EMBRAER rebate notícia do WSJ sobre projeto de novo jato de fuselagem estreita para concorrer com modelos Airbus (A320) e Boeing (B.737): “não há grande plano de investimentos”, em 02.05.24


Reuters/InfoMoney – 01/05/2024
Nesta quarta dia 01, a fabricante de aviões brasileira EMBRAER minimizou uma notícia do Wall Street Journal (WSJ) de que esteja planejando desenvolver um novo jato comercial para competir diretamente com os modelos mais vendidos da Boeing e da Airbus, divulgando que não tem planos para um grande ciclo de gastos.

O Wall Street Journal noticiou que a EMBRAER, terceira maior fabricante de aviões do mundo, está explorando opções para um novo jato de fuselagem estreita para sair de seu nicho regional e “competir de frente” com o B.737MAX e o A320NEO na parte mais movimentada do mercado.

Estudos internos determinaram que a EMBRAER possui o conhecimento tecnológico e a capacidade de fabricação para desenvolver um jato de fuselagem estreita (narrow body) – corredor único – de próxima geração, que seria o primeiro modelo da fabricante brasileira nesse segmento maior, apontou a reportagem do WSJ, citando como fonte pessoas familiarizadas com o assunto.

“A EMBRAER certamente tem capacidade para desenvolver uma nova aeronave de fuselagem estreita. No entanto, temos um portfólio jovem e de muito sucesso de produtos desenvolvidos nos últimos anos, e estamos realmente focados em vender esses produtos e tornar a EMBRAER maior e mais forte”, disse um porta-voz da fabricante brasileira. “Não temos nenhum plano para um ciclo considerável de investimentos neste momento”, acrescentou o porta-voz.

A EMBRAER compete no mercado de jatos regionais com sua família EJet de segunda geração (E2) para 90 a 120 passageiros, colocada abaixo do mercado de mais de 150 assentos dominado pelo duopólio dos jatos B.737MAX (da Boeing)  e A320NEO (da Airbus), e no qual ainda há o modelo  da chinesa COMAC, o C919, que vem entrando no mercado. A Família EJet tem concorrente a Airbus, com o modelo A220 de 110 a 130 assentos, um projeto que a Airbus comprou da Bombardier (programa CSeries) em 2018, depois que a fabricante canadense decidiu deixar o mercado de aeronaves comerciais, para se dedicar exclusivamente ao segmento de aeronaves executivas.

A transportadora aérea brasileira Azul é a maior operadora dos jatos EJet de segunda geração (E2), com uma frota atual de 20 jatos E195 (a primeira recebida em 2019) e detendo o maior pedido de compra da aeronave (55 pedidos firmes). No dia 26, a empresa aérea divulgou que deverá receber 13 aeronaves modelo 195-E2 até o final deste ano, e que o investimento na renovação da frota supera os R$ 3 bilhões.

Atualmente, a Azul possui uma frota de 189 aeronaves, entre turboélice ATR-72, Airbus A320/321 e jatos EMBRAER, além de jatos A330.

“O equipamento [195-E2] é o modelo de corredor único mais eficiente atualmente no mercado, oferecendo uma economia de até 25% de emissões de CO2”, registrou o comunicado da transportadora. “A previsão de entrega de mais 13 jatos E195-E2 para a Azul este ano é mais uma importante demonstração de confiança na nossa aeronave”, disse Francisco Gomes Neto, CEO da EMBRAER, durante um evento na fábrica da EMBRAER em São José dos Campos (SP) com a presença do presidente da República e comitiva.