Especialista americana QTA entrega 500ª carenagem da seção de admissão de motor (inner barrel) para turbofan Honeywell da série HTF-7000, com uso de fibra de carbono, em 29.09.24


Em post no dia 22 de agosto, o editor da plataforma AIN on line Chad Trautvetter escreveu a notícia que a Quiet Technology Aerospace (QTA), especialista em projetar e produzir componentes aeronáuticos especiais de Hollywood, na Flórida (EUA), entregou a 500ª carenagem (camisa/barreira) interna da seção de admissão de motor (inner barrel) para motor turbofan, com uso de fibra de carbono – designada Carbon Graphite Engine Inlet Cowl – uma solução de substituição atualizadora incorporando componente de material composto. A entrega do exemplar foi para uma operadora americana, para instalação em motor Honeywell HTF-7350 de um jato executivo Bombardier Challenger 350. A entrega marco foi divulgada pela QTA para a AIN.
A atualização da carenagem da seção de admissão da QTA substitui o cilindro interno metálico, de alumínio, por um cilindro composto de carbono-grafite mais leve, que não sofre corrosão. A corrosão do duto e a degradação da tela acústica são problemas conhecidos com dutos de alumínio dos motores da série Honeywell HTF-7000, que equipam vários jatos executivos de médio porte.

A QTA também tem uma atualização STC semelhante para motores da série Pratt & Whitney Canada PW-300 no Hawker 1000, Learjet 60/60XR e Dassault Falcon 2000EX/LX, bem como turbofan Rolls-Royce Tay Mk 611-8C no Gulfstream G450.
Paralelamente, a QTA também recebeu uma lista de modelos aplicáveis aprovados pela FAA no STC para seus revestimentos de titânio CP-70 para portas de reservores de empuxo (titanium skins for thrust reverser doors) e conjuntos de vigas/travessas laterais traseiras (aft body side beam assemblies) para aeronaves equipadas com motores da série Honeywell HTF-7000, que equipam os modelos Challenger 300/350/3500, Gulfstream G280, Cessna Citation Longitude e EMBRAER Legacy 450/500 e Praetor 500/600. Os revestimentos de titânio cobrem toda a seção traseira da superfície interna, na colisão do jato da exaustão (seção do escape) e onde pode ocorrer corrosão.

A QTA divulgou que completou sua 35ª atualização de sistema de reversor de empuxo no mês de agosto.

“A entrega de nossa 500ª atualização de admissão e as crescentes solicitações de atualizações do reversor de empuxo HTF-7000 são uma prova de nossa abordagem inovadora de causa raiz para resolver problemas de corrosão para os operadores”, disse o CEO da empresa, Barry Fine. “Isso significa que a QTA agora tem a solução permanente e definitiva para a corrosão para mais de 3.000 aeronaves em todo o mundo”, completou Fine para matéria da AIN.

Em 07 de julho de 2022, a QTA divulgou a entrega da 300ª carenagem (camisa/barreira) interna da seção de admissão de motor (inner barrel) para motor turbofan, com uso de fibra de carbono – Carbon Graphite Engine Inlet Cowl; a entrega foi para a operadora de um jato Bombardier Challenger 300, a Jet Edge International, uma empresa do Ohio (EUA). A entrega foi a última peça de um lote de seis pares de componente para a atualização do bocal de admissão na frota Challenger 300 da Jet Edge.

À ocasião, a QTA promoveu carenagem (camisa/barreira) interna da seção de admissão de motor (inner barrel) para motor turbofan, com uso de fibra de carbono constitui-se uma solução de atualização permanente para problemas recorrentes, e custosos, por corrosão do cilindro interno da nacelae de admissão de entrada dos motores Honeywell série HTF-7000.

A entrega marcante foi promovida como resultado do programa de engenharia e fabricação bem sucedido da QTA. A nacele de admissão do motor de grafite carbono e seu cilindro interno de fibra de carbono encerram o problema caro e demorado de projeto original de aeronaves de corrosão do cilindro interno da carenagem de admissão do motor de alumínio e degradação da tela acústica. A corrosão na entrada (admissão) do motor não é um problema pequeno, afetando diversas fuselagens de jatos executivos e não apenas o motor Honeywell HTF.

