Entidades assinam carta ao Depto. de Defesa e Depto. de Transporte do EUA pedindo trabalho em conjunto para enfrentar ameaças imediatas e crescentes à segurança da aviação e marítima e ao comércio frente ao bloqueio/interferência e à falsificação de sinais da rede de satélite GPS, em 21.09.25
Um conjunto de 14 entidades, incluindo organizações de aviação, encaminhou para as secretarias federais americanas do Depto. de Defesa (DoD – Department of Defens) e Depto. de Transporte (DoT – Department of Transportation) uma carta –
https://www.gpsalliance.org/_files/ugd/d6737a_042c7aef99194db9a05b03887c3ed25f.pdf
– instando ambas a trabalhar em conjunto para enfrentar ameaças imediatas e crescentes à segurança da aviação e marítima e ao comércio frente ao bloqueio/interferência e à falsificação de sinais da rede de satélite do EUA (GPS) – antes apenas um desafio operacional para as forças militares -, ocorrências que começaram a se espalhar para fora das zonas de conflito e afetar algumas operações civis, particularmente no setor de transportes.
As associações signatárias da carta são:
- AEA – Aircraft Electronics Association
- AOPA – Aircraft Owners and Pilots Association
- ALPA – Air Line Pilots Association, Int’l.
- A4A – Airlines for America
- Alliance for Automotive Innovation
- Aviation Spectrum Resources, Inc.
- S.
- GAMA – General Aviation Manufacturers Association
- GPS Innovation Alliance
- National Agricultural Aviation Association
- NATA – National Air Transportation Association
- NBAA – National Business Aviation Association
- Satellite Industry Association
- S. Chamber of Commerce
Entre as signatárias, da esfera aeronáutica, estão a AOPA (associação de proprietários e operados de aeronaves), a NBAA (associação da aviação executiva americana), a NATA (associação nacional do transporte aéreo), a ALPA (associação internacional de pilotos de linha aérea), a GAMA (associação de fabricantes da aviação geral), a AEA (associação de eletrônica aeronáutica) e a A4A (entidade de operadoras do transporte aéreo.
A carta registra que certos vôos do EUA e voos comerciais conduzidos em espaço aéreo, incluindo sobre águas internacionais têm sido sujeitos a um aumento nas ocorrências de interferências/bloqueio (spoofing) de sinais de satélites. De acordo com informações de código aberto, aproximadamente 700 eventos de interferência/bloqueio (spoofing) e falsificação (jamming) de sinais de satélites ocorreram todos os dias no ano de 2024, conforme levantamento por análise de dados por registros ADS-B pela ZHAW – Zurich University of Applied Sciences (Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique, na Suíça).
O conjunto de entidades reconhece e parabeniza os esforços do governo Trump para modernização do Sistema Nacional de Espaço Aéreo (NAS – National Airspace System) do EUA, para que continue sendo o sistema mais robusto e seguro do mundo. E aponta que a navegação baseada em desempenho, suportada pelo sistema GPS, atual, contribuiu para um NAS seguro e eficiente, beneficiando a indústria, as tripulações e os passageiros. A carta registra que um sistema NAS moderno se baseia na capacidade de manter a integridade do sistema de navegação por satélite GPS para todos os usuários — e a adoção de dados de posição por GPS tem sido um dos principais facilitadores de um sistema de aviação moderno que movimenta 5% do PIB dos EUA – o equivalente a US$ 1,45 trilhões em 2024. As entidades signatárias elevam a importância do sistema GPS registrando que este sistema revolucionou meio de posicionamento geográfico e no tempo e de navegação para operações aeronáutica (aviação civil e militar, incluindo defesa) e marítima, além da segurança pública. A precisão de localização confiável proporcionada pelo sistema GPS é fundamental tanto para a segurança pública quanto para o sucesso econômico do EUA. Em suma, todos os aspectos da defesa, da segurança nacional do EUA e da segurança pública dependem de um sistema GPS civil contínuo, preciso e disponível.
