EMBRAER vê progresso no programa de conversão cargueira de EJets – E-Freighter, em 11.12.23


Conforme artigo na mídia AIN on line no dia 07, pelo editor-sênior Curt Epstein, a EMBRAER está progredindo em seu programa de conversão de configuração de passageiros para carga – o E-Freighter -, lançado no ano passado, de acordo com a avaliação da própria fabricante e revelação durante uma recente apresentação de mercado Media Day em Nova York (EUA).

Com o objetivo de estender a vida operacional de jatos regionais E190 e E195 mais antigos da produção seriada à medida que seus contratos de arrendamentos (leasing) são findos, bem como fornecer à fabricante um nicho de entrada no crescente mercado de aeronaves convertidas para cargueiras, a EMBRAER espera que as conversões adicionem mais de uma década de uso adicional.

O programa atingiu recentemente um marco, com a instalação pela primeira vez de uma porta de carga em um E190.

Arjan Meijer, presidente e CEO da divisão de aeronaves comerciais da EMBRAER, afirmou que o programa começará com o E190: “Acreditamos que esta é a maior matéria-prima que existe no mercado; foram construídos muito mais 190 do que 195”.

Embora as conversões do E195 se sucedam, Meijer afirmou que ainda há muita demanda no mercado para o E195, com a fuselagem maior de 100 a 124 assentos, para transporte de passageiros, com as operadoras atualmente preferindo mantê-los por mais tempo.

Meijer vê os E-Freighters – com capacidade de carga de até 20 toneladas – preenchendo a lacuna entre os turboélices e as aeronaves como o Boeing 737 e o Airbus A320. “Com base na interação que temos com o cliente, realmente acreditamos que esta será uma lacuna interessante e estamos ansiosos para anunciar os clientes lá em breve. Agora esperamos nosso primeiro vôo e certificação em 2024”, disse Meijer. [EL] – c/ fonte