Equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva estuda divisão do atual MINFRA em duas pastas, de portos-aeroportos e de rodovias-ferrovias, em 17.12.22


Fonte: g1 – 16/12/2022
A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva estuda dividir o atual ministério da infraestrutura (MINFRA) em duas pastas: de portos-aeroportos e de rodovias-ferrovias. A proposta é analisada pela equipe de Lula, que ainda não decidiu se fará a divisão.

O nome do ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) é citado para essa nova pasta dos portos e aeroportos.

A base de Márcio é na Baixada Santista, onde está o Porto de Santos, o maior do país.

Mas França também é cotado para o Ministério de Ciência e Tecnologia. Ele e o seu partido PSB desejam ocupar o Ministério das Cidades, de maior peso, e já fizeram esse pedido a Lula, que entretanto indicou a aliados que a pasta das Cidades deve ir para MDB, PSD ou União Brasil.

O deputado José Priante (MDB-PA), aliado do governador do Pará, Helder Barbalho, também é citado como candidato ao comando de um ministério de portos e aeroportos.

Já o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) é cotado para assumir a pasta de transportes. Durante uma reunião com senadores do PSD no início do mês, Lula elogiou Silveira e deu sinais de que poderia chamá-lo para algum ministério.