EMBRAER posta resultado 4T21, em 10.03.22
EMBRAER reverte prejuízo e tem lucro não-ajustado de R$ 11 mi no 4T21, geração de caixa medida pelo Ebitda ajustado de US$ 107 mi
Fonte: Reuters/g1 – 09/03/2022
A EMBRAER informou nesta quarta (09) lucro líquido de R$ 11,1 milhões no quarto trimestre (4T21), revertendo prejuízo de R$ 7,7 milhões sofrido um ano antes (4T20).
A fabricante apurou uma geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de US$ 107 milhões no trimestre.
A receita líquida somou R$ 7,3 bilhões, queda anual de 25%. Analistas, em média, esperavam faturamento de R$ 4,95 bilhões, segundo dados da Refinitiv.
A EMBRAER estima entregas de 60 a 70 aviões comerciais e 100 a 110 jatos executivos neste ano. A perspectiva para a margem Ebitda ajustada de 8% a 9%, com receita ficando entre US$ 4,5 bilhões e US$ 5 bilhões.
EMBRAER reverte prejuízo e registra lucro líquido ajustado de R$ 327,2 mi 4T21
Fonte: InfoMoney – 09/03/2022
A EMBRAER lucrou de forma líquida e ajustada – ignorando efeitos não recorrentes – um total de R$ 327,2 milhões no quarto trimestre de 2021, revertendo prejuízo de R$ 70,3 milhões no quarto trimestre de 2020. Ao levar em conta, porém, o resultado não-ajustado, a fabricante trouxe um lucro de R$ 11,1 milhões, número também melhor do que o déficit de R$ 7,7 milhões do mesmo período de 2020.
A receita líquida entre outubro e dezembro (4T21) foi de R$ 7,824 bilhões e de R$ 22,6 bilhões em todo o ano. No quarto trimestre de 2020 (4T20), a receita foi de R$ 9,812 bilhões e, em 2020, de R$ 19,64 bilhões.
Da receita do último quarto trimestre, a aviação comercial ficou responsável por R$ 2,3 bilhões (29%), a executiva por R$ 2,5 bilhões (32%), serviços e suporte somaram R$ 1,7 bi e o setor de defesa e segurança por R$ 639 milhões. Todos os setores registraram crescimento de receita em 2021.
A EMBRAER entregou 55 jatos no quarto trimestre, dos quais sendo 16 aeronaves comerciais e 39 jatos executivos. Em 2021, a fabricante entregou um total de 141 jatos, sendo 48 aeronaves comerciais e 93 jatos executivos.
A carteira de pedidos encerrou dezembro em US$ 17,0 bilhões, seu maior nível desde o junho de 2018.
A EMBRAER destaca ainda que sua margem bruta, com a porcentagem do lucro bruto em relação ao faturamento total, descontando os gastos com os produtos vendidos, saiu de 12,1% no quarto trimestre de 2020 para 15% em 2021. No ano, a margem bruta foi de 15,6% versus 12,3% nos 12 meses imediatamente anteriores.
A EMBRAER registrou no último quarto trimestre um lucro antes de juros e imposto de renda (Ebit, na sigla em inglês) ajustado de R$ 891,1 milhões, com uma margem de 3,9% – ante prejuízo operacional de R$ 523,7 milhões no mesmo período de 202 e uma margem negativa de 2,7%.
“O Ebit ajustado no quarto trimestre foi impactado pela despesa de R$ 49,9 milhões decorrente do programa One EMBRAER, que visa a reintegração do negócio de aviação comercial e seus serviços relacionados, em conexão com a parceria estratégica, agora encerrada, com a Boeing”, explicou a fabricante no documento publicado na noite desta quarta (09).
No ano, a EMBRAER ainda registrou uma série de outros efeitos não recorrentes – o prejuízo líquido ajustado em 2021 foi de R$ 162,6 milhões enquanto o resultado líquido foi de R$ 274,8 milhões. Entre os “itens especiais”, destaque para o ganho de R$ 318,6 milhões de reversão de impairment da aviação executiva e para o gasto de R$ 254,8 milhões em impairment de ativos mantidos para venda.
