EMBRAER e NetJets fecham acordo para até 100 Phenom300E, em 11.10.21


A NetJets e a EMBRAER chegaram à feira de aviação executiva americana NBAA-BACE com um negócio bem sucedido envolvendo até 100 jatos Phenom 300E, avaliado em US$ 1,2 bilhão, reforçando ainda mais o ressurgimento do mercado da aviação executiva a jato. As aeronaves serão destinadas ára operação nos mercados americano e europeu e são previstas para serem iniciadas no segundo trimestre de 2023.

Anunciado nesta segunda dia 11, em meio à agenda da feira, o negócio dá continuidade ao relacionamento de mais de uma década entre a fabricante aeronáutica brasileira e a provedora de aeronaves de propriedade fracionada.

Embora a EMBRAER não revele a composição deste novo acordo, entre encomendas firmes e opções, o presidente e CEO da EEJ (EMBRAER Aviação Executiva) Michael Amalfitano observou que o primeiro contrato com a NetJets em 2010 previa 50 pedidos firmes e 75 opções (até 125 aeronaves) e “agora entregamos estas aeronaves para eles … eles têm um histórico consistente de exercer todas as opções e pedidos firmes”.

Com o mercado de aviação executiva em alta, a NetJets teve que interromper as vendas de suas cotas nas categorias de jatos leve e para os “cartões a jato” (operação de aquisição de crédito em vôo) porque a capacidade estava esgotando, disse Amalfitano. “Agora vamos ajudá-los com este novo pedido para continuar a revitalizar esse segmento para eles”, prosseguiu Amalfitano. “Isso é empolgante para nós porque continua a mostrar seu compromisso com a EMBRAER, mas também é empolgante porque muitos mais clientes terão acesso ao jato leve com operação single pilot mais rápido e de maior alcance do mercado”.

A EMBRAER está obtendo Certificação de Tipo Suplementar (STC/CST) pela FAA e EASA para o Phenom 300E com as especificações da NetJets, informou Amalfitano, observando que é por isso que as entregas estão planejadas para 2023.

Embora não possa projetar a que distância no futuro as entregas do acordo se processarão, Amalfitano observou que o pedido (de 125 aeronaves) de 2010 durou cerca de 10 anos. No entanto, para o próximo lote, “mais desses aviões podem serem mobilizados mais cedo do que antes, por causa da onda agora da recuperação nesse segmento”, disse Amalfitano. “Eles farão muito mais entregas em 2023 do que historicamente. Então, acho que o ritmo provavelmente será muito mais rápido do que no ciclo anterior”, completou o executivo da EEJ.

O acordo com a NetJets participa para o “ano recorde” que a EMBRAER vem desfrutando em 2021. “Muito disso foi impulsionado pela força da recuperação do mercado em geral, mas a EMBRAER está indo de forma fantástica”, Amalfitano avaliou.

A EMBRAER tem um ano recorde de vendas, ao longo do primeiro semestre de 2021, atingindo uma relação book-to-bill (encomenda/entrega-fatura) de 2:1, e o ímpeto continua no terceiro trimestre, Amalfitao registrou, para acrescentar: “Vendemos nossas aeronaves de 2022. Agora estamos vendendo aeronaves de 2023”.

Junto com provedoras de frota como a NetJets, a EMBRAER também recebeu um impulso de de clientes de “primeira viagem”. Esses recém-chegados clientes tendem a representar algo entre 10% a 12% das vendas, historicamente. Mas desde a pandemia, esse número saltou para mais de 30%, e representou 34%, dos negócios da EMBRAER No primeiro semestre, deste “ano-recorde”, revelou Amalfitano. “Essa é uma boa demonstração para o mercado, o que significa que o bolo realmente ficou maior com mais gente entrando na aviação executiva. Isso também reduziu as aeronaves usadas a níveis históricos de estoque de todas as marcas”, discorreu Amalfitano.

Os estoques de frotas disponíveis – em negociação – estão agora na faixa de 2 a 5%, dependendo dos modelos, disse Amalfitano, acrescentando que isso está levando os clientes para novos aviões.

Na feira de aviação executiva americana NBAA-BACE, que acontece em Las Vegas, nesta semana, a EMBRAER está presente com quatro aeronaves na exposição estática, incluindo Phenom 100EV e 300E, junto com Praetor 500 e 600. [EL] – c/ fontes