Empresa brasileira de aerolevantamento contrata STC de sistema de comunicação por satélite (SATCOM) para EMBRAER “Bandeirante”, em 07.08.22


Empresa brasileira geradora de dados em plataforma aerotransportada, imagens de alta resolução e por radar, imagens infravermelho, ultravioleta, termal, fluorescência e produtos classificados derivados dessas fontes, a Fototerra diagnosticou que necessitava um melhor meio de transmissão de dados de vigilância para seis clientes do setor de óleo e gás no Brasil e iniciou um processo de avaliação de viabilidade e disponibilidade de sistema de comunicação por satélite (SATCOM) no bimotor turboélice EMBRAER EMB-110P1 “Bandeirante”.

A empresa, inicialmente, esbarrou que sistemas SATCOM existentes no mercado para o “Bandeirante” e seus serviços ofereciam velocidade e banda larga limitadas, com desempenho insuficiente para transmissão (offload) de base de dados massiva coletada em missões aéreas, a qualquer momento, ou ter que depender da localização da aeronave próxima da costa para uma transmissão de dados via microonda de curto alcance.

Para resolver esse problema, a Fototerra consultou a Satcom Direct (SD) se seu terminal de satélite Plane Simple e sistema de antena poderiam ser alocados a bordo do “Bandeirante”. O resultado da consulta foi um plano para desenvolver um Certificado Tipo Suplementar (STC) para esta instalação no modelo do bimotor turboélice. Este STC (no EMB-110) será a primeira instalação de satélite Plane Simple em uma aeronave de missão especial e em um turboélice, segundo Ewerton Libânio, diretor administrativo da SD Brasil, que atua no Brasil há 10 anos.

O STC está sendo desenvolvido por um dos dois revendedores da SD na América Latina, a Jazz Engenharia Aeronáutica, com sede em Belo Horizonte, em MG (no Brasil).

A instalação de sistema SATCOM no EMB-110 para a Fototerra aproveita o fato do avião da provedora brasileira já estar numa configuração de missão especial, permitindo a instalação da antena no topo da fuselagem sob um radome. O avião também terá câmeras e hardware de aquisição de dados, e os dados capturados podem ser transferidos rapidamente através dos satélites de banda Ku da Inmarsat de quase qualquer lugar do mundo.

“[A SD Brazil] foi criada para acompanhar a situação local”, disse Libânio, “e é capaz de fornecer serviços de SATCOM para aviação executiva e outros mercados. Estamos aqui para apoiar nossos clientes e fabricantes [como a EMBRAER] também”, salientou Libânio.

“Estrategicamente, [a América Latina] é um mercado muito importante para nós”, disse o diretor de operações da SD, Michael Skou Christensen. “Alguns desses mercados ainda estão emergindo. Como na Ásia, ainda estamos explorando o quanto podemos fazer nesses mercados emergentes”. Ainda segundo Christensen, as oportunidades na América Latina não são apenas para clientes operadores aéreos, no entanto, a SD está abordando soluções de aviação, marítimas e até mesmo terrestres em áreas remotas que são “apenas endereçáveis por satélite”.

Embora tenha começado como uma provedora de serviços SATCOM, a SD se expandiu para a fabricação de roteadores e agora a antena Plane Simple de duas LRU e o terminal aéreo, que se encaixa em aeronaves tão pequenas quanto jatos de médio porte. Uma instalação em um jato de médio porte EMBRAER Praetor está planejada para este mês (de agosto), revelou Christensen. A SD também lida com software relacionado ao satélite Plane Simple Ku-band, garantindo que os dados do cliente “corram com segurança em uma rede privada”, explicou Christensen.

A SD também está trabalhando em uma antena de tela plana para redes SATCOM de órbita terrestre baixa, como a OneWeb. “Há tantos atores [próximos fornecedores de LEO]”, disse Christensen, “e estamos conversando com todos eles”.

Em seu estande na feira de aviação executiva brasileira LABACE, a SD estará compartilhando informações sobre o sistema de comunicação por satélite (SATCOM) Plane Simple e o roteador SD Router, bem como as aplicações nos modelos EMB-110 e Praetor, via STC.

A Fototerra conta com uma frota de aviões composta opera três Piper Seneca II, um Cessna 206U, todos homologados e em pleno funcionamento para LiDAR, câmeras digitais e analógicas e missões HD AirFilm, e mais o bimotor turboélice EMB-110P1 de matrícula PT-SHO.