A QTA também promove que a solução substitui o cilindro interno à base de alumínio por um cilindro composto de fibra de carbono, numa nacele de carbono grafite de última geração, mais leve, que elimina a causa raiz de problemas de corrosão cilindro interno da carenagem metálico (alumínio). Esta solução permanente vem com garantia vitalícia que permanece com o número de série da aeronave e é transferida para qualquer futuro proprietário. A QTA lembra aos operadores afetados que isto não é um “reparo” no cilindro de entrada de alumínio original. É permanente e terminativa. Trata-se da única solução do gênero permanente disponível no mercado.

A QTA também promove que a solução produz uma melhor aparência na nacele de admissão do que nacele fabricada originalmente.

A QTA também argumenta que são disponíveis carenagens de admissão das fabricantes de aeronaves muito caras; no entanto, o problema é que estas serão vulneráveis a novas falhas devido à “causa raiz” não ter sido resolvida. A ingestão de elementos corroídos no motor pode potencialmente causar danos ao motor, levantando preocupações de segurança operacional. A operação segura através de uma solução permanente é a maior prioridade da QTA.

A QTA sustenta sua nacele de admissão com carenagem (camisa/barreira) interna (inner barrel) para motor turbofan, de material composto, com uma garantia transferível para a vida útil da aeronave e para futuros proprietários. A garantia é aplicada com seguro de responsabilidade civil do produto contratado através de instrituição financeira. A garantia combinada do produto e o seguro de responsabilidade civil proporcionam ao proprietário confiança para cobertura total durante a vida útil da aeronave. 

Por ocasião da marca da 300ª entrega, Barry Fine, CEO da QTA, disse: “A entrega à Jet Edge de nossa 300ª atualização de admissão é parte de um acordo para substituir o sexto conjunto de admissão em sua frota de Challenger 300. Como operadores de frota, eles entendem que uma substituição de admissão de fábrica apenas sofrerá corrosão e falhará novamente … e que nosso cilindro interno composto de grafite de carbono lhes proporciona confiança operacional permanente, juntamente com um nível adicional de segurança. Nossas admissões de reposição curam uma grande dor de cabeça para os operadores que têm sido continuamente incomodados por reparos de corrosão do cilindro interno que nunca duram caros e demorados. As situações AOG [Aircraft on ground] resultantes causadas pelas carenagens de admissão originais das fabricantes [de aeronaves] bem como o perigo já documentado de motores ingerirem [detritos de] alumínio em corrosão agravam o problema. Nosso programa Carbon Graphite Engine Inlet Cowl garante aos clientes da QTA tempos de reposição convenientes e rápidos durante a atualização, o que é, acima de tudo, econômico e final. A nossa é a única solução permanente da indústria e nunca tivemos uma falha no nosso produto”.

Gordon MacSwain, diretor de serviços técnicos da Jet Edge International, manifestou-se: “Usamos pela primeira vez uma atualização de admissão da QTA em 2016 em nosso Learjet com grande sucesso. Ficamos entusiasmados em saber que a QTA desenvolveu e produziu uma atualização de admissão de motor para nossa aeronave Challenger 300, que estava enfrentando repetidos problemas de corrosão. A combinação de eliminação de preocupações com corrosão, garantia vitalícia e excelente qualidade de construção reduz riscos e custos para nossos clientes, o que se adapta perfeitamente aos nossos requisitos como uma grande operação de fretamento [PART-] 135. A Jet Edge International, agora parte da Vista Global, usa exclusivamente a atualização de admissão QTA em nossa frota”.

A QTA oferece aos clientes um “programa de troca” para nacele de admissão de baixo custo que mantém as aeronaves livres de condições prolongadas de AOG durante a instalação. A QTA pode fornecer admissões de troca ou atualização completa de naceles de admissão em 2 a 3 semanas, reduzindo significativamente o tempo de inatividade do operador em comparação com reparos alternativos para danos de corrosão.

