Epic anuncia certificação Tipo do E1000AX pela FAA, em 22.07.25

No dia 21, a fabricante americana (de Bend, no Oregon) Epic Aircraft anunciou Certificação de Tipo (TC) da FAA para seu mais recente modelo monomotor à turbina de alto desempenho, o E1000AX.
Oferecendo o mesmo desempenho incomparável de seu antecessor e líder da categoria, o E1000GX, o E1000 AX fez sua estréia pública na feira de aviação Sun ‘n Fun Aerospace Expo, em Lakeland, na Flórida, que aconteceu entre os dias 01 a 06 de abril.
“As entregas das aeronaves começarão nesta semana na sede da fábrica em Bend, Oregon”, disse Doug King, CEO da Epic Aircraft, LLC. “Acabamos de completar um trimestre recorde de vendas, e julho já é o melhor mês de vendas da história da empresa. Todas as vagas de produção do E1000AX de 2025 foram preenchidas e as vendas estão aquecidas para as entregas de 2026”, revelou King.
Com carga-paga com abastecimento completo de 1.177 lb. e velocidade máxima de cruzeiro de 333 KT, o E1000AX transporta mais e voa mais rápido do que qualquer outro monomotor turboélice. Outros destaques de desempenho incluem uma razão de subida de 4.000 pés por minuto, alcance máximo de 1.560 MN e altitude máxima de 34.000 pés.
O E1000AX é um avião com estrutura de material composto – fibra de carbono -, de seis assentos, com motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-67A, de 1.200 SHP, com hélice Hartzell pentapá de material composto. O E100-AX tem aprovação FIKI – Flight Into Known Icing (vôo em condição de gelo conhecida). A suíte aviônica Garmin G1000NXi, com piloto-automático Garmin GFC-700 (com sistema AFS – Automated Flight Control System/sistema de controle de vôo automatizado).
O E1000AX tem as seguintes dimensões:
– comprimento – 10,91 m., ou 35 pés e 10 pol.
– altura – 3,80 m., ou 12 pés e 6 pol.
– asa – envergadura – 13,11 m., ou 43 pés
– cabine – comprimento de 4,57 m., ou 15 pés, largura de 1,40 m., ou de 4 pés e 7 pol., altura de 1,50 m., ou 4 pés e 11 pol., com volume de 0,51 m³, ou 18 pés³
Os pesos são:
– máximo de decolagem – 3.629 kg (8.000 lb.)
– carga-paga máxima – 1.052 kg (2.319 lb.)
– carga-paga máxima com abastecimento completo – 534 kg (1.177 lb.)
– carga-útil – 1.341 kg (2.956 lb.)
– capacidade de combustível utilizável – 999 litros, ou 264 galões (o equivalente a 807 kg, ou 1.777 lb.)
O E1000AX tem as seguintes capacidades em desempenho:
– velocidade de estol de 68 KIAS
– velocidade de cruzeiro máxima – 333 KTAS
– velocidade de cruzeiro normal – 317 KTAS
– velocidade de cruzeiro econômico – 260 KTAS
– alcance máximo de 1.560 MN
– altitude operacional máxima de 34.000 pés
– consumo ≤ 50 galões/hora (o equivalente a 189 litros/hora, ou a151 kg/hora – 335 lb./hora) à velocidade ≥ 300 KTAS
Além dos sistemas desenvolvidos pela Garmin de aceleração automática – Autothrottle e de pouso no vôo automático, em emergência, Autoland – este último a ser ativado após a certificação final -, o E1000AX oferece mais de 25 novos recursos, incluindo os seguintes:
- amortecedor de guinada (yaw-damper) automático – engajamento automaticamente após a decolagem e desengajamento antes do pouso para manter a coordenação do leme durante o vôo.
- freio eletrônico ativado (Electronic Brake Hold) – aplicação de freios eletronicamente para evitar o movimento da aeronave.
- rádio-altímetro GRA-5500 – aumento da consciência situacional com altura acima do solo (AGL).
- Garmin GDL-60 com tecnologia PlaneSync – automatização das atualizações do banco de dados, permite acesso remoto para verificar a condição da sua aeronave e simplificação da introdução (carregamento) de Plano de vôo.
- baterias “inteligentes” de íon de lítio True Blue Power – proporcionam maior vida útil, maior voltagem durante a partida do motor e reduzem os custos de manutenção.
- para-brisa expansivo com janelas CoolView – otimiza a visibilidade da tripulação, reduz o brilho e oferece proteção de raio ultravioleta (UV).
- janelas CoolView – bloqueiam mais de 73% do infravermelho ou calor que entra pelas janelas da cabine e do cockpit.
- recursos 3D SafeTaxi e Taxiway Routing (opcional) – aumenta da consciência situacional na operação em solo.
- radar meteorológico GWX-8000 StormOptix (opcional) – aumento da segurança com representação de tempestade em tempo real.
- internet de alta velocidade Starlink (opcional) – acesso a qualquer hora e em qualquer lugar.
“Quero parabenizar a equipe da Epic por concluir a certificação do E1000AX”, disse Tanya Eves, proprietária da Epic Aircraft, LLC e residente do Vale do Silício. “Esta conquista demonstra a dedicação da Epic à inovação contínua na aviação geral”, emendou a empresária.
“Nossa proprietária é uma piloto talentosa com uma visão ousada de transformar a indústria aeroespacial por meio de tecnologia de ponta”, disse King. “O E1000AX incorpora essa visão e é uma prova de sua paixão por novas tecnologias de aviação”, completou King.
A Epic Aircraft, LLC é especializada no projeto e na fabricação de aeronaves turboélice monomotoras de alto desempenho, totalmente em materiais compostos. O premiado E1000 da Epic recebeu a certificação da FAA em 2019, seguido pela certificação do E1000GX em 2021 e do E1000AX em 2025. De capital fechado, a Epic Aircraft, uma empresa de aviação voltada para o design, conduz todas as suas operações de engenharia, fabricação e administrativas em sua sede em Bend, no Estado do Oregon. [EL]
Epic E1000AX:
https://epicaircraft.com/specifications/
https://www.flipsnack.com/77E87DAA9F7/epic-aircraft-e1000-ax-spec-sheet-2025/full-view.html