Erros de abastecimento de aeronaves – soluções alternativas-improvisos e ‘cegueira’ não intencional (desatenção por cegueira, ou atenção cega) derrotam defesas contra erros, em 18.12.23


Em post datado em 27 de outubro, intitulado “Fueling mistakes – Workarounds and inattention blindness defeat fueling error defenses”, ou “Erros de abastecimento – soluções alternativas-improvisos e ‘cegueira’ por desatenção derrotam defesas contra erros de abastecimento”, o articulista de segurança operacional da mídia AIN on line Stuart “Kipp” Lau tratou dos erros de abastecimento de aeronaves com uso de combustível errado, mais especificamente na troca de AvGas por QAv em aviões como motor a pistão, resultando eventos sérios.

No artigo, “Kipp” Lau cita três casos de eventos de erros de abastecimento com a troca de AvGas por QAv, de aviões bimotor a pistão, um deles no Canadá (em 2015) e dois no EUA (2019 e 2020, separados de 7 meses e cerca de 20 dias):
1 – acidente com um bimotor a pistão Piper PA-31-350 Navajo Chieftain, durante partida do Thompson, em Manitoba (Canadá), em 15 de setembro de 2015.
2 – quanto ao acidente de um bimotor a pistão Piper 602P Aerostar na partida de Kokomo (Indiana/EUA), em 05 de outubro de 2019.
3 – acidente de um bimotor a pistão Rockwell Aero Commander 500 Shrike (500S) na partida de Aniak (Alasca/EUA), em 28 de maio de 2020.

O blog adicionou um acidente no Brasil, com Cirrus SR-22 G3 Turbo, durante decolagem do Aeroporto de Jacarepaguá (SBJR), no RJ, em 02 de março de 2008.

Texto completo:
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