Especialista de avaliação de aeronaves Vref passa a considerar na avaliação de preço de jatos Bombardier a valorização pelo serviço de monitoramento de dados de vôo (FDM) Smart Link Plus da fabricante, e prevê uma evolução drástica do cenário de avaliação e revenda de aeronaves com o advento de programas FDM, em 05.04.24


Os operadores dos jatos Bombardier Challenger 3500 e Global 7500 inscritos no serviço de monitoramento de dados de vôo (FDM – Flight Data Monitoring) Smart Link Plus da fabricante canadense poderão obter uma avaliação de mercado de aeronaves cerca de 5% maior, de acordo com a Vref Aircraft Value Reference. A empresa de avaliação de aeronaves começou oficialmente a reconhecer o Smart Link Plus como um valor agregado para os jatos executivos Bombardier.

Como o Smart Link Plus é equipamento padrão no Global 7500, aqueles continuamente inscritos no programa desde a entrega têm rastreabilidade desde o início de serviço, o que a Vref registra ser pioneira na aviação executiva. Assim, a inscrição contínua no programa FDM Smart Link Plus poderia ter um “impacto significativo” na avaliação de jatos Global 7500, divulga a Vref. Por outro lado, “a ausência de inscriçãon… resultará numa dedução notável no valor da aeronave”, divulga a Vref.

Além de aumentar o valor de revenda, a Vref sustenta que a inclusão do FDM Smart Link Plus no processo de avaliação também irá agilizar futuras transações de compra/venda. “Os dados abrangentes fornecidos pelo programa facilitam processos de fechamento mais rápidos e eficientes no lado da revenda, reduzindo a necessidade de extensa due diligence”, observa a Vref.

“O reconhecimento do FDM Smart Link Plus como um fator crucial na avaliação de aeronaves marca um momento significativo na indústria”, disse o presidente da Vref, Jason Zilberbrand. “À medida que mais fabricantes adotem programas semelhantes, o cenário de avaliação e revenda de aeronaves deverá evoluir dramaticamente”, disse Zilberbrand. [EL] – c/ fonte