Equipamento de manutenção atinge cabos e causa problema no balizamento do aeroporto de Foz do Iguaçu/PR e vôos noturnos são cancelados, em 16.01.23
Fonte: g1 – 12/01/2023
27 vôos noturnos, entre pousos e decolagens, foram cancelados no aeroporto internacional de Foz do Iguaçu (SBFI), no oeste do Paraná, na divisa com o Paraguai (e a cidade Ciudad del Este), a cerca de 288 MN a oeste de Curitiba (SBCT), entre terça (10) e esta quinta (12).
Conforme a CCR Aeroportos, operadora responsável pelo aeroporto, um equipamento de manutenção utilizado na área atingiu cabos de energia e causou problema no sistema de balizamento. A CCR Aeroportos não detalhou qual equipamento causou o problema.
Os vôos diurnos são mantidos desde a terça, conforme a CCR. Já os vôos noturnos, ofertados por três companhias aéreas, estão cancelados. Não há previsão para a solução do problema.
Técnicos descobriram o problema na terça e, desde então, trabalham para solucionar o problema, segundo a operadora.
A concessionária emitiu comunicado orientando passageiros com voos programados para a parte da noite para procurarem as companhias aéreas antes de se dirigir ao aeroporto.
O problema é registrado em um dos períodos do ano que Foz do Iguaçu mais recebe turistas em busca de atrativos como as Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional e Roda Gigante.
Atualização [g1 – em 13/01/2023] – os vôos noturnos foram retomados no aeroporto internacional de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, após duas noites consecutivas de cancelamento por problemas na iluminação do balizamento noturno.
O trabalho de reparos foi concluído no fim da tarde de quinta (12), segundo a CCR.
Em nota a concessionária lamentou o ocorrido e afirmou que “reforça seu compromisso com a segurança das operações e das pessoas”.
O Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu afirmou que houve grande prejuízo na experiência de visitação dos turistas. O Conselho disse ainda que recebeu inúmeras reclamações de atrativos, guias de turismo e agências.
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região (Sindhotéis) informou que a rede hoteleira registrou cancelamentos e teve que fazer remanejamentos pontuais.