Especialista americana tecnologia de conversão de carbono Airco inaugura planta-piloto em NY para testes de processo de conversão de captura de CO2 e hidrogênio em gás sintético, por sua vez para conversão em componentes de combustível líquido otimizados para aviação – SAF eletrossintético (e-SAF), em 09.10.25
Em post na plataforma online da AIN no dia 05, a redatora de notícias da mídia Charlotte Bailey repercutiu que a empresa de tecnologia de conversão de carbono Airco inaugurou sua unidade de demonstração de combustível de aviação eletrossintético (e-SAF) no Brooklyn, em Nova York (EUA), com o apoio de uma rodada de captação de recursos Série B de US$ 70 milhões, concluída em setembro do ano passado.
A unidade de demonstração (planta-piloto) em NY servirá como campo de testes para as tecnologias de processamento da Airco, que se concentram na conversão de “captura de CO2 e hidrogênio em gás sintético, que por sua vez é convertido em componentes de combustível líquido otimizados para aviação”, explicou a empresa.
Na expectativa que esta planta-piloto estabeleça as bases para “futuras implantações em escala comercial”, a Airco promove que sua tecnologia proprietária Airmade é adequada para “possibilitar a produção escalável de combustível e uma logística integrada, com a flexibilidade de implantação próxima aos usuários finais ou dentro de redes de distribuição”. Isso é alcançado por meio de um processo descrito como um “sistema contínuo e integrado”, combinando várias etapas de processamento em uma única unidade operacional. Segundo a Airco, isso representa um “passo crucial rumo à escalabilidade comercial” para o e-SAF.
Além de facilitar o que a Airco chamou de “testes essenciais para validar que seus componentes de combustível atendem aos rigorosos padrões da indústria”, a planta também servirá para demonstrar a visão mais ampla da empresa para a produção de combustível.
“Projetada para se adaptar a uma ampla gama de ambientes e aproveitar diversas matérias-primas, seja alimentada por energia renovável, como a nuclear, ou por métodos avançados de produção de hidrogênio limpo, a planta de combustível Airmade representa um passo crucial para levar o combustível sintético de aviação aos mercados comerciais em escala”, divulgou a Airco. [EL] – c/ fonte
