EMBRAER parabeniza Governo federal e o Congresso Nacional pela aprovação e sanção da Lei do Combustível do Futuro, com um marco legal para o fomento da produção e utilização dos Combustíveis Sustentáveis da Aviação (SAF), em 09.10.24
Em nota no dia 08, a fabricante brasileira EMBRAER parabenizou o Governo Brasileiro e o Congresso Nacional pela aprovação e sanção da Lei do Combustível do Futuro, que introduziu nesse dia, com assinatura pelo Presidente Lula, um marco legal para o fomento da produção e utilização dos Combustíveis Sustentáveis da Aviação (SAF).
A iniciativa destaca o compromisso do Brasil com o futuro da aviação sustentável e o potencial do país em se manter como um líder global em biocombustíveis para geração de emprego, renda, tecnologia e exportações.
“Estamos confiantes de que em breve o Brasil fará parte dessa cadeia de valor, produzindo e exportando combustível sustentável para aviação,” disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da EMBRAER. “A aprovação da Lei do Combustível do Futuro demonstra que o país tem todas as condições de ser um dos líderes globais na produção e utilização de SAF, e estamos honrados em poder colaborar com este debate estratégico”, acrescentou Gomes Neto.
O uso em larga escala de SAF permite uma redução de emissões de carbono de até 80%, quando comparado ao querosene fóssil.
A EMBRAER entende que a renovação das frotas por aeronaves mais eficientes, como as da Família de jatos do transporte comercial EJet E2, aliada ao uso do combustível sustentável, são as iniciativas imediatas mais efetivas para a descarbonização do setor aéreo. Todas as aeronaves da EMBRAER já estão aptas a voar usando uma mistura de até 50% de SAF com o querosene de aviação.
Em 2004, a EMBRAER certificou e iniciou produção em série da aeronave agrícola “Ipanema” movida a etanol e tem avançado nas últimas duas décadas em pesquisas sobre biocombustíveis para aviação. Entre as principais atividades estão o processo de qualificação de novas rotas tecnológicas para o desenvolvimento de SAF, testes em voo e formulação de estudos para fomentar sua produção no Brasil, de maneira a contribuir com a discussão técnica sobre o tema.