Estoque de jatos executivos usados aumenta junto com os preços, segundo pesquisa da Jefferies, em 28.04.23
O número de jatos executivos disponíveis no mercado continua aumentando lentamente, de acordo com o último relatório Jefferies Equity Research, sendo a Jefferies uma instituição com soluções de financiamento de negócios de aeronaves. As 922 aeronaves disponíveis neste mês representaram um aumento de 59% em relação aos mínimos recordes observados há um ano, com o estoque representando agora 3,6% da frota total, incluindo todos os modelos e tempo de fabricação.
De acordo com os analistas da Jefferies, esse estoque ainda está bem abaixo da média de cinco anos de 5,6%.
Para aeronaves atualmente em produção ou fora de produção há menos de sete anos, o estoque aumentou 93% em relação ao ano anterior, ficando em 2,9% desse segmento.
Embora o número de aeronaves no mercado tenha aumentado, o preço também aumentou em muitos casos. O relatório também observou que os preços médios pedidos aumentaram 15% em relação ao ano anterior na maioria dos fabricantes, liderados por Cessna e EMBRAER (+23%), Bombardier (+20%) e Dassault Falcon (+14%). Entre as cinco principais fabricantes, apenas a Gulfstream viu uma queda nos preços pedidos, de 6%.
O relatório informa a disponibilidade de 17 jatos G650 para venda com um preço médio de US$ 49,4 milhões, uma ligeira queda em relação à média de US$ 51,5 milhões no ano passado. Para o G550, o estoque saltou de três em 2022 para 18 neste ano, ou quase 3% da frota do modelo produzida, com o preço médio de lista caindo 32% na comparação ano x ano. [EL] – c/ fonte