EMBRAER inaugura escritório em Nova Delhi e firma aliança estratégica com Grupo Mahindra para introduzir o C-390 Millennium na Índia, em 21.10.25
Em nota no dia 17, a EMBRAER divulgou a inauguração, nesse dia, do novo escritório da sua subsidiária na Índia, localizado no edifício WorldMark 4, no complexo do Aerocity, em Nova Delhi.
O evento da inauguração teve a presença do vice-presidente da República do Brasil, Geraldo Alckmin, do Ministro da Defesa, José Múcio, do Ministro da Aviação Civil da Índia, Shri Kinjarapu Rammohan Naidu, e do Embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Felix Haczynski da Nobrega.
A abertura do escritório marca um aprofundamento significativo do compromisso de longa data da EMBRAER com a Índia e prepara o cenário para a expansão de atividades em todas as unidades de negócios – Aviação Comercial, Executiva, Defesa & Segurança, Serviços & Suporte e Mobilidade Aérea Urbana.
O novo escritório em Nova Delhi servirá como centro de operações da EMBRAER na Índia, à medida que a empresa desenvolve capacidades para capitalizar oportunidades na indústria aeroespacial e de defesa, em constante evolução no país. Isso inclui o crescimento de equipes em funções corporativas e áreas especializadas em compras, cadeia de suprimentos e engenharia. O investimento estratégico reflete a visão de longo prazo da companhia de fortalecer sua presença na Índia e estreita colaboração com a indústria local para apoiar a missão de autossuficiência do país, baseada nas iniciativas “Atmanirbhar Bharat” e “Make in India”.
As duas décadas de história da EMBRAER na Índia se iniciaram com a entrega dos primeiros EJets em 2005, abrindo novas fronteiras para a conectividade aérea regional. Atualmente, cerca de 50 aeronaves EMBRAER, de 11 modelos diferentes, operam na Índia, servindo à Força Aérea Indiana, agências governamentais, operadoras de jatos executivos e à companhia aérea Star Air.
“A inauguração do nosso escritório corporativo em Nova Delhi marca um audacioso capítulo de nossa trajetória na Índia – um mercado fundamental em nossa visão global. Este escritório abrange todas as nossas unidades de negócios e vai fortalecer a colaboração com parceiros, clientes e fornecedores”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da EMBRAER. “Estamos comprometidos em levar o melhor da tecnologia e inovação da EMBRAER para contribuir com o crescimento do setor aeroespacial da Índia, promover a autossuficiência e ajudar a concretizar a ambição do país de se tornar um centro global de aviação”, completou Gomes Neto.
Durante a inauguração do escritório, o presidente e CEO da EMBRAER Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, comentou: “A inauguração do escritório em Nova Delhi reflete nossa ambição de crescimento contínuo no país. Nossas aeronaves conquistaram reputação de desempenho e confiabilidade, e estamos confiantes de que nossa aeronave de transporte médio multimissão, o C-390 Millennium, é perfeitamente adequada para trazer capacidades adicionais à Força Aérea Indiana”.
A inauguração também destaca o fortalecimento das relações entre a Índia e o Brasil. A expansão da EMBRAER na região reflete um compromisso compartilhado de colaboração intensa e crescimento para os dois países. A maior presença da companhia permitirá também o aumento do engajamento com stakeholders, clientes e toda a cadeia de suprimentos aeroespacial da Índia.
As atividades da EMBRAER na Índia envolvem diversos setores.
Na área de defesa, a plataforma ERJ-145 forma a base da aeronave AEW&C “Netra” da Força Aérea Indiana (IAF), e a aeronave Legacy 600 é utilizada para o transporte de autoridades governamentais, de VIPs, além de também ser utilizada tanto pela IAF e quanto pela Força de Segurança de Fronteira (BSF).
Além disso, a EMBRAER tem apresentado o jato transportador C-390 Millennium como a melhor solução para o programa de Aeronaves de Transporte Médio (MTA) da Força Aérea Indiana.
