Encomendas e serviços de aeronaves da ATR “robustos” em 2024, com estabilidade de entregas de aeronaves, em 20.02.25

A ATR, fabricante de aviões turboélice regionais franco-italiana, anunciou os resultados consolidados de 2024 mostrando forte crescimento com encomendas de 56 aeronaves, representando um aumento de 40% em relação a 2023, bem como uma elevação de receita de 15% na divisão de serviços e suporte ao cliente. No mercado de aeronaves usadas, houve 95 transações, mostrando forte demanda por aeronaves econômicas e de baixa emissão. Foram 16 novos clientes, em aeronaves novas e usadas. As entregas de aeronaves somaram 35 unidades, mais uma pronta para entrega, quase o mesmo que 2023 e em linha com a orientação fornecida pela fabricante. Além disso, o ano testemunhou a fase inicial da renovação da série -600.
A ATR disse que 56 aeronaves – sendo 5 aeronaves ATR-42 e 51 ATR-72 (91%) – foram encomendadas, para 15 clientes de 10 países, o que eleva a carteira de pedidos para um total de mais de 150. As vendas compreenderam uma mistura de clientes novos e existentes de cias. aéreas e lessoras. Os clientes asiáticos dominaram os resultados, com mais interesse demonstrado também pelas transportadoras canadenses.
Na América, a ATR performa mais 25 aviões nos últimos 5 anos, com a introdução da primeira aeronave da série -600 no Canadá. Na Europa, a ATR performa mais 33 aviões nos últimos 5 anos, com a primeira substituição de aeronave da série -600. Na Índia, a ATR performa mais 20 aviões nos últimos 5 anos, com um novo cliente. Na região Ásia-Pacífico, a ATR acumulou mais 21 encomendas, com a primeira substituição de aeronave da série -600. Na África e Oriente Médio, a fabricante acumulou mais 9 novos operadores, com a introdução da primeira aeronave da série -500 no Quênia.
A ATR reportou receita de US$ 1,2 bilhões, com sua relação book-to-bill substancialmente acima de 1. A divisão de suporte e serviços ao cliente totalizaram US$ 480 milhões, 15% acima do nível de 2023, isso demonstrando os benefícios adicionais da oferta de serviços da ATR, para aumentar a previsibilidade de custos ao longo do tempo e oferecer acesso a recursos mutualizados.
Com 36 aeronaves prontas para entregas em 2024, com estabilidade ao ano de 2023 e em linha com metas, e olhando para o futuro, a ATR espera que 2025 seja outro ano de estabilização, pois as tensões na cadeia de suprimentos permanecerão pelo menos durante o primeiro semestre do ano.
Nathalie Tarnaud Laude, CEO da ATR, disse. “Trabalhamos em um ano desafiador em 2024 e quero agradecer a todos, de nossos clientes aos meus colegas, que contribuíram para esses resultados. Em 2024, dobramos nossa proposta principal de conexões eficientes e acessíveis. Nossos resultados mostram o quão relevantes nossas aeronaves são para nossos operadores e para pessoas em todo o mundo que desejam se conectar de forma sustentável”.
“Em 2024, entregamos o que dissemos que faríamos. Mantivemos as taxas de entrega, em condições difíceis, ao mesmo tempo em que recebemos 16 novos operadores, vendemos 56 aeronaves, oferecemos serviços de valor agregado e simplificamos as operações para aumentar a competitividade de nossos produtos e a lucratividade de nossos clientes. Isso continua a dar à ATR bases sólidas para o futuro e mostra que o mercado regional está ansioso para comprar aeronaves altamente eficientes com a economia certa, a capacidade certa e o desempenho certo”, completou Laude. [EL]