A carta discorre que a confiança da nação americana no sistema GPS é sólida desde sua entrada em serviço em 1993 – com o sistema nunca tendo sofrido interrupção. A Força Aérea Espacial do EUA fez um trabalho excepcional garantindo que o sistema GPS opere consistentemente a uma taxa de disponibilidade de 99,99%. A última geração de satélites GPS oferece recursos excepcionais aos usuários. No entanto, os desafios programáticos persistem: a atualização da estação terrestre GPS, conhecida como OCX, começou em 2010 e não está operacional. O OCX
ainda não consegue monitorar a saúde e a integridade de novos sinais modernos projetados para a aviação, nem controlar os satélites GPS IIIF de próxima geração. As tecnologias de autenticação de sinais contra falsificação não estão incluídas no plano do programa. Esses recursos são necessários para que os sinais modernos se tornem operacionais e disponíveis para integração em receptores GPS certificados para aviação e para maior resiliência a interferência/bloqueio (spoofing) e falsificação (jamming) de sinais de satélite. Além disso, 9 (28,1%) da rede de 32 satélites do sistema GPS em órbita, que já ultrapassaram há muito tempo sua vida útil esperada, são “single string”, com uma falha de sistema ou subsistema a ponto de ficarem inoperantes. Satélites mais antigos devem ser substituídos rapidamente para eliminar essas vulnerabilidades e atualizar toda a constelação e a estação terrestre para o estado da arte. Embora o GPS tenha sido considerado o “padrão ouro”, a liderança e a independência do EUA na navegação por satélite ficaram atrás da República Popular da China e da Europa. O EUA possui a tecnologia e a expertise para restabelecer sua preeminência e resolver esses desafios contínuos à confiabilidade e acessibilidade do sistema GPS, que criaram vulnerabilidades inaceitáveis à aviação civil e à segurança marítima, às operações de defesa e logística e ao comércio. As signatárias instam pela rapidamente preservação da confiança da nação americana no sistema GPS.
As signatárias invocam que, por meio da colaboração, liderança e as ações decisivas dos dois Departamentos – DoD e DoT -, para aprimorar as capacidades atuais de satélites da rede GPS e estações terrestres, o EUA alcançará dois objetivos abrangentes. Primeiro, os Departamentos fortalecerão significativamente a segurança da aviação e marítima, garantindo que aeronaves e navios tripulados e não-tripulados possam operar com segurança no espaço aéreo e nas águas nacionais e internacionais, e preservarão a confiança da tripulação nos principais sistemas de segurança da aviação. No segundo objetivo, o EUA manterá o domínio global nas áreas de posicionamento geográfico e no tempo e navegação, e dissuadirão ainda mais os atores que continuaram suas tentativas diretas e incontestáveis de prejudicar nossa segurança nacional e prosperidade econômica com o aumento de ocorrências de interferência e falsificação.
A carta registra que, em 11 de junho de 2025, o administrador da FAA, Bryan Bedford, afirmou com muita propriedade, em comentários ao Comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado do EUA: “[o] sistema de aviação tem vários níveis de redundância… [n]ão deveríamos ter que nos apoiar no segundo, terceiro ou quarto níveis de redundância para manter o sistema em movimento. O sistema é antigo… [ele] precisa de uma atualização massiva… [n]ós podemos estabelecer um NAS mais econômico e um NAS mais seguro. Concordamos plenamente. O GPS é essencial para operações de NAS seguras e eficientes e precisa ser protegido e atualizado para garantir que o sistema – do qual todos os aspectos das operações modernas de defesa, civis e comerciais dependem – permaneça confiável, resiliente e livre de interferências prejudiciais agora e no futuro”. [EL]
Para mapas diários eventos de interferência/bloqueio (spoofing) e falsificação (jamming) de sinais de satélites:
https://gpsjam.org/
