EMBRAER vê a Ásia-Pacífico como principal “motor” de crescimento, em 23.02.24


A meta de crescimento da EMBRAER de 80% nos próximos sete anos, até 20230, resultará US$ 10 milhões em receita, em grande parte graças a sua presença na próspera região da Ásia-Pacífico (APAC). Falando para a mídia AIN às vésperas da feira aeronáutica asiática Singapore Airshow deste ano, o presidente e CEO fabricante brasileira Francisco Gomes Neto observou que a presença de destaque da EMBRAER no Centro de Exposições de Changi reflete a sua ambição de atingir esse objetivo.

“Concluímos a recuperação dos nossos negócios [pós-Covid] desde 2022 e, a partir de 2023, voltamos a um período de crescimento”, disse Neto para a AIN, para uma matéria por editor-chefe Charles Alcock. “Os países da Ásia-Pacífico são uma parte muito importante do nosso plano e temos um portfólio de produtos jovem e muito competitivo para oferecer [a esse mercado]”, apontou Neto.

A programação da EMBRAER Singapore Airshow inclui a apresentação estática de seu avião comercial E195-E2 com a nova pintura “Tech Eagle”. A aeronave, que pode acomodar até 140 passageiros, já conquistou popularidade nesta parte do mundo, com pedidos registrados no ano passado de clientes, incluindo a transportadora de baixo custo Scoot, com sede em Cingapura.

Segundo Neto, a capacidade e a economia operacional do E2 oferecem às cias. aéreas novas opções na ponta inferior do segmento de mercado de jatos de fuselagem estreita. “Isso preenche uma lacuna entre os jatos regionais e os de fuselagem estreita que se abriu e as companhias aéreas têm repensado [o mercado] desde a Covid”, comentou Neto.

Em 2023, a EMBRAER entregou 38 jatos EJets de segunda geração (E2) e recebeu pedidos firmes de outros 271, deixando uma carteira de 182. Também registrou 35 pedidos do E190, com uma carteira restante de 16.

Os EJets E2 ampliam a família de aviões comerciais da EMBRAER, que também inclui o E175 E1, de 76 lugares, que continua a abrir novas rotas em mercados como a Índia com cias. aéreas como a Star Air.

Em seu resumo de pedidos e entregas de final de ano, divulgado no final de janeiro, a EMBRAER reportou que aumentou as entregas de aeronaves em todo o grupo em 13%, atingindo um total de 181 unidades.

Com a diminuição dos problemas da cadeia de abastecimento em toda a indústria, a EMBRAER pretende aumentar a sua produção para entre 185 e 200 aeronaves neste ano, com a maior parte deste crescimento proveniente das unidades de negócios de aviação comercial e executiva.

A programação da EMBRAER Singapore Airshow inclui a apresentação estática também de seu jato executivo Praetor 600, tendo recentemente entregue um exemplar do modelo supermédio ao Grupo de Inspeção de Vôo da Coréia do Sul.

Segundo Neto, a demanda por aeronaves executivas – particulares/corporativas – continua forte a tal ponto que a fabricante poderia ter entregue mais do que os 63 exemplares do jato leve Phenom 300 que produziu em 2023 se tivesse acesso a mais peças. Neto disse que espera que a linha Praetor não seja menos popular.

Outro interesse comercial cada vez mais diversificado da EMBRAER inclui a EVE Air Mobility, da qual continua sendo a acionista majoritária desde que a cisão obteve listagem na Bolsa de Valores de Nova York em maio de 2022.

Na feira de Cingapura, os visitantes da Ásia-Pacífico terão a primeira chance de veja uma maquete da aeronave eVTOL de quatro passageiros que a EVE pretende certificar em 2026, com primeiro vôo planejado ainda neste ano. A EMBRAER reporta dispor de cartas de intenções de 28 clientes em potencial cobrindo mais de 2.800 exemplares de aeronaves elétricas à bateria.

Na feira de Cingapura, A EMBRAER está oferecendo aos visitantes a oportunidade de experimentar em realidade virtual o que eles podem vivenciar em vôos eVTOL dentro e ao redor de áreas urbanas de até 60 milhas ou mais. A equipe da EMBRAER/EVE também está ativamente engajada no desenvolvimento da infraestrutura necessária para a nova aeronave, incluindo software de gerenciamento de tráfego aéreo.

Na unidade de defesa, a EMBRAER segue abrindo mercado para o jato-transportador tático multimissão C-390 Millennium, que fez sua estréia na feira de Cingapura. O transportador representa a resposta da EMBRAER às concorrências de aquisição de Defesa da Ásia-Pacífico, após sua recente seleção pela Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coréia do Sul para a Força Aérea sul-coreana.

Segundo Neto, o C-390 está chamando a atenção na região principalmente pelo que ele vê como sua capacidade de transição rápida entre missões, oferecendo menor complexidade operacional do que algumas alternativas e ainda apresentando capacidades avançadas, como controles Fly-by-wire.

No último dia 09, a EMBRAER assinou um memorando de entendimento com o Grupo Mahindra, da Índia, para colaborar nos acordos de fornecimento do C-390 para o programa de Aeronaves de Transporte Médio da Força Aérea indiana. A EMBRAER e o grupo Mahindra informaram que irão desenvolver um plano de industrialização que poderá envolver a produção local no âmbito da política Made in India.

O C-390 Millennium registrou quase 40 pedidos até o momento de clientes, incluindo Brasil, Portugal, Hungria, Áustria e República Tcheca.

Olhando mais para o futuro, a EMBRAER divulga que continua seus esforços de descarbonização por meio de possíveis novas aeronaves híbridas-elétricas e elétricas a hidrogênio em desenvolvimento dentro de seu programa Energia. A EMBRAER tem como meta a disponibilidade de aeronaves híbridas-elétricas em 2030, seguido de aeronaves elétricas a hidrogênio em 2035. A EMBRAER registra que já preparou um demonstrador de tecnologia elétrica e planeja testar um banco de testes de vôo a hidrogênio em 2025.

“Nos últimos 30 anos, a EMBRAER certificou mais de 20 novas aeronaves e depois as fabricou e deu suporte, o que torna mais simples para nós introduzirmos novas tecnologias no mercado”, concluiu Neto. [EL] – c/ fonte