O programa de atualização de nacele de admissão Carbon Graphite da QTA é aplicável aos seguintes modelos, entre outros:
Bombardier Learjet 60 and 60XR [motorização Pratt & Whitney Canada PW-305A]
– Bombardier Challenger 300 e 350 [motorização Honeywell HTF-7000/7350]
– Dassault Falcon 2000LX/EX [motorização Pratt & Whitney Canada PW-308C]
– EMBRAER Legacy 450/500 e Praetor 500/600 [motorização Honeywell HTF-7500E]
– Gulfstream G200 e G280 [motorização Pratt & Whitney PW-306A e Honeywell HTF-7000]
– Gulfstream G450 [motorização Rolls Royce TAY-611-8C]
– Hawker 1000 [motorização Pratt & Whitney Canada PW-305]

Em setembro de 2023, a QTA divulgou um artigo para apresentar e promover a sua solução avançada oferecidas para “encerrar permanentemente” problema de processo de corrosão do reversor de empuxo de motores turbofan de jatos executivos, especialmente em motores Honeywell HTF-7000.
No artigo, a QTA aponta que corrosão do reversor de empuxo é um problema generalizado que afeta vários modelos de aeronaves, incluindo Bombardier Challenger 300/350, Gulfstream G280 e EMBRAER Legacy 450/500. Este problema não só compromete a integridade estrutural da aeronave, mas também leva a reparos dispendiosos e tempo de inatividade.

O problema de corrosão do reversor de empuxo – a corrosão em reversores de empuxo é freqüentemente encontrada nas travessas – “vigas” traseiras (aft beams), no revestimento de porta (door skin) e em outros elementos estruturais. Este problema é especialmente prevalecente em aeronaves equipadas com motores Honeywell HTF-7000. A corrosão pode ser tão extensa a ponto de requerer a substituição de componentes corroídos, levando a maiores custos operacionais e tempo de inatividade.

Os motores Honeywell da série HTF-7000 estão, atualmente, em operação em vários jatos médio e supermédios, como:
– Bombardier Challenger 300 e 350
– Cessna Citation Longitude
– EMBRAER Legacy série 450/500 e Praetor 500/600
– Gulfstream G280

Abordagem inovadora para corrosão de “porta” de reverso de empuxo – a QTA oferece soluções aprovadas pela FAA para solução de problema de corrosão do reversor de empuxo. Suas técnicas avançadas de engenharia aeroespacial foram aplicadas a vários modelos de aeronaves, incluindo Bombardier Challenger 300/350, Gulfstream G280 e EMBRAER Legacy 450/500. Essas soluções são apoiadas por uma garantia vitalícia, garantindo confiabilidade a longo prazo.

Corrosão do reversor de empuxo HTF-7000 é um caso especial – aeronaves com motores Honeywell HTF-7000 frequentemente apresentam tipos específicos de corrosão em suas portas reversoras de empuxo e outros componentes. Os serviços de reparo especializados da QTA para corrosão no sistema de reversão do motor HTF-7000 provaram ser um divisor de águas na indústria, oferecendo uma solução permanente para esse problema recorrente.

Soluções que economizam tempo: uma das vantagens significativas de optar pelos serviços da QTA é a economia de tempo. Seus eficientes tempos de resposta e programas de troca garantem que sua aeronave retorne ao serviço o mais rápido possível, reduzindo o tempo AOG (Aircraft on Ground).

Confiança e Garantia: as soluções da QTA vêm com garantia vitalícia transferível. Isto significa que a garantia permanece com o número de série da aeronave, independentemente do atual ou futuro proprietário, proporcionando aos operadores uma confiança incomparável no seu investimento.

Análise de soluções concorrentes: enquanto outros provedores de serviços oferecem soluções para corrosão de reversores de empuxo, a QTA se destaca por seus métodos permanentes aprovados pela FAA e garantia vitalícia.

Portas de reversor de empuxo (Thrust Reverser Doors, ou TR Doors) e conjuntos de travessas laterais (Side Beam assemblies) em motores Honeywell HTF-7000
De acordo com a QTA, há um problema de corrosão significativo e recorrente com portas de reversor de empuxo (Thrust Reverser Doors, ou TR Doors) e conjuntos de travessas laterais (Side Beam assemblies) em motores Honeywell HTF-7000.

