Entidade revela boom de vendas de combustível aeronáutico por FBO na América do Norte, mas aponta para “tempos desafiadores à frente” por impactos políticos no fornecimento global de combustível, em 07.04.22


Post publicado nesta segunda dia 04, assinado por Curt Epstein, na mídia AIN, revela o alerta da entidade norte-americana ABSG – Aviation Business Strategies Group (Grupo de Estratégias de Negócias de Aviação), devidos aos momentâneos impactos geopolíticos no fornecimento global de combustível, para um cenário de “tempos desafiadores à frente”, a despeito de um recente período experimentado de boom nas vendas de combustíveis aeronáuticos por várias bases de serviços logísticos aeroportuários (de FBO) na América do Norte.

Quase três quartos (75%) dos FBOs nosEUA e Canadá registraram maiores vendas de combustível em 2021 do que em 2020, de acordo com a pesquisa anual de vendas de combustível de FBO do ABSG e da previsão do setor anual.

A pesquisa e prospectos do ABSG foram divulgados nesta segunda dia 04 na véspera da Conferência de Planejadores-agendadores e Despachantes da NBAA, aberto nesta terça dia 05, em San Diego, na Califórnia, e marca a primeira vez que o evento é realizado presencialmente desde 2020.

Sublinhando o boom na atividade de vôos da aviação privada pós-Covid, 40% dos entrevistados na pesquisa do ABSG indicaram que viram mais de 8% de melhoria nas vendas de combustível na base de confronto ano a ano, enquanto outros 32% disseram um aumento entre 1 e 7%, perfazendo 82% da amostragem com aumento de venda até 8% no ano.

“Após a recessão induzida pelo Covid em 2020, parece haver uma recuperação muito rápida nas vendas de combustível para a maioria dos FBO que responderam nossa pesquisa”, explicou o codiretor do ABSG e veterano da indústria John Enticknap. “De fato, muitos FBOs estão relatando vendas de combustível iguais, se não superiores, aos níveis pré-pandemia registrados em 2019”, salientou Enticknap.

No entanto, o co-diretor da ABSG Ron Jackson observou que não é uma situação de “maré alta levantando todos os barcos”. “Dos relatórios dos FBO, 16% registraram que experimentaram uma queda nas vendas de combustível em 2021 em comparação com 2020, enquanto 13% indicaram as mesmas vendas de combustível”. Alguns locais que dependem das vendas de AvGas reportaram “ventos contrários” devido a um mercado de treinamento de vôo deprimido e interrupções no fornecimento de combustível, Jackson acrescentou.

A pesquisada ABSG também perguntou aos operadores de FBO pelos os maiores desafios que o setor enfrenta atualmente. Entre os desafios foram listados a inflação e o aumento dos preços dos combustíveis afetando o fluxo de tráfego, a capacidade de atrair e manter colaboradores, a par dos custos associados à formação de um quadro de pessoal mais transitório, maiores custos dos negócios, incluindo seguros e salários e benefícios de funcionários, aumento das regulamentações governamentais, taxas aeroportuárias e impostos e grandes interrupções na cadeia de suprimentos causadas pela Covid e por questões geopolíticas.

O ABSG prevê que o preço do combustível de aviação experimentará incerteza pelo resto do ano, com pressão ascendente sobre o preço do petróleo bruto, quebrando repetidamente o limite de US$ 100 por barril e picos de até US$ 130 por barril nos principais índices.

“Até que a guerra na Ucrânia seja resolvida e uma visão global realista sobre a demanda por petróleo seja estabelecida, esperem um ciclo contínuo de preços para cima e para baixo com oscilações selvagens ocasionais”, alertou o ABSG. O grupo aconselhou os operadores de FBO a estarem particularmente atentos a seus estoques e ajustarem as margens de combustível regularmente para acompanhar as flutuações.

Além disso, com as preocupações ainda em torno do Covid, o ABSG explicou que os operadores de aeronaves, principalmente aqueles que voam internacionalmente, tenderão a favorecer os prestadores de serviços com um sistema de gerenciamento de segurança no local e/ou registro IS-BAH. Acredita-se que essas instalações impuseram medidas mais rígidas sanitárias (saúde x segurança) para proteger seus clientes e funcionários, aponta o ABSG.

Com todas essas variáveis, 64% dos entrevistados de FBO esperam ver um aumento nas vendas de combustível em 2021, com 11% esperando um aumento de mais de 8%. Quase um quarto (25%) espera que suas vendas permaneçam estáticas, enquanto 11% estão prevendo um declínio no volume de vendas.

O ABSG também perguntou se os operadores de FBO estariam oferecendo combustível de aviação sustentável (SAF) neste ano para seus clientes. Apenas 1% respondeu afirmativamente, enquanto 20% permaneceram indecisos. Essas respostas correspondem às respostas da pesquisa do ano passado – a primeira vez que a ABSG incluiu essa pergunta em sua pesquisa. [EL] – c/ fontes