A EMBRAER encerrou dezembro com uma posição de dívida líquida de R$ 7,7 bilhões, em comparação aos R$ 9,8 bilhões ao final do terceiro trimestre e aos R$ 8,8 bilhões em dezembro de 2020. “Essa queda da dívida líquida foi resultado da geração significativa de fluxo de caixa livre no trimestre”, comentam. O fluxo de caixa livre foi de R$ 1,6 bilhão.
A EMBRAER espera entregar entre 160 e 180 aeronaves neste ano (ante 141 entregas em 2021), sendo entre 60 a 70 aeronaves comerciais neste ano (ante 48 entregas em 2021), e estima entregar de 100 a 110 entregas (ante 93 entregas em 2021), no segmento de aviação executiva.
Para receita líquida, a fabricante de jatos projeta entre US$ 4,5 a US$ 5 bilhões, com a margem Ebitda ficando entre 8% e 9%. O fluxo de caixa livre projetado é de R$ 50 milhões para o período.
EMBRAER (EMBR3) 4T21: forte desempenho de Geração de Caixa
Conteúdo XP – 10/03/022
A EMBRAER (EMBR3) reportou resultados neutros no 4T21, com um EBITDA ajustado de US$ 107 milhões abaixo de nossas estimativas explicado principalmente pelo impacto de US$ 43 milhões relacionado ao acordo recentemente alcançado com a Força Aérea Brasileira (efeito contábil não caixa nos números do 4T21).
Observamos:
(i) forte desempenho do fluxo de caixa, com geração de caixa livre de US$ 452 milhões no 4T21 levando a uma geração anual de caixa de US$ 292 milhões, bem acima das indicações anteriores da empresa de ~US$ 100 milhões (suportando redução da alavancagem para atingir 3,5x dívida líquida/ EBITDA vs. 5,6x em 2019); e,
(ii) forte desempenho de rentabilidade das divisões de Aviação Executiva e Serviços, com a margem bruta permanecendo em sólidos níveis de 21% e 28%, respectivamente.
Além disso, a empresa divulgou seu guidance para 2022, com receitas e lucro operacional abaixo do esperado versus nossas estimativas e consenso, implicando em potencial espaço para revisões para baixo de estimativas, em nossa opinião.
Destaques positivos:
(i) forte desempenho de fluxo de caixa, com geração de caixa livre de US$ 452 milhões no 4T21 levando a uma geração de caixa anual de US$ 292 milhões, bem acima das indicações anteriores da empresa de ~US$ 100 milhões (suportando redução de alavancagem para atingir 3,5x dívida líquida/EBITDA vs. 5,6x em 2019), impulsionado positivamente pelo sólido desempenho do capital de giro (estoques em níveis historicamente baixos); e,
(ii) forte desempenho de rentabilidade das divisões de Aviação Executiva e Serviços, com a margem bruta permanecendo em sólidos níveis de 21% e 28%, respectivamente.
Pontos negativos:
(i) desempenho morno de rentabilidade da divisão de Aviação Comercial, com margem bruta de 5,7% abaixo 1p.p. A/A e T/T (que esperamos que se recupere nos próximos anos); e,
(ii) fraco desempenho da divisão de Defesa & Segurança, com receita líquida de US$ 115 milhões -63% A/A e margem bruta de -9%, em parte explicada pelo acordo firmado com a Força Aérea Brasileira (US$ 43 milhões de impacto não-caixa).
Guidance para 2022 mais fraco que o esperado: na faixa intermediária do guidance, a EMBRAER espera entregar 65 e 105 aeronaves para suas divisões comercial e executiva, respectivamente, implicando em receita líquida de US$ 4,75 bilhões (~11% abaixo de nossas estimativas e consenso). Além disso, a empresa espera margens EBITDA e EBIT ajustadas de 8,0% – 9,0% e 3,5% – 4,5% (~1p.p. abaixo de nossas expectativas e consenso na faixa intermediária).
E quanto ao conflito Rússia-Ucrânia? A EMBRAER anunciou por meio de Comunicado ao Mercado que não há preocupação imediata com a disponibilidade de titânio em sua cadeia de suprimentos (alta dependência da produção russa), dada sua (i) forte posição de estoque atual e (ii) os contratos existentes com empresas de outros países, o que deve aliviar os riscos de gargalos de produção devido ao conflito no curto prazo, em nossa opinião.
