EMBRAER fecha acordo para até 50 aeronaves E190/195 (venda de 20 jatos e direitos de compra de 30 jatos) em negócio de US$ 3,9 bi com a Azorra, lessora norte-americana, em 24.01.22

A EMBRAER anunciou acordo com a Azorra, empresa de leasing norte-americana, para venda de até 50 aeronaves em um negócio avaliado em US$ 3,9 bilhões. O acordo foi divulgado pela EMBRAER nesta segunda (24) e prevê a venda de 20 aeronaves da família E2, além de direito de compra para outros 30 jatos. O contrato permite que a Azorra adquira aeronaves E190-E2 ou E195-E2. As entregas terão início em 2023.
A Azorra é uma lessora de aeronaves norte-americana, com sede na Flórida, com aviões EMBRAER em sua carteira desde 2007 – a atual carteira, incluindo compromissos, conta com 21 jatos EMBRAER.
Classificando-se como uma “empresa de leasing de aeronaves do transporte comercial orientada para o relacionamento”, a Azorra assinou há apenas duas semanas um contrato de compra com a Airbus para 20 jatos A220-300 e dois jatos executivos ACJ TwoTwenty (ACJ-220).
Em novembro passado, a Azorra celebrou uma transação de venda-arrendamento com a Porter Airlines, transportadora aérea sediada em Toronto, cobrindo cinco novos E195-E2, com entregas para a aérea canadense previstas para começar neste verão da América do Norte. Essa transação incluiu o financiamento de pagamentos de pré-entrega da fabricante com arrendamentos operacionais de longo prazo do maior jato E2 da EMBRAER.
O CEO da Azorra, John Evans, fundador da Jetscape, empresa de gerenciamento e fretamento de aeronaves executivas com sede em Fort Lauderdale, na Flórida, vendeu sua participação na empresa em 2016 e agora se concentra no negócio arrendamento de jatos regionais, modelos “crossover” como o E190/195 e Airbus A220, além de jatos de fuselagem estreitas (corredor único) da Boeing e da Airbus, com a Azorra.
“Nossa equipe tem uma longa e produtiva história com a EMBRAER”, disse Evans. “Na Jetscape, fomos a primeira arrendadora [lessora] independente a se comprometer com o programa EJet da EMBRAER, em dezembro de 2007, que viu os EJets estabelecerem uma base global de clientes de mais de 80 operadores. A primeira aeronave nova da Azorra foi um [jato executivo] Phenom 300 adquirido da EMBRAER em dezembro de 2016. Estamos entusiasmados com este novo capítulo em nossa parceria de longa data com a EMBRAER”, falou Evans. [EL] c/ fontes