Empresa-desenvolvedora de Lancaster, na Califórnia/EUA desenvolvendo motor de propulsão elétrica leve e compacto e uma pilha de células de combustível para aeronaves monomotor, em 28.07.22
A empresa-desenvolvedora de Lancaster, na Califórnia/EUA, Hydroplane está mostrando sua planta de força modular de célula de combustível de hidrogênio de 200 kW para os mercados de aeronaves experimentais, aviação geral e mobilidade aérea urbana na feira de aviação EAA AirVenture 2022, em Oshkosh, no Estado do Wisconsin, no EUA.
A Hydroplane divulgou que está realizando um “pré-lançamento” na AirVenture 2022, permitindo que os interessados se inscrevam em uma lista de espera sem compromisso para que tenham a oportunidade de comprar a central de força quando ele estiver disponível.
A Hydroplane também divulgou que está a caminho de pilotar sua aeronave de demonstração – um Piper PA-28-180 – modificado para ser movido por célula de combustível, em 2023.
“Nossa central elétrica de célula de combustível para aeronaves monomotor é sua oportunidade de combater as mudanças climáticas, em altitude, emitindo apenas água”, disse a CEO da Hydroplane, Anita Sengupta. “Estamos empolgados em oferecer agora às pessoas a oportunidade de serem as primeiras a fazer a transição para uma propulsão sustentável e livre de emissões de carbono”, emendou Anita.
A Hydroplane é parcialmente financiada pelo Programa Agility Prime, da Força Aérea do EUA (USAF) e liderada por veteranos do programa espacial. A empresa está desenvolvendo um motor de propulsão elétrica leve e compacto e uma pilha de células de combustível projetadas para aeronaves monomotoras. [EL] – c/ fontes