EMBRAER expandindo participação de mercado de jatos executivos da América Latina, em 11.08.23


As entregas de aeronaves do transporte comercial e executivo da EMBRAER aumentaram 47% no segundo trimestre, com os despachos de jatos registrando aumentos notáveis, informou a fabricante brasileira na semana passada.

As entregas no trimestre encerrado em 30 de junho (2T23) atingiram 62 aeronaves, sendo 38 jatos executivos e 24 aeronaves comerciais. Isso se compara a um total de 47 entregues no segundo trimestre de 2022 [-15 ; -24,2%], incluindo 30 jatos executivos [-8 ; -21,1%] e 17 aeronaves comerciais [-7 ; -29,2%].

Com o aumento nas entregas, a carteira de pedidos diminuiu – mas apenas ligeiramente – para US$ 17,3 bilhões no final de junho. Isso se compara a US$ 17,4 bilhões no final de março.

Durante o trimestre mais recente, a EMBRAER fechou alguns negócios significativos, inclusive com a NetJets para até 250 jatos Praetor 500. Se todas as opções forem exercidas, o negócio será avaliado em mais de US$ 5 bilhões, com entregas a partir de 2025.

Durante a feira de aviação executiva da América LABACE, que aconteceu no Aeroporto de Congonhas (SBSP), em SP, o diretor comercial da EMBRAER Aviação Executiva, Steve Friedrich, disse estar “muito satisfeito com os resultados gerais” e com a forte participação da EMBRAER na América Latina e no Brasil, onde os compradores apreciam “a proposta de valor de novas aeronaves” em um mercado anteriormente voltado para jatos usados.

O Phenom 300E (em exibição na LABACE 2023 juntamente com o Praetor 600), detém 30% de participação de mercado na região. Juntamente com o Phenom 100, a EMBRAER está “empurrando uma participação de mercado de 40% no segmento de jato leve na América Latina”. São 275 jatos executivos da EMBRAER baseados na América Latina.

No 2T23, as entregas de Phenom aumentaram em 6 unidades (31,6%), para 25 jatos, as entregas de Praetor aumentaram em 2 unidades (18,2%), para 13 jatos. No transporte comercial, foram entregues dois jatos E175 a mais, para 12 jatos, e mais cinco E195-E2, para 12 jatos.

O Phenom 300 foi responsável pela maior parte das entregas de jatos leves no segundo trimestre, com 22 aparelhos, enquanto o Praetor respondeu com 13 entregas, sendo seis aparelhos -500 e sete aparelhos -600. “O 300E continua popular”, e a EMBRAER “não consegue produzi-lo rápido o suficiente”, disse Friedrich.

Os pedidos de todos os jatos executivos da EMBRAER feitos hoje estão programados para entrega no terceiro ou quarto trimestre de 2025. Isso é “criar oportunidades, criar carteira de pedidos”, Friedrich disse, para emendar: “Os clientes estão planejando com antecedência suas necessidades de transporte”.

Uma vantagem para os clientes que fazem pedidos antecipados é que a EMBRAER continua adicionando atualizações aos modelos que serão incorporadas a aeronave encomendadas em um momento e entregues em outro à frente. “Nós preparamos essas aeronaves para o futuro”, disse Friedrich, e isso inclui atualizações de aviônicos para a área de conectividade aérea em rápida evolução. “Continuamos a ver a evolução das antenas e da cobertura de satélites”, Friedrich acrescentou.

“Os mercados globais resistiram muito bem aos choques”, continuou Friedrich, que está otimista não apenas de que os mercados permanecerão estáveis, mas também de que a crescente prosperidade global criará um mercado forte para negócios e aviação. Embora a aviação executiva tenha sido encerrada essencialmente no início da pandemia, acrescentou, “em 2023, veremos um mercado mais normalizado. Estamos confiantes em atingir nossa orientação”. Um benefício da pandemia, segundo Friedrich, é que “o mercado endereçável cresceu. As pessoas viram a utilidade da aviação executiva”.

A operadora de aeronaves compartilhadas Avantto e a empresa de fretamento de helicópteros Helisul anunciaram grandes compras de aeronaves Eve Air Mobility eVTOL. A EVE é uma subsidiária da EMBRAER que está desenvolvendo aeronaves avançadas de mobilidade aérea.

Friedrich trabalha na sede da EMBRAER no EUA, em Melbourne, na Flórida. “Melbourne continua a ser o centro da aviação executiva da EMBRAER e continuamos a aumentar nossa presença aqui”.

Questionado se os compradores sul-americanos retirariam seus jatos em São José dos Campos, Brasil, Friedrich esclareceu: “Todas as entregas saem de Melbourne”, acrescentando: “Fazemos os Phenom aqui. Os Praetor voam “verde” de GPX [Gavião Peixoto]” para Melbourne, onde o equipamento é concluído. “A EMBRAER cresceu fora do Brasil”, com algumas montagens vindas de suas operações de fabricação de componentes em Portugal, por exemplo.

A EVE também está sediada em Melbourne, na Flórida. E anunciou recentemente que sua primeira unidade fabril será construída em Taubaté, entre São Paulo e São José dos Campos.

Questionado se a posição da EMBRAER como a “melhor proposta de valor” se baseia na fabricação brasileira de baixo custo, Friedrich disse que a ideia está “ultrapassada”. Mais importante para a vantagem competitiva da EMBRAER, acrescentou, é “a experiência em engenharia e a compreensão de todo o sistema operacional da aviação”. A força das raízes da EMBRAER está em um sistema educacional superior e “talentos de alta qualidade no Brasil. Usamos esse conhecimento e o espalhamos globalmente”. [EL] – c/ fonte