Empresas aéreas pressionam e com intervenção do presidente Biden operadoras de telefonia anunciam novo adiamento da ativação da 5G Banda C, em 19.01.22
Nesta terça dia 18, as operadoras de telefonia móvel AT&T e Verizon concordaram com mais um adiamento na implantação de seu serviço de rede 5G Banda C depois que os CEO das 10 maiores cias. aéreas do EUA alertaram sobre “consequências catastróficas” na ativação do serviço, que estava planejada para esta quarta dia 19.
A última concessão das operadoras de telecomunicações foi elogiada pelo presidente do EUA Joseph Biden.
Em um comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden disse: “Quero agradecer à Verizon e à AT&T por concordarem em adiar a implantação da 5G nos principais aeroportos e continuar trabalhando com o Departamento de Transportes na implantação segura da 5G neste conjunto limitado de locais. Este acordo evitará interrupções potencialmente devastadoras nas viagens de passageiros, operações de carga e nossa recuperação econômica, permitindo que mais de 90% da implantação de torres de telefonia sem fio ocorra conforme programado. Este acordo protege a segurança do vôo e permite que as operações de aviação continuem sem interrupções significativas e trará mais opções de internet de alta velocidade para milhões de americanos”. Biden acrescentou: “Minha equipe tem se envolvido sem parar com as operadoras de telefonia móvel, cias. aéreas e fabricantes de equipamentos de aviação para traçar um caminho para a implantação da 5G e a aviação coexistirem com segurança – e, na minha direção, continuarão a fazer até fecharmos a lacuna restante e alcançarmos uma solução permanente e viável em torno desses aeroportos importantes”.
No fim de semana, a FAA divulgou que aprovara 45% da frota de aeronaves comerciais do EUA para operação em condições de baixa visibilidade em 48 dos 88 aeroportos diretamente afetados pela interferência da rede 5G Banda C.
Mas o lançamento iminente da 5G levou as operadoras internacionais a cancelar preventivamente muitos de seus vôos com destino aos EUA para os aeroportos afetados. Nesta terça, cedo, a Emirates, as japonesas Japan Airlines (JAL), e ANA e a Air India anunciaram vôos cancelados para Boston, Miami, Houston, Orlando, Seattle, Dallas, Nova York/JFK e Newark Liberty, Chicago O’Hare e São Francisco.
A Emirates disse que estava cancelando os vôos “indefinidamente”. E a JAL divulgou que estava cancelando completamente o serviço do Boeing 777 para o EUA. [EL] – c/ fontes