Estoque de jatos executivos usados ​​à venda em junho aumenta 18% na comparação anual,  no acumula alta de 2%, mas ainda restando abaixo de níveis pré-pandmia Covid, pela pesquisa de mercado da Jefferies com dados da Amstat, em 23.06.24


O estoque de jatos executivos usados ​​à venda neste mês (junho) aumentou 18% na base de comparação ano x ano e 1% maior na base mês versus mês, de acordo com uma análise da agente de mercado financeiro Jefferies Equity Research e usando dados da Amstat (provedora de dados de pesquisa do mercado da aviação executiva, de Tinton Falls, Nova Jersey, do EUA. No acumulado do ano, o estoque subiu apenas 2%.

Para os jatos com menos de sete anos de produção, houve um aumento de 17%, com o estoque ficando em 3,9% da frota. O aumento ocorreu em jatos executivos cabine média, de +28%, cabine larga, +13%, e executivos leves, +15%. Os preços contraíram 7% no comparativo anual e 2% em relação a maio.

O estoque de jatos executivos usados ​​entre os cinco principais fabricantes de jatos executivos – Bombardier, Dassault, EMBRAER, Gulfstream e Textron Aviation – ficou em 3,8% em 2024, contra 3,6% no mês passado e 3,3% em junho passado.

A Bombardier teve o melhor desempenho, com o estoque de seus jatos aumentando 2% na base de comparação ano x ano, para 59 aeronaves.

O restante dos principais fabricantes – Dassault, EMBRAER, Gulfstream e Textron Dassault, – viu seus produtos à venda subirem dois dígitos no comparativo anual:
– EMBRAER e Gulfstream, ambas com aumento de 27% no comparativo anual, para 32 e 90 aeronaves, respectivamente;
– Textron (Cessna Citation), alta de 28%, para 137 jatos; e,
– Dassault Falcon, alta de 47%, para 25 aeronaves.

Enquanto isso, os preços dos jatos usados Bombardier, Cessna Citation, EMBRAER, Gulfstream, ​caíram, mas os preços dos jatos usados Dassault Falcon aumentaram. [EL] – c/ fonte