EMBRAER “Tupi” de instrução colide com ave em vôo local no Campo de Marte/SP, em 24.09.21


No domingo dia 19, o monomotor EMBRAER/Neiva EMB-712 (P28A) “Tupi” de prefixo PT-NUU (registro de produção sn 712026, ano de fabricação 1980), de instrução, decolou do Aeroporto do Campo de Marte (SBMT), em SP, para um vôo de instrução local com um aluno a bordo.

Durante o vôo, às 18:30Z (15:30LT), o avião colidiu com um pássaro. O avião não apresentou anormalidades em seus parâmetros e realizou o pouso normalmente. O avião teve danos leves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como “incidente” de “colisão com ave”. No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para a operadora.

Boletins METAR mostram que o tempo era muito bom no “Campo de Marte” (SBMT), à 2.371 pés, nos boletins antecedente, da hora do pouso e posterior, com reporte de condição “CAVOK” (visibilidade “ilimitada” (10 km ou superior), nenhuma nebulosidade operacional até (e abaixo) de 5.000 pés e MSA), vento SE fraco-moderado, com temperatura ambiente elevada de 30ºC e pressão atmosférica de 1.016 hPa.

METAR SBMT 191700Z 18005KT CAVOK 31/18 Q1016=
METAR SBMT 191800Z 17007KT CAVOK 30/17 Q1016=
METAR SBMT 191900Z 15007KT CAVOK 29/18 Q1016=
METAR SBMT 192000Z 14007KT CAVOK 26/18 Q1016=

ROTAER informa a “concentração de pássaros (urubus) no setor sul e no circuito de tráfego”.

O EMBRAER/neiva EMB-712 (P28A) “Tupi” de prefixo PT-NUU (registro de produção sn 712026, ano de fabricação 1980), da categoria de instrução privada, pertence e é operado pelo Aeroclube de São Paulo (ACSP), com último registro de compra/transferência é de julho de 1999. O avião está aprovado para três passageiros, MTOW de 1.157 kg, e operação VFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2020, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até julho de 2022.