Mantemos nossa visão positiva em relação à EMBRAER apesar da volatilidade esperada de curto prazo.
Ações EMBRAER abrem em queda de 8%, mesmo após balanço mostrar geração de caixa acima das expectativas; fabricante vinha observando melhoras com arrefecimento da pandemia, mas alta do combustível, guerra e falta de mão de obra qualificada agora preocupam
Fonte: InfoMoney – 10/03/2022
As ações da EMBRAER (EMBR3) abriram em forte queda, após a divulgação do balanço do quarto trimestre, que mostrou no resultado não ajustado um lucro de R$ 11,1 milhões, revertendo prejuízo de R$ 7,7 milhões do mesmo período de 2020.
Às 11h05, as ações recuavam 8,37%, cotadas a R$ 15,11, liderando as perdas. O desempenho negativo das ações veio mesmo com os analistas considerando os resultados de neutro a positivo, com destaque especial para a geração de caixa.
Entretanto, as ações da EMBRAER acompanham a queda generalizada do setor de aviação, com os papéis da Gol (GOLL4) recuando 6,6% e da Azul (AZUL4) caindo 5,2%, por conta da nova alta dos preços do petróleo nesta manhã.
Para o Bradesco BBI a EMBRAER teve um “trimestre forte, com guidance para 2022 confirmando as perspectivas positivas”.
O Bradesco BBI destaca geração de caixa livre de US$ 453 milhões no 4T21, encerrando o ano com uma geração de caixa também positiva de US$ 292 milhões e superando o guidance para 2021 de mais de US$ 100 milhões. O sólido desempenho veio com 29% menos entregas de aeronaves em relação aos níveis de 2019 (pré-pandemia), o que sugere que a nova equipe C-Level da EMBRAER conseguiu transformar a empresa com uma estrutura de custos mais enxuta e financiamento de capital de giro mais eficiente.
Para analistas do BBI, o preço das ações da EMBRAER pode subir 55% com os preços de mercado na avaliação de US$ 2,9 bilhões da EVE e forte desempenho operacional da companhia. Assim, eles mantêm classificação outperform para EMBRAER, e preço-alvo de US$ 26,00.
A XP avaliou que a EMBRAER reportou um forte desempenho de geração de caixa, mas guidance para 2022 mais fraco do que o esperado.
Analistas da XP avaliam que a EMBRAER reportou resultados neutros no 4T21, com um Ebitda ajustado abaixo das estimativas, explicado principalmente pelo impacto de US$ 43 milhões relacionado ao acordo recentemente alcançado com a Força Aérea Brasileira (efeito contábil não caixa nos números do 4T21).
Mas ressaltam o forte desempenho do fluxo de caixa, com geração de caixa livre de US$ 452 milhões no 4T21 levando a uma geração anual de caixa de US$ 292 milhões, bem acima das indicações anteriores da empresa de cerca de US$ 100 milhões (suportando redução da alavancagem para atingir 3,5x dívida líquida/EBITDA vs. 5,6x em 2019), bem como forte desempenho de rentabilidade das divisões de Aviação Executiva e Serviços.
Durante teleconferência com analistas, o CEO da EMBRAER Francisco Gomes Neto disse que a companhia aderiu às sanções econômicas internacionais aplicadas contra a Rússia em resposta à invasão da Ucrânia.
Nesta quarta (09), a EMBRAER suspendeu fornecimento de peças, manutenção e suporte técnico para Rússia, Belarus e regiões da Ucrânia “em cumprimento às sanções impostas pelas leis das jurisdições”. Conforme ele, porém, o conflito “não deve trazer interrupções de materiais a médio prazo”.
A EMBRAER destacou que o cenário geopolítico ainda impacta pouco nas projeções (guidances) de 2022.
Segundo Antônio Carlos Garcia, vice-presidente e CFO da fabricante, porém, há preocupações maiores com a cadeia de fornecimentos desde o quarto trimestre do ano passado. Segue o executivo: “estamos vendo um tipo de disfunção, principalmente falta de material, mão-de-obra qualificada. A gente entende que é um cenário de risco, que a gente acredite que deve melhorar”.
