Estoque de jatos executivos usados cresce 40% na base ano x ano e 23% nos últimos seis meses, com fração da frota, de 3,3%, com alta sobre a média-1 ano e bem abaixo da média-5 anos, segundo analista de mercado Jefferies, em 22.02.23


O estoque de jatos executivos usados à venda teve altas de 40% com relação a um ano atrás e de 23% nos últimos seis meses, nos dados de levantamento da analista de mercado Jefferies.

Citando a base de dados da Amstat, a Jefferies observou que o estoque disponível ainda está na marca de 3,3% da frota, uma marca acima da média em um ano de 2,8% mas bem abaixo da média de cinco anos anos, de 5,8%.

Considerando apenas jatos “semi-novos” – com menos de sete anos de fabricação -, o estoque disparou 91% enquanto os preços aumentaram 25%. Todos os segmentos contribuíram para o aumento de estoque, com jatos de cabine larga aumentando 56%, com jatos médios aumentando 25% e jatos leves com alta de 51%, na base da comparação anual.

Em termos de oferta de modelo por fabricante, 84 jatos Cessna Citation estão à venda, com uma alta deste estoque de 50% na base ano x ano, um aumento puxado por mais 9 jatos adicionais Citation CJ3. Mas o estoque de CJ3 à venda é apenas 2,15 da frota do modelo ativa. No mercado é oferecido um jato Latitude mas nenhum Longitude.

O estoque de jatos Bombardier teve um aumento de 113%, para 64 aviões à venda, com alta de 500% na oferta de jatos Challenger e de 88% na oferta de jatos Global (não havendo disponibilidade para o modelo Global 7500).

O estoque de jatos Gulfstream teve um aumento de 108%, para 52 aviões à venda, representando 2,7% da frota, esta marca com quase duas vezes a taxa de um ano atrás, de 1,3%. Este aumento foi puxado por um adicional de nove jatos G550 colocados à venda. Numa observação complementar, a a base de dados Amstat monitorou a produção de 24 jatos G700, o que representa 18 jatos para o mercado, uma vez que foram produzidos seis protótipos.

O estoque de jatos EMBRAER teve um aumento de 138%, para 31 aviões à venda, representando 2,7% da frota. O aumento foi puxado pelos jatos leves Phenom (100 e 300).

O estoque de jatos Dassault teve uma expansão de 400%, mas com apenas 10 jatos para negociação, o equivalente a 1,9% da frota.

Em preços de lista, na comparação de um ano, os jatos executivos usados Bombardier e Cessna têm um aumento de 35%, os jatos EMBRAER tiveram uma valorização de 30% e os jatos Dassault encareceram 28%. Já os jatos Gulfstream tiveram uma desvalorização de 3%, pelo menor valor dos modelos G150 e G450. [EL] – c/ fontes