Especialista de manutenção aeronáutica do Texas DAS Aviation torna-se parceira-patrocinadora do projeto da Classic Lear Jet Foundation de recuperação do primeiro jato executivo Learjet de produção LJ-23, em 31.12.24
A organização de manutenção certificada pela FAA pelo PART-145 DAS Aviation, sediada no Texas (EUA), assinou termo como patrocinadora principal da Classic Lear Jet Foundation, uma entidade sem fins lucrativos que está trabalhando para a recuperação e retomada de aeronavegabilidade do primeiro jato executivo Learjet de produção – o Lear 23-003.
A DAS Aviation é especializada em reparos estruturais de fuselagem, fabricação de chapas metálicas, revisão e reparo de componentes e estruturas compostas.
A DAS Aviation se junta à lista de empresas de aviação que doam bens e serviços para a restauração do Learjet 23 com registro de produção sn 003 que está ocorrendo em um hangar no complexo da Bombardier em Wichita, no Kansas (EUA).
“Esta parceria é uma oportunidade emocionante de homenagear o passado e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação desta aeronave icônica”, disse Mike Ward, vice-presidente de vendas comerciais e governamentais e desenvolvimento de linha de produtos da DAS.
Desde que o trabalho começou no início deste ano, o grupo de voluntários, que inclui ex-funcionários da Lear Jet que trabalharam na linha de montagem da fabricante, progrediu. Os técnicos-voluntários continuam desmontando o avião em preparação para “despintura”, remoção de espuma interna e inspeções estruturais e de componentes detalhadas. No mês passado, os freios foram removidos do trem de pouso principal. Isso provou ser desafiador, pois as unidades estavam com processos de corrosão avançados depois que o “23-003” passou anos parado do lado de fora na rampa do Aeroporto Executivo Bartow, na Flórida, onde foram submersos em água várias vezes devido à inundação de chuvas de furacões.
O trabalho no jato também já abrangeu a remoção da fiação (elétrica) de seis décadas das cabines de comando e de passageiro, para a substituição.
A Classic Lear Jet Foundation prevê que a restauração pode levar até cinco anos. [EL]