Até solução de componentes de novos projetos (pós-mercado), como da QTA, a única solução de um operador era substituir uma porta TR (Thrust Reverser Doors, ou TR Doors) com corrosão por uma nova peça original da fabricante e, se travessas laterais (Side Beam assemblies) estivessem fora do limite, um novo conjunto de montagem, ambas novas peças originais, a um custo tremendo.

A experiência em serviço mostra que a parte da porta TR (Thrust Reverser Door, ou TR Door) e as estruturas das travessas laterais (Side Beam assemblies) do motor sofrem processos de corrosão. As tentativas das fabricantes de fornecer uma solução falharam, restando aos operadores aéreos problemas invariáveis, chegando ao ponto de inutilização de portas TR ​​quando de processos de resultando danos excedentes a limites determinados pelas fabricantes. A análise e a pesquisa da QTA revelaram que a causa raiz da corrosão é o impacto do escapamento do jato, alinhado com os lóbulos do bico misturador de escapamento interno nas superfícies traseiras das portas de reversor e travessas laterais dos motores. Esse fluxo de gás de alta velocidade e temperatura elevada causa a “corrosão por erosão de jato” (Jet Erosion Corrosion) que quebra a estrutura molecular do alumínio #2219 com o qual as portas TR e a vigas-travessas são fabricadas. A superfície se torna mais suscetível à corrosão e à adição de subprodutos da combustão; carbono, enxofre e óxido nitroso, que combinados com a umidade produzem um revestimento corrosivo, resultando em corrosão por pite (pitting corrosion).

A QTA projetou uma solução permanente de uma porta de reverso remanufaturada, substituindo o alumínio na área corroída por novas peças de titânio. As vigas laterais são protegidas por uma nova tampa de titânio.

As novas peças de titânio QTA são formadas a quente em titânio CP70. O titânio é um material comprovado que protege contra corrosão. O titânio tem sido usado em conjuntos porta TR (Thrust Reverser Doors, ou TR Doors) já por muitos anos.
A fixação da nova peça de titânio à estrutura existente é convencional usando pinos-conectores do tipo Hi-Lok. O contorno interno e a área de saída da porta TR (Thrust Reverser Door, ou TR Door) são mantidos exatamente como do modelo original, de modo que não há impacto no desempenho do motor. 

Para as travessas laterais (Side Beam assemblies) do motor, uma fina película de titânio é fixada mecanicamente à superfície das peças e fornece proteção à estrutura de alumínio contra o gás de escapamento do jato.

Uma característica fundamental da solução da QTA é que a possibilidade do aproveitamento de portas TR originais com processos de corrosão além dos limites determinados pela fabricante original para uma remanufatura com um padrão atualizado, o mesmo também para travessas laterais dos motores.

Programa de extensão de vida útil da porta reversora de empuxo e do conjunto de viga-travessa lateral – a Quiet Technology Aerospace (QTA) tem um programa de solução de reparo aprovado – programa de “extensão de vida útil” – mesmo que as portas reversoras de empuxo tenham sido consideradas além do reparo econômico (BER – beyond economical repair), por uma fração do custo de substituição do componente original da fabricante.

Algumas vantagens da solução da QTA:
– prolongamento da vida útil das portas TR e do conjunto de vigas-travessas laterais dos motores,
– extensão dos limites de mistura/composição de corrosão,
– máxima proteção de acordo com especificação de Boletins de Serviço (Service Bulletin) das fabricantes de aeronaves/motores,
– aprovação pelas agências FAA e EASA,
– uma solução leve e de durabilidade, com material da expertise de materiais compostos da QTA, para componentes reforçados estruturalmente a porta TR e o conjunto de vigas-travessas laterais dos motores,
– novo revestimento para porta reversora de empuxo com pintura para combinar perfeitamente com a aeronave, e,
– rápida entrega para instalação – 3 semanas. [EL]


Informações:
https://qtaerospace.com/product/inlet-barrel/
https://qtaerospace.com/product/thrust-reverser/