Entregas de aeronaves e carteira backlog da Textron Aviation ‘disparam’ no 4T22, em 29.01.23


Apesar dos problemas contínuos na cadeia de suprimentos, a Textron Aviation registrou mais entregas, receita e lucro no negócio de jatos e turboélices no 4T22, informou controladora Textron no dia 25.

No 4T22, as entregas da linha de jatos executivos Cessna Citation totalizaram 52 contra 46 no mesmo período do ano anterior (4T21), uma diferença de 6 aeronaves (13%). As entregas de turboélices – do monomotor Cessna Caravan, do novo bimotor-transportador Cessna SkyCourier e de bimotor executivo Beechcraft King Air – aumentaram para 47 (4T22), contra 43 (4T21), uma diferença de 4 aeronaves (9,3%).

No trimestre mais recente (4T22), a Textron Aviation obteve receita de US$ 1,6 bilhões, um aumento de US$ 223 milhões (16%) em relação ao ano anterior (4T21). O lucro aumentou US$ 32 milhões (23,4%) sobre o 4T21 para US$ 169 mi no 4T22. E a carteira de pedidos chegou a US$ 6,4 bilhões no final de 2022, acima dos US$ 4,1 bilhões no final de 2021, um aumento de US$ 2,3 bi (56%).

O CEO da Textron, Scott Donnelly, admitiu em uma teleconferência com analistas do mercado financeiro e da indústria da aviação que a cadeia de suprimentos afetou o número de entregas de aeronaves da Textron Aviation. “Fomos com algumas centenas de milhões de Dólares leves [desalinhados] em relação à nossa meta inicial, com base no fato de que continuamos a ver desafios na cadeia de suprimentos”, disse Donnelly. “Acho que tivemos vários fornecedores que foram desafiados [mas] estão melhorando. Mas você sempre tem um par por aí que ainda está lutando. Nós meio que previmos isso na segunda metade do ano … Ainda haverá desafios da cadeia de suprimentos ao longo do caminho, mas achamos que levamos isso em consideração em termos do guia de 2023”, completou Donnelly.

Embora vários relatórios tenham discutido sinais de desaceleração econômica e queda nas vendas de novas aeronaves, Donnelly disse que a demanda dos clientes pelas aeronaves da Textron Aviation em toda a linha de produtos permanece inalterada. “Acho que nossa taxa de pedidos no quarto trimestre foi consistente com o terceiro trimestre – continua bastante saudável”, disse o CEO da Textron. Um ligeiro aumento nas aeronaves usadas disponíveis não é necessariamente um sinal de desaceleração geral das vendas quando as aeronaves listadas podem ser tipos menos populares e mais antigos do que outras aeronaves no mercado de usados, acrescentou Donnelly. “Achamos obviamente que o mercado tem estado muito forte. Não vimos uma mudança material no nível de atividade”, completou Donnelly. [EL] – c/ fontes