O bimotor turboélice EMB-110P1 de matrícula PT-SHO (registro de produção 110461, fabricação 1987) é propriedade de pessoa Física e tem operador a Fototerra Atividade de Aerolevantamento, em comodato, estando registrado na categoria de transporte de Serviço público Aéreo Especializado (SAE) AL/N, com último registro de compra/transferência em setembro de 2015. O avião está aprovado para capacidade de até 4 passageiros (e dois pilotos) e MTOW de 5.670 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em novembro de 2020 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até fevereiro (2023).

A base de operações é no Aeroporto Estadual de Bragança Paulista (SBBP), em São Paulo.

Portal institucional da Fototerra:
https://fototerra.com.br/

Execução da primeira instalação latino-americana do sistema da Satcom Direct
A Satcom Direct (SD), fornecedora de sistemas globais de comunicação por satélite, confirmou a primeira instalação de sua antena Plane Simple em uma aeronave “missão especial”. A variante em banda Ku do sistema da SD está sendo instalada em um bimotor turboélice EMBRAER EMB-110 “Bandeirante” registrado no Brasil, operado pela Fototerra, uma empresa especializada em captura de dados geográficos aéreos.

O serviço representa a primeira instalação de banda Ku com Plane Simple na América Latina.

A instalação sul-americana inaugural do sistema Plane Simple ressalta a rápida modernização do continente e fala do surgimento de mercados de aeronaves e tecnologia aptos a beneficiar toda a indústria aeroespacial.

A Satcom Direct está colaborando com a Pro Aero, a maior empresa de certificação aeronáutica do Brasil e a Jazz Engenharia Aeronáutica, revendedora da Satcom Direct, além da ANAC, em todo o processo para emissão de STC necessário – que a SD prevê a tempo para a instalação do sistema começar no final de agosto de 2022, com vistas à entrega ao cliente no final de setembro.

Para maximizar sua eficiência operacional, a antena Plane Simple de banda Ku será localizada no topo da fuselagem do avião (EMBRAER “Bandeirante”).

A Fototerra planeja utilizar seu novo sistema para transmitir arquivos densos de dados compilados durante vôo. A combinação do terminal Plane Simple e da rede Intelsat FlexExec facilitará a transmissão em tempo real de imagens de alta resolução, imagens hiperespectrais, dados LiDAR, dados de radar e estudos de infravermelho, ultravioleta, térmico e de fluorescência diretamente para servidores Fototerra, clientes, e autoridades regionais.

Projetado exclusivamente para a aviação executiva, o terminal Plane Simple e a rede Intelsat FlexExec requerem apenas unidades – o SD Modem Unit e a SD Plane Simple Antenna – para ativar a transmissão de dados.

O CEO da Fototerra, Gulherme Pinho, comentou todo o sistema que será instalado no EMBRAER “Bandeirante”: “A transmissão confiável de dados em banda larga melhorará a eficiência, aumentará a produtividade e aprimorará os serviços que prestamos aos nossos clientes. Estamos esperando por essa capacidade há muito tempo e estamos entusiasmados em concluir missões com a tecnologia instalada”.

O diretor administrativo da Satcom Direct, Ewerton Libanio, afirmou: “Nosso objetivo com o SD Plane Simple é aumentar o acesso a soluções de conectividade globais consistentes e confiáveis ​​em um formato simplificado a taxas econômicas. Esta instalação é um exemplo perfeito de como, colaborando com as empresas Pro Aero e Jazz, podemos entrar em um novo território em relação à transmissão de dados de aeronaves”.

O diretor de vendas da Jazz Engenharia Aeronáutica, Felipe Nardi, acrescentou: “O avançado sistema de antenas substituirá a atual tecnologia de micro-ondas que a Fototerra utiliza para monitorar a costa marítima em prol da indústria de petróleo e gás. A tecnologia atual exige que a Fototerra fique perto da costa para comunicar as imagens de forma eficaz. Depois de instalar o terminal, essa limitação será removida. Estamos entusiasmados por ser a primeira empresa a realizar este tipo de instalação em nome da SD. Sabemos que isso agilizará as operações da Fototerra e mostrará as oportunidades para tipos de aeronaves semelhantes”. [EL] – c/ fontes