Epic anuncia certificação pela FAA do radar meteorológico Garmin GWX-8000 StormOptix na Família do monomotor turboélice de alto desempenho E1000, em 13.08.25

Em nota no dia 01, a fabricante americana (de Bend, Oregon) Epic Aircraft anunciou que o radar meteorológico Garmin GWX-8000 StormOptix recebeu a certificação da FAA para instalação no E1000, E1000GX e no recém-certificado E1000AX.
A notícia segue o recente marco da Epic anunciado no dia da abertura da feira EAA AirVenture em Oshkosh, no Wisconsin, que aconteceu entre os dias 21 e 27 de julho: a Certificação de Tipo (TC) da FAA para sua mais recente interação do modelo monomotor à turbina de alto desempenho, o E1000AX.
“O radar meteorológico Garmin GWX-8000 StormOptix agora está disponível como uma atualização opcional para nossos modelos certificados”, disse Doug King, CEO da Epic Aircraft, LLC. Os clientes do E1000AX que selecionaram a opção de radar receberão suas aeronaves com o GWX-8000 instalado. Todas as aeronaves E1000 e E1000GX existentes já vêm com a fiação do radar pré-instalada, e a instalação pode ser concluída em campo por meio de um de nossos centros de serviço autorizados”, prosseguiu King. “Nossas equipes de engenharia e testes de vôo trabalharam em conjunto para integrar o radar de forma a preservar o desempenho da aeronave. A certificação StormOptix reflete sua dedicação à inovação e à segurança”, promoveu King.
O radar meteorológico Garmin GWX-8000 StormOptix é um sistema habilitado para doppler com uma antena de 10 polegadas (25,4 cm) alojada em um radome de fluxo laminar. Projetado para proporcionar maior percepção meteorológica e clareza situacional, o sistema oferece um conjunto robusto de recursos:
- estabilização completa da antena para leituras precisas em condições dinâmicas de vôo
- perfis de varredura horizontal e vertical para criar perfis de tempestades (storm profiles) detalhados
- supressão de interferência no solo (Ground clutter suppression) para retornos mais limpos e confiáveis
- tecnologia WATCH (da Garmin) para identificar potenciais zonas de sombra (shadowing zones) do radar
- paleta de cores (color palette) expandida para representar mais detalhes com até quatro vezes mais cores do que o radar convencional
- modo de mapeamento terrestre (Ground mapping mode) que exibe características geográficas do terreno em tempo real
- varredura automática volumétrica (volumetric auto-scan) StormOptix para analisar o tamanho, a forma e a intensidade das células de tempestade (storm cells)
- previsão avançada de raios e granizo para prevenção proativa de condições meteorológicas
- detecção de turbulência para ajudar os pilotos a antecipar e evitar atmosfera turbulenta
O editor da AIN (e piloto com licença PLA) Matt Thurber, em post no dia 12 na plataforma online da mídia, repercutiu a aprovação da FAA para instalação do radar meteorológico Garmin GWX-8000 StormOptix nos monomotores turboélice da Família E1000.
Radar meteorológico Garmin GWX-8000 alojado em um radome esbelto montado próximo da ponta da asa direita do E1000
Registro AIN/Matt Thurber
Thurber observa que o radar está alojado em um radome de fluxo laminar montado próximo à ponta da asa direita e não afeta a velocidade de cruzeiro. E que o radar é equipado com antena de 10 polegadas, possuindo estabilização total, com capacidade de perfis de varredura horizontal e vertical para oferecer aos pilotos uma visão mais definida da condição meteorológica em várias altitudes, supressão de interferência no solo, tecnologia Garmin Watch para identificar potenciais zonas de sombra do radar, uma paleta de cores expandida, modo de mapeamento do solo, varredura automática volumétrica StormOptix para analisar tamanho, formato e intensidade de células de tempestade, previsão de raios e granizo e detecção de turbulência. [EL]