da indústria para o desenvolvimento conjunto de tecnologias de aviação e de materiais de última geração. Esta parceria não apenas fortalece a posição do Instituto de Aviação Łukasiewicz como um centro de pesquisa, mas também destaca a importância da engenharia e da ciência polonesas na formação de uma indústria aeroespacial mais segura, eficiente e sustentável”, afirmou Sylwester Wyka, PhD, diretor interino do ILOT.
“Este acordo com o Instituto de Aviação Łukasiewicz é parte fundamental do plano de aprofundar nosso engajamento de 25 anos com o ecossistema aeroespacial da Polônia. O ILOT é um instituto de pesquisa de renome mundial, com expertise em tecnologias essenciais e centrais na aviação do futuro. Estamos orgulhosos de nos tornarmos parceiros do Instituto e ansiosos pelos resultados que podemos alcançar trabalhando juntos,” afirmou Gomes Neto, pela EMBRAER.
A Rede de Pesquisa do Instituto de Aviação Łukasiewicz (ILOT) é uma das mais modernas instituições de pesquisa da Europa, com uma tradição que remonta a 1926. O Instituto trabalha com fabricantes de equipamento original (OEM) globais da indústria aeroespacial, bem como com instituições da indústria espacial. As áreas de pesquisa estratégica do Instituto são tecnologias aeroespaciais e aeroespaciais não tripuladas. O ILOT também conduz pesquisas e fornece serviços para a indústria polonesa e internacional em materiais, compósitos, tecnologias incrementais, de sensoriamento remoto, energia e mineração.
CEO da EMBRAER visita Varsóvia e apresenta planos para fabricação e manutenção de aeronaves na Polônia
Projetos potenciais incluem linha de produção do KC-390 e de conversões de aeronaves comerciais de passageiros para cargueiros, pré-produção de peças estruturais do E2, centro de revisão de trens de pouso e investimentos em treinamento e capacitação
EMBRAER estima que projetos potenciais com parceiros locais possam gerar US$ 3 bi e 5 mil empregos no país para a Polônia ao longo de 10 anos.
Também no dia 11, a EMBRAER divulgou plano de transformar a Polônia em um centro de excelência da companhia na Europa.
Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da EMBRAER, está visitando a Polônia nesta semana com uma equipe sênior das unidades de negócio de Aviação Comercial e de Defesa & Segurança. As equipes estão se reunindo com parceiros atuais, novos e potenciais nas seguintes áreas: fabricação e produção final, manutenção e reparo, conversões de passageiros para cargueiros, pesquisa & desenvolvimento, e eVTOL.
O primeiro anúncio foi feito em conjunto com o Instituto de Aviação Łukasiewicz (ILOT), com foco em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas de materiais, tecnologias de vôo futuras, design aeronáutico e futuros processos de manutenção.
“A EMBRAER faz parte do ecossistema de aviação da Polônia há mais de 25 anos. Com o forte crescimento global da companhia, estamos comprometidos em expandir nosso engajamento industrial em conjunto com parceiros poloneses, incluindo atividades de produção, montagem final, manutenção e reparo. Para possibilitar esse crescimento, a EMBRAER planeja apoiar o desenvolvimento das capacidades e competências que impulsionarão o setor aeroespacial polonês para o seu próximo estágio de sucesso,” afirmou Gomes Neto. “Essas iniciativas em produção, manutenção e treinamento poderão deixar a economia da Polônia bem-posicionada para aproveitar oportunidades valiosas no cenário aeroespacial global, com possibilidades de geração de até US$ 3 bilhões para o país ao longo de 10 anos, com potencial criação de 5 mil empregos”, completou Gomes Neto.
Em um movimento estratégico de longo prazo, a EMBRAER está buscando parceiros para a fabricação de peças e para uma potencial linha de produção final para a aeronave militar multimissão KC-390 Millennium, que atualmente está conquistando pedidos internacionais, incluindo países da Europa e da OTAN. A EMBRAER avalia que a Polônia é a parceira estratégica ideal para unir forças e produzir equipamentos militares de última geração, criando empregos de alta qualificação no país. A produção da aeronave e o ecossistema de pós-venda associado (incluindo manutenção e treinamento) poderão resultar na criação de valor de cerca de US$ 1 bilhão e 600 empregos.
A EMBRAER também está aumentando a produção e buscando ativamente incrementar sua cadeia de suprimentos voltada para a aviação comercial no país.
Recentemente, na Polônia, a fabricante concluiu um road show para contatar novos fornecedores. A indústria polonesa já é uma importante fornecedora para o programa EJet E2: os assentos são fabricados em Świebodzin, as unidades de energia auxiliar em Rzeszów e os principais componentes do motor em Kalisz. A Polônia já participa da cadeia de suprimentos da EMBRAER com 1.350 empregos e US$ 30 milhões, direcionados para aquisição de bens e serviços somente em 2024.
Outros projetos em discussão incluem uma instalação de revisão de trens de pouso para os EJets E2 e a conversão de aeronaves E190 em cargueiros. Os projetos envolvendo a EMBRAER Aviação Comercial podem somar mais de US$ 2 bilhões em investimentos e mais de 4.400 empregos ao longo dos próximos 10 anos.
A EMBRAER já possui forte presença na Europa. Cerca de 30% do jato EJet E2 é fabricado na União Européia (UE). As asas são fabricadas em Portugal e outros componentes-chave são produzidos na França, Alemanha, Áustria, Espanha e Bélgica. Já para o avião transportador tático KC-390, 42% da cadeia de suprimentos tem origem na UE.
Arjan Meijer, Presidente e CEO da EMBRAER Aviação Comercial, que visitou Varsóvia ao lado de Gomes Neto, disse: “Parabenizo a LOT por seu crescimento e lucratividade significativos. Desejamos continuar nossa parceria profunda e de décadas com a Polônia. Queremos ir além da venda de aeronaves, para promover e acelerar o ecossistema de aviação do país. O E2 é uma escolha de baixo risco e de alta recompensa, oferecendo uma transição perfeita e de baixo custo para a nova aeronave. O E2 é a aeronave mais eficiente, confiável e confortável para a LOT, oferecendo cerca de US$ 900 milhões em benefícios econômicos em comparação com a concorrência. O E2 é a aeronave que melhor apoiará o crescimento lucrativo e sustentável da companhia aérea. Também apoiaremos os planos para o novo hub do Aeroporto Central (CPK), que terá o apoio dos jatos EMBRAER como já ocorre em outros hubs globais como Paris, Chicago, Amsterdã e, claro, Varsóvia”.
A EMBRAER está oferecendo à Polônia sua aeronave de transporte militar KC-390 Millennium. A aeronave tem interoperabilidade na OTAN e é a mais avançada em sua categoria. A plataforma de última geração já foi adquirida pela Holanda, República Tcheca, Portugal, Hungria, Brasil, Áustria e Coréia do Sul, e selecionada pela Eslováquia e Suécia.
“A Polônia é uma nação líder da OTAN e, ao oferecermos o KC-390 Millennium, temos a oportunidade de nos engajarmos com a bem estabelecida e especializada comunidade industrial e de defesa do país. Esta é uma oportunidade para a Polônia se tornar uma participante central do ecossistema europeu do KC-390, com acesso a um excelente pacote industrial, de treinamento e suporte. A Polônia é mais que uma cliente potencial para nós: é uma sólida parceira operacional e industrial de longo prazo, com a localização perfeita para a linha de produção que queremos desenvolver na Europa”, disse Frederico Lemos, CCO da EMBRAER Defesa & Segurança.