Especialista de manutenção americana AMI Aviation fecha acordo com operadora aérea francesa para entrega de 13 kits de instalação de suíte aviônica Garmin G950 para instalação em turboélice Beech 1900D, em 26.03.24


Em janeiro, a AMI Aviation Services, anunciou um acordo com a operadora aérea francesa Twin Jet para entregar 13 kits de instalação suíte aviônica integrada Garmin G950 para instalação na frota de aviões bimotor turboélice Beechcraft 1900D da operadora francesa.

Os kits aprovados por PMA da FAA incluirão um STC aprovado pela EASA emitido pela AeroMech para a modificação aviônica com plataforma G950, todas as peças estruturais e elétricas necessárias, incluindo chicotes de fios, peças de terceiros, incluindo ventiladores (fans) e anunciadores (annunciators), e hardware diverso até o “nível de rebite” (rivet level).

A AMI Aviation Services, LLC, uma subsidiária integral da AeroMech Incorporated, é uma organização de manutenção aprovada pela FAA (PART-145) que oferece instalações de sistema Wi-Fi, de aviônicos e atualizações de sistema RVSM em suas instalações de hangar no Aeroporto Internacional de Orlando/Sanford (KSFB), na Flórida, e em Smyrna (KMQY), nos arredores de Nashville, no Tennessee. A AMI também possui PMA – aprovação de fabricante de peças (PART-21), com especialização em projeto, fabricação e montagem de chicotes elétricos complexos de aeronaves, peças estruturais e outros componentes de kits de instalação para suportar atualizações de sistemas Wi-Fi, aviônicos e RVSM.

A Twin Jet é uma operadora aérea francesa criada em maio de 2001. Como parceira da Flying Blue (programa de fidelidade aérea da Air France e KLM) desde março de 2002, a Twin Jet opera cerca de 200 vôos regionais servindo 11 destinos localizados na França, na Alemanha, na Suíça e na Itália, com uma frota composta por 13 aeronaves bimotor turboélice Beechcraft 1900D.

A Twin Jet será a primeira operadora da EASA a oferecer serviço aéreo de Beechcraft 1900D com nova aviônica Garmin totalmente integrada, com plataforma glass cockpit (plataforma com telas eletrônicas para informações de vôo).

A suíte G950 oferece um novo nível de ferramentas de conscientização situacional que melhoram a segurança, e resolve problemas de obsolescência de aviônicos, melhora a confiabilidade de despacho e expande a vida operacional e as capacidades de uma aeronave venerada como o Beech 1900.

“A atualização do G950 fornece capacidade aviônica de próxima geração, incluindo ADS-B, com um conjunto de recursos impressionante por uma fração do custo das modernizações tradicionais de cabine de comando”, disse Dave Doucette, presidente da AMI. “É uma modernização completa dos aviônicos com 5.000 pés (1.520 m.) de fiação totalmente nova e novos aviônicos Garmin com garantia de 2 anos. Este é um plano Go-Forward [estratégia de longo prazo] para a Twin Jet que lhes permitirá modernizar a sua frota e substituir peças não confiáveis e obsoletas. E economiza 102,1 kg. (220 lb.). Além dos benefícios operacionais, o G950 oferece melhorias significativas de segurança resultantes da grande moving map  [mapa móvel] de 15 polegadas [38,1 cm), sistema de tráfego TCAS II, radar meteorológico e sistema de reconhecimento e alerta de terreno (TAWS). Os passageiros e a tripulação podem esperar menos atrasos como resultado da aviônica mais confiável”, falou Doucette. [EL]