As projeções para 2022 divulgadas pela EMBRAER em seu relatório de resultados de 2021, registram entregas de jatos comerciais de 60 a 70 aeronaves e de jatos executivos de 100 a 110 aeronaves, receita líquida entre US$ 4,5 a US$ 5 bilhões, margem Ebit ajustada de 3,5% a 4,5%, margem Ebitda ajustada de 8,0% a 9,0% e fluxo de caixa livre com geração de US$ 50 milhões ou mais no ano.
Antônio Carlos Garcia acrescentou que a situação hoje tem flexibilidade muito restrita e independe do modelo da aviação a ser produzido. “Está faltando tanta peça hoje”, segundo o executivo, que os fornecedores perguntam: “Que peça você precisa mais agora?. Não dá para conseguir tudo. Está no conta-gotas”. Segundo ele, isso não e só com a EMBRAER. “Como o nosso volume é menor do que Boeing e Airbus, talvez eles estejam como mais dificuldade que a gente. O desafio é entregar o que está na guidance”, afirma.
O CEO da EMBRAER disse ainda que com relação aos fornecedores, a companhia está “trabalhando forte nisso, mas o cenário não está sendo favorável”.
De acordo com Francisco Gomes Neto, a EMBRAER estava observando aumento de passageiros por causa de menor inibição causada pela pandemia. “Agora vem três impactos que pode complicar: aumento do combustível, com aumento das passagens, afetando a demanda; a própria guerra com as restrições de vôo e um pouco a falta de pilotos, a ser resolvido a médio prazo”, disse a analistas nesta quinta (10) por meio de teleconferência. Esse cenário, segundo ele, afeta mais os vôos de longa distância do que os domésticos.
EMBRAER: ação (EMBR3) tem derrocada de quase 15% após balanço, com geração de caixa positiva, mas guidance decepcionante
Fonte: InfoMoney – 10/03/2022
As ações da EMBRAER (EMBR3) tiveram forte queda após a divulgação do balanço do quarto trimestre, que mostrou no resultado não ajustado um lucro de R$ 11,1 milhões, revertendo prejuízo de R$ 7,7 milhões do mesmo período de 2020. Os ativos fecharam com um recuo de 14,93%, a R$ 14,02, liderando as perdas do índice.
A XP avaliou que a EMBRAER reportou um forte desempenho de geração de caixa, mas guidance para 2022 mais fraco do que o esperado.
Lucas Laghi e Pedro Bruno, analistas da casa, ressaltaram a previsão da Embraer de receita líquida de US$ 4,75 bilhões, 11% abaixo da projeção da XP e consenso de mercado. “A empresa espera também margens Ebitda e Ebit ajustadas de 8% a 9% e de 3,5% a 4,5% [respectivamente]. Esses números estão 1 ponto percentual abaixo das nossas expectativas e do consenso”, apontaram, podendo levar a revisões baixistas para a companhia. .
Já sobre o resultado em si, os analistas apontaram que a EMBRAER reportou números neutros no 4T21, com um Ebitda ajustado abaixo das estimativas, explicado principalmente pelo impacto de US$ 43 milhões relacionado ao acordo recentemente alcançado com a Força Aérea Brasileira (efeito contábil não caixa nos números do 4T21).
Mas ressaltam o forte desempenho do fluxo de caixa, com geração de caixa livre de US$ 452 milhões no 4T21 levando a uma geração anual de caixa de US$ 292 milhões, bem acima das indicações anteriores da empresa de cerca de US$ 100 milhões (suportando redução da alavancagem para atingir 3,5x dívida líquida/ EBITDA vs. 5,6x em 2019), bem como forte desempenho de rentabilidade das divisões de Aviação Executiva e Serviços.
O UBS BB, por sua vez, avaliou que os números do quarto trimestre ficaram ligeiramente abaixo das expectativas. As vendas em defesa e segurança foram mais fracas, enquanto o mix mais fraco em aviação comercial e aviação executiva também pesou negativamente.