Entregas de 151 jatos executivos das cinco principais fabricantes no 1S24 supera previsão da analista de mercado Jefferies Equity Research, e resultam 256 entregas no 1S24, um aumento de 20% sobre o 1S23, em 19.07.24


No dia 16, Chad Trautvetter, editor da mídia de aviação digital AIN on line, postou uma nota referente ao desempenho de entregas de jatos executivos das cinco principais fabricantes no 2T24, com base nos dados registrados da plataforma de dados de aviação Cirium comparados com as projeções da analista de mercado Jefferies Equity Research.

Chad apontou que as 151 entregas de jatos executivos pelos 5 principais fabricantes no 2T24, reportadas pela provedora de dados de aviação Cirium, foram seis unidades acima (4,1%) das estimativas da analista Jefferies Equity Research. Isso ocorreu graças a mais entregas de aeronaves da Bombardier, de 37 versus 31 entregas estimadas (uma diferença de 6 unidades, ou 19,4%), e da EMBRAER Executive Jets (EEJ), de 26 contra 23 entregas estimadas (uma diferença de 3 unidades, ou 13%); as duas (40% de cinco fabricantes) somaram 63 aeronaves (41,7% das 151 entregas das 5 fabricantes principais), versus 54 entregas previstas (uma diferença 9 unidades, ou 16,7%).

De acordo com os dados da Cirium, a Textron Aviation correspondeu à estimativa de Jefferies com 43 entregas de jatos, enquanto a Gulfstream Aerospace, com 38 aeronaves, ficou aquém de uma unidade (2,6%). A Dassault Falcon fez 6 entregas, versus 8 entregas estimadas (uma diferença de 2 unidades, ou 25%).

Notavelmente, 11 das entregas da Gulfstream no trimestre, 28,9% do total de entregas, foram para o recentemente certificado G700 – três a mais do que anteriormente contabilizado pela corretora de Gulfstream Hagerty Jet e peloa analista de mercado Baird.

Segundo Chad, a Jefferies divulgou que as 151 entregas de jatos executivos das cinco principais fabricantes de aeronaves no 2T24 elevou as entregas do primeiro semestre (1S24) para 256 aeronaves, após 105 entregas no 1T24 (resultando 41% no 1T24 e 59% no 2T24, um aumento 46 unidades, ou 43,8%), um aumento de 20% na comparação ano x ano. Este aumento foi puxado pelas entregas de jatos de cabine larga, com uma alta de 41, com a entrada em serviço do G700 e o avanço no mercado do Falcon 6X.

Os dados de Chad de entregas de jatos executivos no 2T24 por fabricante perfazem 150 entregas para as cinco principais fabricantes, com o seguinte quadro:

  1. Textron Aviation, com 43 entregas (em linha) – 28,7% do total
  2. Gulfstream Aerospace, com 38 versus 39 (uma unidade de diferença, ou 2,6%) – 25,3% do total
  3. Bombardier, com 37 versus 31 (uma diferença de 6 unidades, ou 19,4%) – 24,7% do total
  4. EMBRAER (EEJ), com 26 contra 23 (uma diferença de 3 unidades, ou 13%) – 17,3% do total
  5. Dassault Falcon, com 6 versus 8 (uma diferença de 2 unidades, ou 25%) – 4% do total

Chad informa que a Jefferies projeta que as cinco principais fabricantes – Bombardier, Dassault, EMBRAER, Gulfstream e Textron/Cessna – entregarão 674 jatos executivos em 2024, versus 563 entregas em 2023 (uma diferença de 111 unidades, ou 19,7%), o que implica para o 2S24 um salto expressivo de 418 unidades (62% da projeção, um aumento sobre o 1S24 de 63,3%).

Numa outra frente de análise do mercado, a Jefferies observou que a atividade de vôos de jatos executivos está “saudavelmente à frente” dos níveis pré-Covid, com as partidas em junho aumentando 30% em relação a junho de 2019, com base nos dados da WingX. A recuperação foi liderada pelo setor Ásia-Pacífico (APAC) e pela América do Norte, que estão 80% e 29% acima dos níveis de 2019, respetivamente. [EL] – c/ fonte