Especialista da Inglaterra lança novo kit de teste para detectação rápida de contaminação microbiana em combustíveis de aviação, em 19.07.24


No dia 16, a Conidia Bioscience (provedora da Inglaterra de pesquisa, desenvolvimento, projeto, fabricação e distribuição globalmente de soluções inovadoras para manutenção de sistemas de combustível) lançou o FuelStat One, um novo kit de teste para se juntar à linha FuelStat projetado para detectar rapidamente a contaminação microbiana em combustíveis de aviação (e de diesel e outros combustíveis destilados médios) para evitar paralisações operacionais e problemas de segurança.

Os testes são realizados no local, em conformidade com a orientação ASTM D6469 para testes de contaminação dentro de até 24 horas. Não é necessário laboratório, evitando atrasos e despesas associadas. Os resultados dos testes quantitativos obtidos usando o FuelStat One em ativos e locais permitem a identificação de pontos críticos e a análise de tendências para informar futuros procedimentos de manutenção de combustível.

A contaminação microbiana no combustível representa riscos significativos à segurança e ao desempenho. Microrganismos como bactérias, fungos e leveduras podem proliferar nos tanques de combustível, levando à formação de biofilmes e rejeito/depósito (“borra”), que podem entupir os filtros de combustível e obstruir as linhas de combustível, causando mau funcionamento ou falhas no motor. Além disso, a atividade microbiana pode produzir subprodutos corrosivos que degradam os tanques e componentes do sistema de combustível. O combustível contaminado também pode reduzir a eficiência do motor e aumentar as emissões. O monitoramento regular, a manutenção e as práticas adequadas de armazenamento de combustível são essenciais para garantir a limpeza do combustível e manter a confiabilidade, a segurança e a eficiência.

Jay Patel, chefe de inovação da Conidia Bioscience, afirmou: “Após anos de desenvolvimento, a introdução do FuelStat One representa um avanço significativo na detecção microbiana para combustíveis e redefine a referência da indústria. Assim como os kits de teste FuelStat Plus consagrados, que detectam microrganismos que degradam o combustível em minutos, os novos kits de teste FuelStat One permitem que uma única pessoa realize testes em tanque usando apenas quatro gotas de amostra de combustível, seguindo passo a passo instruções de teste de vídeo por meio do aplicativo”. Patel complementa: “Exclusivos no mundo dos testes de combustível, os kits de teste FuelStat são suportados por um aplicativo FuelStat Result que fornece resultados de teste instantâneos e um relatório em formato texto .PDF que pode ser compartilhado em todo o mundo. Os usuários cadastrados podem gerenciar os resultados de todos os testes realizados por sua equipe globalmente, em tempo real, com o toque de um botão”.
Os kits de teste FuelStat One são uma inovação em testes de combustível de fluxo lateral para detecção de micróbios. Podem ser usados ​​onde quer que o combustível seja fabricado, armazenado, vendido ou utilizado (consumido); ao contrário dos testes tradicionais, os kits de teste FuelStat podem ser usados ​​no tanque, onde quer que esteja localizado.

Os kits de teste FuelStat oferecem o menor custo de resultado de todos os testes do mercado, consistindo nos únicos testes verdadeiros in loco (com tecnologia de “teste no tanque” – prescindindo de laboratório) fornecendo resultados confiáveis ​​mesmo em condições mais sujas, não requerendo equipamentos adicionais ou medidas de “esterilidade”.

O teste ultrassimples com o FuelStat One requer apenas 4 gotas da amostra extraída, os testes normalmente tomando de 20 a 30 minutos desde a coleta da amostra até o relatório completo, ao contrário dos testes baseados em crescimento que precisam de condições baseadas em laboratório e pelo menos 72 horas. Com níveis de alerta fáceis de entender e um resultado totalmente quantitativo, o operador terá condição instantaneamente de avaliar se precisa tomar outras medidas quanto ao combustível.

O processo de testagem é independente e não requer equipamento adicional – apenas um único kit de teste de combustível FuelStat One para cada teste. É tão fácil de usar que um único usuário pode realizar os testes com um mínimo de treinamento. Além disso, o aplicativo gratuito FuelStat Result orienta os usuários durante todo o processo com instruções de vídeo passo a passo simples de seguir.
Os kits de teste FuelStat One são embalados em bolsas de alumínio seladas e geralmente fornecidos em caixas individuais ou em caixas de 8 kits de teste.
O kit FuelStat One para teste de combustível de aviação (Aviation/Jet Fuels) tem referência HR-3-011B (kit simples – caixa unitária) e FHR8-3 (caixa de 8 kits de teste). [EL]