Entregas dos jatos Dassault Falcon aumentam, a carteira de pedidos cresce ligeiramente, com aumento das vendas líquidas, nos resultados financeiros-operacionais de 1S24, em 27.07.24


A fabricante aeronáutica francesa Dassault Aviation publicou, no dia 23, relatório financeiro-operacional semestral (1S24).

A Dassault reportou vendas líquidas ajustadas de € 2,538 bilhões no primeiro semestre, contra € 2,295 bi no mesmo período do ano passado, um aumento de € 243 milhões (10,6%), com a unidade de jatos executivos Falcon respondendo por € 980 milhões (38,6%), acima dos € 827 milhões (36%) no primeiro semestre de 2023, um aumento de US$ 53 mi (18,5%). O negócio de Defesa da Dassault – em grande parte entregas de caças Rafale – representaram a maior parte das receitas, com € 1,558 bilhões (61,4%).

As encomendas (pedidos firmes) de 11 jatos executivos Falcon e 18 caças Rafale (versão Export) – 29 aeronaves – perfizeram € 5,134 bi, versus 12 jatos executivos Falcon e € 1,682 bi no 1S23. Os 11 jatos executivos Falcon somaram € 1,039 bi (20,2% de participação no total), versus € 943 mi (56,1% de participação no total) para 12 jatos Falcon, um aumento de € 96 milhões (10,2%), principalmente devido a um mix de produtos favorável. Os valores totais para as encomendas firmes no 1S24 – € 1,039 bi para 11 jatos executivos Falcon – resultam valor unitário de € 94,45 milhões (cerca de US$ 103,6 mi).

A relação book-to-bill ratio (relação encomendas/vendas) foi de 2,02 para o 1S24.

As vendas líquidas ajustadas de € 2,538 bi correspondem, em unidades de novas aeronaves, a 12 jatos executivos Falcon e 6 caças Rafale (France), versus 9 jatos executivos Falcon e 4 caças Rafale (sendo dois Rafale France e dois Rafale Export) e € 2,295 bi no 1S23, com uma melhora de mais 3 jatos Falcon (33,3%) e 2 caças Rafale (50%), e no geral de 13 aeronaves para 18 aeronaves (+6 unidades, ou 38,5%), numa comparação ano (1S24) x ano (1S23).

A carteira de pedidos (backlog) cresceu de € 38,508 bilhões para € 41,758 bi, um aumento de € 3,205 bi (8,4%). No 1S24, a backlog lista 83 jatos Falcon (um a menos do que em 1S23), no valor de € 4,758 bi (11,4%), e 223 caças Rafale – sendo 64 Rafale France e 158 Rafale Export (12 unidades a mais, 5,7%, do que no 1S23).

A backlog da linha de jatos Falcon somando € 4,758 bi (11,4%) no 1S24 teve um aumento de € 112 milhões (2,4%) em comparação ao 1S23 (com valor de € 4,646 bi, uma participação de 12,1%). A backlog no encerramento do 1S24 (em 30 de junho) de 83 jatos Falcon também se compara a 84 jatos  em 30/12/2023.

A receita líquida consolidada somou € 476 milhões no 1S24, versus € 362 mi no 1S23, um aumento de € 114 mi (31,5%).

A receita operacional líquida ajustada (Adjusted net operating income) foi € 170 milhões (+ € 19 mi, ou 12,6%, sobre € 151 mi no 1S23); a margem operacional ajustada (Adjusted operating margin) – ie, receita sobre venda – foi de 6,7%, versus 6,6% no 1S23.

A receita líquida ajustada (Adjusted net operating income) foi € 442 milhões (+ € 37 mi, ou 9,1%, sobre € 405 mi no 1S23); a margem operacional ajustada (Adjusted operating margin) – ie, receita sobre venda – foi de 17,4%, versus 17,6% no 1S23.

A rubrica Pesquisa e Desenvolvimento (R&D – Research & Development) somou € 200 milhões no 1S24, versus € 247 mi no 1S23, uma redução € 47 mi (19%).

A Dassault encerrou o 1S24 com disponibilidade de caixa de € 8,786 bilhões, versus posição de  € 7,294 bi no final de 2023 (um aumento de € 1,492 bi – 20,5%).

