Epic introduz o E1000 AX, com mais de 25 novos recursos, incluindo sistemas da Garmin Autothrottle e Autoland, em 01.04.25


Em nota no dia 31, a Epic Aircraft anunciou o lançamento da mais nova evolução do monomotor turboélice de alta performance Epic 1000, com a versão E1000 AX.

A fabricante de Bend, no Oregon (EUA) divulgou que o E1000 AX debutará em apresentação pública da feira aeronáutica Sun’n Fun Aerospace Expo, em Lakeland, na Flórida, entre os dias 01 e 06 de abril.

Oferecendo o mesmo desempenho incomparável de seu antecessor e líder de categoria E1000 GX, o E1000 AX, de última geração, ganhou mais de 25 novos recursos, incluindo os sistemas de Autothrottle e Autoland, da Garmin.

“O E1000 AX é uma prova do compromisso apaixonado e contínuo da nossa equipe em adicionar ferramentas e tecnologias automatizadas que aumentam a segurança para pilotos e passageiros”, disse Doug King, CEO da Epic Aircraft, LLC. “Estamos dedicados a definir um novo padrão em segurança, bem como desempenho e conforto”, completou King.

O E1000 AX é equipado com a suíte aviônica Garmin G1000NXi, oferecendo poder de processamento superior e recursos avançados, como visão sintética, navegador GNSS, tráfego essencial, meteorologia, relevo e terreno e sistemas de monitoramento de motor.

“O E1000 AX também é equipado com o melhor piloto-automático. O Garmin GFC-700 AFCS fornece recursos de piloto-automático, mais Diretor de Vôo, amortecedor de guinada (yaw damper), compensador elétrico (eletric trim) atuado manual e automaticamente e traz um alto nível de sofisticação digital ao controle de vôo”, disse King.

Com motorização Pratt & Whitney PT6-67A, de 1.200 SHP, com hélice pentapá Hartzell (com lâminas de composite), o Epic E1000 AX, com capacidade de 6 assentos, voa à velocidade de cruzeiro máxima de 333 KTAS, à velocidade de cruzeiro normal de 317 KTAS e à velocidade de cruzeiro econômica de 260 KTAS, opera à Altitude Operacional Máxima de 34.000 pés (com pressurização de 6,6 psi), ascende com razão (Melhor razão de Subida) de 4.000 pés por minuto e tem alcance máximo de 1.560 MN. O avião tem aprovação FIKI – Flight Into Known Icing (Vôo em condição de gelo conhecida).

O avião tem capacidade peso máximo de decolagem de 8.000 lb. (3.629 kg). A carga-útil é de 2.860 lb. (1.297 kg); a carga-paga máxima é de 2.238 lb. (1.015 kg) e a carga-paga com abastecimento completo de 1.150 lb. (522 kg), 50 lb./22,7 kg (4,5%) a mais do que o E1000 GX.

O avião tem as dimensões de 10,91 m. de comprimento, 3,80 m. de altura e asa de envergadura de 13,11 m. A cabine tem 4,57 m. de comprimento, 1,40 m. de largura e 1,50 m. de altura, com volume de cabine de 5,21 m³. O volume de bagageiro é de 0,51 m³. O avião tem capacidade de abastecimento de 264 galões (999 litros), o equivalente a cerca de 802 kg (1.767 lb.), de combustível utilizável.

O sistema Autothrottle, totalmente integrado à plataforma de vôo G1000NXi, gerencia automaticamente a potência do motor da decolagem ao pouso, garantindo configurações de potência ideais e protegendo contra condições de recuo de manete de aceleração, superaquecimento e torque excessivo. O sistema também aumenta a segurança ajustando a potência em cenários de velocidade excessiva (sobrevelocidade), baixa velocidade e falha do motor, ao mesmo tempo em que considera as posições do flape e do trem de pouso.

