Europa estende aprovação para gasolina de aviação com chumbo até 2032 – refinadoras haviam recebido instruções originais para restringir a produção da AvGas 100LL após maio de 2025, em 27.08.25

A mídia AeroNews Network repercutiu que as três maiores fornecedoras-refinadoras européias de gasolina de aviação com chumbo receberam recentemente uma extensão do prazo para a proibição da União Européia (UE), garantindo a produção e fornecimento de gasolina de aviação com chumbo 100LL até abril de 2032.
Mesmo assim, muitos operadores de aeroportos estão se encarregando de aplicar a restrição no fornecimento da AvGas 100LL antecipadamente.
A primeira das três aprovações, concedida à Shell, veio do Comitê REACH, da Comissão Européia, em 26 de junho. A aprovação foi concedida com 26 votos a favor, uma abstenção e nenhuma oposição, garantindo efetivamente a cadeia de suprimentos de gasolina de aviação 100LL (da Shell) pelos próximos sete anos. Esta decisão, é claro, ocorre sem a necessidade de novas regulamentações ou da rápida adoção de alternativas sem chumbo.
Solicitações semelhantes para a Warter Fuels e a Trafigura devem receber “sinal verde” nas próximas semanas.
Segundo a mídia AeroNews Network, esta extensão não aconteceu por si só. Isso ocorreu após anos de lobby coordenado da IAOPA-Europa, GAMA, Europe Air Sports e ERAC. A luta das organizações enfatizou três pontos-chave:
– a aviação geral usa uma fração minúscula do consumo de combustível europeu,
– motores a pistão convencionais – como o Lycoming IO-540 ou Continental TSIO-520 – não têm alternativas de combustível certificadas atualmente, e,
– forçar uma proibição imediata paralisaria grande parte da frota de motores a pistão da “noite para o dia”.
Para pilotos e operadores, a extensão representa um alívio. Não há risco iminente de escassez de combustível, nenhuma necessidade urgente de conversões dispendiosas de motores e nenhuma paralisação em massa de aeronaves que dependem de AvGas de alta octanagem. As operações podem continuar mais ou menos normalmente até pelo menos 2032.
A AeroNews Network ainda aponta que, assim, a decisão representa mais um atraso do que uma solução. A Europa espera introduzir gradualmente combustíveis substitutos sem chumbo, idealmente em sincronia com o lançamento do G100UL, da GAMI, no EUA, cuja evolução não é sabida ao certo.
A gasolina sem chumbo G100UL é certificada pela FAA, mas está disponível apenas em alguns aeroportos americanos, com a maioria dos principais fabricantes de aviação geral ignorando a situação.
Enquanto isso, na Antuérpia e Ostende, na Bélgica, houve tentativa do banimento de AvGas 100LL por proibição do fornecimento em aeroportos, ao longo do processo em andamento na UE. Ostende voltou atrás desde então. [EL] – c/ fonte