Com um Acordo de Cooperação Estratégica, EMBRAER e Grupo Mahindra firmam aliança estratégica para introduzir o C-390 Millennium na Índia
Também no dia 17, a EMBRAER divulgou a sua unidade EMBRAER Defesa & Segurança e o Grupo Mahindra assinaram um Acordo de Cooperação Estratégica para avançar com a proposta do C-390 Millennium como solução para o programa de Aeronaves de Transporte Médio (MTA), da Força Aérea Indiana (IAF), em um importante passo em direção à visão de autossuficiência indiana, denominada “Atmanirbhar Bharat”.
O acordo foi firmado simultaneamente à inauguração do novo escritório da EMBRAER no Aerocity, em Nova Delhi.
O acordo se baseia no Memorando de Entendimento assinado em fevereiro de 2024 na Embaixada do Brasil no país, aprofundando o escopo da cooperação para incluir a comercialização conjunta, a industrialização e o desenvolvimento da Índia como um hub para o C-390 Millennium. Desde a assinatura, a aeronave C-390 ampliou ainda mais sua base de operadores globalmente.
A EMBRAER e o Grupo Mahindra trabalharão em estreita colaboração com as partes interessadas e se envolverão com o ecossistema militar e aeroespacial da Índia para identificar oportunidades de fabricação local, instalações de montagem, cadeia de suprimentos e atividades de manutenção, reparo e revisão (MRO). A objetivo de longo prazo é posicionar a Índia como um centro de fabricação e suporte para a aeronave C-390 Millennium, atendendo às necessidades do país e da região.
Esta parceria une a reconhecida inovação aeroespacial do Brasil com a capacidade de fabricação da Índia, contribui para o fortalecimento dos laços entre as duas nações e posiciona a Índia como um potencial centro para a aeronave C-390 Millennium na região.
“O acordo é um marco significativo em nosso relacionamento com o Grupo Mahindra. A indústria aeroespacial da Índia é dinâmica, de alto nível e buscamos entregar uma solução conjunta de transporte militar mais avançada e confiável para a Força Aérea Indiana”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da EMBRAER Defesa & Segurança. “Esta parceria é mais do que um acordo aeroespacial. Ela reflete nosso compromisso com o Atmanirbhar Bharat e a crescente amizade entre o Brasil e a Índia”.
Vinod Sahay, Membro do Conselho Executivo do Grupo Mahindra, afirmou: “O C-390 Millennium é incomparável em capacidade, eficiência e versatilidade. Ao aprofundar nossa colaboração com a EMBRAER, garantiremos que o C-390 Millenium apresentado para a campanha MTA da IAF, não apenas contribua para a segurança e as aspirações da Índia, mas também apoie a filosofia Make in India e aumente ainda mais a nossa autossuficiência”.
O C-390 Millennium é a aeronave de transporte militar mais moderna de sua classe, podendo transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte, além de voar mais rápido (470 KT) e por distâncias maiores. Ele pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo transporte de carga e tropas, lançamentos aéreos, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e operações humanitárias. Pode operar em pistas temporárias ou não pavimentadas. A aeronave também pode ser configurada para reabastecimento em vôo, tanto como para abastecer ou ser reabastecido. A frota atual, em operação, demonstrou uma taxa de conclusão de missão superior a 99%, destacando uma produtividade excepcional em sua categoria.
Já selecionado pelas forças aéreas do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, Coréia do Sul, República Tcheca, Suécia, Eslováquia, Lituânia e um cliente não divulgado, o C-390 Millennium tem a capacidade, a versatilidade e o desempenho para atender às necessidades estratégicas da Índia.
Fundado em 1945, o Grupo Mahindra é um dos maiores e mais admirados conglomerados de empresas multinacionais, com 320.000 funcionários em mais de 100 países. Ocupa uma posição de liderança em equipamentos agrícolas, veículos utilitários, tecnologia da informação e serviços financeiros na Índia, sendo a maior empresa de tratores do mundo em volume. Possui forte presença em energia renovável, agricultura, logística, hotelaria e imobiliário. O Grupo Mahindra tem foco claro em liderar iniciativas sustentáveis globalmente, possibilitando a prosperidade rural e a melhoria da vida urbana, com o objetivo de impulsionar mudanças positivas na vida de comunidades e stakeholders.