O sistema Autoland da Garmin oferece tranquilidade para pilotos e passageiros. O revolucionário sistema aviônico pousa um avião de forma autônoma se um piloto não puder operar o vôo. Os passageiros podem ativar o sistema Autoland com o simples toque de um botão de ativação. Mas se os passageiros não tiverem certeza de onde o botão de ativação está localizado – ou se não houver passageiros no vôo -, o Autoland poderá ser ativado automaticamente quando determinar que o piloto não está pilotando o avião. Uma vez ativado, o Autoland examinará opções e escolherá o melhor aeroporto para o pouso. O sistema leva em consideração a distância, o comprimento de pista, o alcance do combustível e outros fatores para a seleção. Depois de selecionar um destino para o pouso, o Autoland seguirá em direção à pista enquanto navega em torno de obstáculos como relevo acidentado ou meteorologia adversa enquanto na operação de vôo e comunicará automaticamente suas intenções aos passageiros do avião e ao controle de tráfego aéreo. Quando o avião atingir seu destino identificado, o Autoland pousará a aeronave e cortará o motor.

Os novos recursos adicionais introduzidos E1000 AX incluem:

  • amortecedor de guinada automático (automatic yaw damper) – acoplamento automaticamente após a decolagem e antes do pouso para manter a coordenação do leme durante o vôo,
  • bloqueador de freio eletrônico (electronic brake hold) – aplicação de freio eletronicamente para evitar movimentação (deslocamento) da aeronave,
  • para-brisa expansivo com janelas CoolView – otimização da visibilidade da tripulação, redução do brilho e fornece proteção ultravioleta (UV),
  • sistema de acesso GDL-60 com tecnologia PlaneSync, da Garmin – automatização de atualizações de banco de dados, permite acesso remoto para verificar a condição (status) do avião e simplificação da entrada de plano/planejamento de vôo,
  • Rádio-altímetro GRA-5500 – aumento da consciência posicional com altitude-radar – altura sobre solo (AGL) apurado,
  • Radar meteorológico GWX 8000 StormOptix, da Garmin – aumento da segurança com representação em tempo real de tempestades,
  • deslocamento/rotas em solo por SafeTaxi e Taxiway 3D – aumento da consciência situacional em solo, na área de movimento, e,
  • baterias de íon lítio True Blue Power – maior voltagem durante as partidas do motor e redução de custos de manutenção, vida útil mais longa.

“O espaço e o conforto do nosso cockpit e cabine são inigualáveis”, disse King. “O E1000 AX possui janelas CoolView tanto para o cockpit quanto para a cabine. Este avançado sistema de barreira dourada bloqueia mais de 73% do infravermelho ou calor que entra pelas janelas. A cabine oferece o melhor espaço para as pernas da categoria, acomodando pilotos de até 6’8″ [2,032 m.]. E para o deleite dos pilotos e passageiros, todos a bordo têm acesso à internet de alta velocidade Starlink”, completou King.

Coincidindo com o lançamento do E1000 AX, a Epic está revelando novos esquemas de pintura. A coleção de pinturas Skyline Collection inclui oito esquemas inovadores e mais de 200 cores de pintura da PPG. O Epic E1000 AX tem fuselagem de material composto – fibra de carbono.

“O E1000 AX cumpre sua proposta de valor de ferramentas de segurança avançadas, tecnologia de ponta, conforto de primeira classe e desempenho, utilidade e eficiência incomparáveis”, disse King. “Esta aeronave traz inovação para o primeiro plano e atende às necessidades de proprietários/pilotos, bem como de departamentos de vôo corporativos”, promoveu King.

Especificações:
https://www.flipsnack.com/77E87DAA9F7/epic-aircraft-e1000-ax-spec-sheet-2025/full-view.html

Chad Trautvetter, editor da plataforma online da mídia de aviação AIN, postou no dia 01 o lançamento do E1000 AX. Trautvetter informa que o preço do E1000 AX é de US$ 4,85 milhões — US$ 100.000 a mais do que o modelo GX substituído. A certificação Tipo e a entrada em serviço são esperadas para julho.

A Epic Aircraft, LLC é especializada no design e fabricação de aeronaves monomotoras turboélice de material totalmente composto (composite) e de alto desempenho. O premiado E1000 da Epic recebeu a certificação da FAA em 2019, seguido pela certificação do E1000 GX em 2021. O E1000 AX, o mais novo modelo da Epic, está a caminho da certificação da FAA com entregas programadas para o verão (americano) de 2025. Uma empresa de capital fechado, de aviação voltada para o design, a Epic Aircraft conduz todas as suas operações de engenharia, fabricação e administrativas em sua sede em Bend, no Estado do Oregon. [EL]