EMBRAER na era da sustentabilidade, em 13.08.21


A EMBRAER está embarcando em um plano de sustentabilidade multifacetado que inclui um compromisso com operações neutras em carbono até 2040. Revelando a amplitude do programa hoje, a fabricante estabeleceu uma série de metas ambientais, sociais e de governança (ESG), que variam da neutralidade à exclusividade de carbono e lançamento de sua aeronave eVTOL de emissão zero até 2026, e são projetados para levar a EMBRAER e a indústria para frente.

“Na EMBRAER, reconhecemos a urgência da crise climática e estamos totalmente comprometidos com um futuro mais sustentável. Estamos intensificando nossos esforços para minimizar nossa pegada de carbono ao permanecermos dedicados a soluções inovadoras que tenham um impacto mais amplo para nossos clientes, nossas comunidades locais e nossas aeronaves”, disse o presidente e CEO da EMBRAER Francisco Gomes Neto, acrescentando que a fabricante tem negócios alinhados estratégia com responsabilidade socioambiental. Essas iniciativas apoiam ainda mais a meta da indústria de aviação de emissões líquidas de carbono zero até 2050, destaca a EMBRAER.

Os planos prevêem que a EMBRAER desenvolva produtos, serviços e outras tecnologias sustentáveis, como eletrificação, híbrido, combustível de aviação sustentável (SAF) e outras alternativas energéticas inovadoras. A fabricante ainda irá compensar as emissões residuais por meio de projetos de eficiência, energia alternativa disponível ou tecnologia avançada.

Para alcançar operações neutras em carbono até 2040, a EMBRAER estabeleceu metas de redução de 50% nas emissões líquidas de carbono até 2040 a partir da linha-base de 2018, 100% de energia de fontes renováveis ​​até 2030, crescimento neutro em carbono a partir de 2022 com 2021 como linha-base (2018), e o uso do SAF neste ano.

A EMBRAER está colaborando com a Avfuel para levar SAF de produção da Neste para fornecimento no Aeroporto Internacional de Orlando, em Melbourne, na Flórida/EUA.

A Avfuel entregou o combustível para SheltAir em Melbourne para armazenamento e manuseio e a EMBRAER planeja usá-lo para suas operações em andamento no aeroporto. As primeiras entregas do SAF em Melbourne já começaram em 14 de julho.

“Mais de 60% de nossas emissões do Escopo 1 estão associadas ao consumo de combustível de aviação, vinculado a testes de vôo, a vôos da linha de produção e de traslado”, disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente sênior de engenharia, desenvolvimento de tecnologia e estratégia corporativa da EMBRAER. “No terceiro trimestre deste ano, começamos a usar SAF em Melbourne, Flórida, sede da EMBRAER Executive Jets. Vamos aumentar o uso de SAF nos próximos anos, e estabelecemos uma meta de usar pelo menos 25% de SAF em todas as nossas operações até 204”, completou Luís Carlos.

Para atingir as emissões líquidas de zero da aviação até 2050, a EMBRAER também está explorando o desenvolvimento de tecnologias elétricas e outras, incluindo aeronaves eVTOL, mas também planeja trabalhar com fornecedores para tornar as aeronaves compatíveis com o uso exclusivo de SAF. Isso inclui trabalhar para expandir a escala de produção global de SAF.

Na frente tecnológica, a EMBRAER já voou com um demonstrador totalmente elétrico baseado no monomotor agrícola de produção EMB-203 “Ipanema” em parceria com a WEG e a EDP, duas das maiores provedoras de soluções de mobilidade elétrica e de setor de energia elétrica do Brasil, divulga a EMBRAER.

A EMBRAER lançou uma subsidiária de mobilidade aérea urbana, EVE, no final de 2020 e, mais recentemente, está em negociações com a Zanite Acquisition Corp., uma empresa de aquisição de propósito especial formada pelo empresário da aviação executiva e diretor da Directional Aviation Capital Kenn Ricci e Steve Rosen, que é co-CEO com Ricci da Resilience Capital Partners.

O plano vai além da sustentabilidade para a responsabilidade social, incluindo o fornecimento de programas importantes e iniciativas educacionais em comunidades localmente. A EMBRAER está lançando um programa de “Tecnologia Social” que oferece treinamento e oportunidades de trabalho relacionadas à tecnologia para cerca de 1.500 pessoas de grupos sub-representados em tecnologia até 2025. A EMBRAER também está se esforçando para ter 25% das mulheres em seu mestrado interno em ciências aeronáuticas dentro do programa de engenharia até 2025.

“A demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia é crescente no mercado de trabalho global; no entanto, muitas vezes eles não estão ao alcance de grupos sub-representados. Com o Tecnologia Social, esperamos contribuir para eliminar essas barreiras sociais e econômicas ”, disse Carlos Alberto Griner, vice-presidente de pessoal, ESG e comunicações da EMBRAER.

A EMBRAER planeja ainda enfatizar a inclusão social dentro da sua estrutura por meio de treinamento contínuo em diversidade e inclusão, bem como recrutamento. A EMBRAER estabeleceu uma meta de 50% de diversidade de contratações para programas de nível básico e 20% de mulheres na liderança sênior até 2025.

Início da campanha de testes do demonstrador elétrico
A EMBRAER deu início à campanha de testes de vôo de uma aeronave demonstradora elétrica em suas instalações no Brasil. A fabricante está conduzindo esta nova etapa de desenvolvimento ao lado das provedoras de soluções de energia elétrica, incluindo mobilidade, WEG e EDP.

Simulações computacionais, testes de laboratório e integração terrestre de tecnologia vêm ocorrendo desde o segundo semestre de 2019, com o objetivo de demonstrar condições reais de vôo. Energia, desempenho, controle, gerenciamento térmico e segurança operacional foram as características avaliadas nesses primeiros vôos tripulados.

“O primeiro vôo de uma aeronave é sempre um marco importante, e a decolagem de nossa primeira aeronave elétrica, de emissão zero, também representa a contribuição relevante de nossas equipes e parceiros para a transição energética do setor”, disse Luis Carlos Affonso, vice-presidente de engenharia, Desenvolvimento de tecnologia e estratégia corporativa da EMBRAER. “Estamos empenhados em buscar soluções que possibilitem o futuro de uma aviação mais sustentável e a inovação terá um papel fundamental nesta jornada”, completou Luís Carlos.

O programa permanente de desenvolvimento tecnológico da EMBRAER tem permitido ganhos de eficiência no desempenho das aeronaves e reduzido as emissões de gases de efeito estufa. A transição para um futuro líquido com zero emissões de carbono é o objetivo da pesquisa da EMBRAER em eletrificação aeronáutica.

Este projeto marca mais uma etapa de sucesso na cooperação científica e tecnológica entre EMBRAER, WEG e EDP. Certificado em 2004 como a primeira aeronave do mundo a voar com combustível de fonte renovável, no caso etanol, o EMB-203 “Ipanema” incluía um sistema de transmissão elétrica da WEG e um conjunto de baterias financiado pela EDP.

As informações obtidas na série de testes de aeronaves demonstradoras elétricas podem capacitar a EMBRAER a continuar inovando com novos produtos que ajudarão a manter os objetivos da empresa para um futuro sustentável. [EL] – c/ fontes