Em comentários, a fabricante destacou: “O contexto global neste primeiro semestre continua marcado pela guerra na Ucrânia e pelo estado de guerra no Médio Oriente. Na França, o Presidente da República, como chefe das forças armadas, escreveu aos fabricantes de defesa instando-os a intensificar os seus esforços no contexto de uma economia de guerra. Em resposta a este apelo, instruí os funcionários da Dassault Aviation a priorizarem a produção do Rafale, tanto para França como para exportação”, disse o presidente Éric Trappier.

Não obstante os bons resultados no 1S24 (sobre 1S23), a Dassault (fabricante francesa) mantém-se atenta aos atrasos na cadeia de suprimento e às mudanças no cenário político global, incluindo as eleições no EUA e na França e a guerra em curso na Ucrânia.

A carteira de pedidos do Grupo bateu um novo recorde, atingindo € 41,2 bilhões em 30 de junho de 2024 (306 aeronaves – de 223 caças Rafale – 159 Rafale Export e 64 Rafale France – e de 83 Falcon), concorrendo para tanto a entrada em vigor do terceiro lote – 18 caças Rafale – do contrato com a Indonésia em janeiro.

No setor civil, durante o primeiro semestre do ano (1S24), foram registradas 11 encomendas de jatos Falcon, contra 12 no 1S23 (-1 unidade, 8,3%), e entregues 12 jatos Falcon, contra 9 no 1S23 (+3 unidades, 33,35). Houve a entrega a cliente do primeiro Falcon 6X aos e dada continuidade à turnê mundial do modelo; e foi dada continuidade ao desenvolvimento e fabricação do primeiro Falcon 10X, cujo programa prevê as primeiras entregas para 2027.

Na entrega de 18 aeronaves – sendo 12 jatos Falcon e 6 caças Rafale France, o Grupo sofreu e continua sofrendo com problemas na cadeia de suprimento.

A Dassault divulgou que deu prioridade à produção de caças Rafale e à exportação a pedido do governo francês e entregou seis caças ao país.

Do lado da unidade da aviação executiva – Falcon, a Dassault ampliou sua expansão, incluindo um novo centro de serviços na Malásia, bem como aumentou a capacidade de serviço/produção no Brasil e no EUA/Flórida.

Tal como outros grandes intervenientes na indústria aeroespacial, o Grupo Dassault enfrenta uma cadeia de fornecimento difícil. Há muitas carências nas linhas de produção Dassault devido a ineficiências de fornecedores em alguns casos, principalmente no setor de aeroestrutura. A fabricante informou que os problemas da cadeia de fornecimento continuarão a criar problemas em 2024, incluindo escassez em todas as fases da produção e fornecedores que enfrentam dificuldades financeiras e escassez de capacidade. Estas dificuldades deram origem a riscos que afetam as entregas dos jatos Falcon e caças Rafale, e também impactam o suporte ao cliente – que a situação também afetou a largura de banda do suporte ao cliente.

O Grupo está tomando medidas internas e externas para mitigar estes efeitos e antecipar ineficiências dos subcontratados. E espera combater os problemas da cadeia de suprimento através da sua participação num fundo de investimento dedicado a apoiar a cadeia fornecedora aeroespacial francesa e a monitorar ações para antecipar os riscos de ineficiências de novos fornecedores.

Além disso, dadas as ligações estabelecidas com empresas indianas no âmbito da iniciativa “Make in India” e as grandes oportunidades de negócio que teremos no futuro, a Índia emergiu como uma oportunidade para expandir nossa cadeia de suprimentos.

A Responsabilidade Social Corporativa continua a ser um grande compromisso do Grupo, nomeadamente para a descarbonização dos seus produtos e processos. O plano SAF (Combustível de Aviação Sustentável) implementado está crescendo com a intensificação da utilização de combustíveis alternativos. A fabricante assim reiterou o seu compromisso de ser neutra em carbono até 2050.

Em 2024, o Grupo manteve uma atrativa política de remuneração. A meta de recrutamento é de aproximadamente 2.000 novos colaboradores (dos quais mais de metade já foram alcançados até 30 de junho) com foco na sua integração e formação. [EL]

Relatório Dassault Aviation 1S24:
https://www.dassault-aviation.com/wp-content/blogs.dir/1/files/2024/07/Half-Year-Financial-Release-2024.pdf