Evento realizado pelo DECEA, Seminário de Performance ATM (gestão de Performance) reúne representantes nacionais e internacionais da comunidade aeronáutica, em 29.09.24


Em nota no dia 27, o DECEA divulgou que realizou, entre os dias 24 e 26 de setembro, a terceira edição do Seminário de Performance ATM (Air Traffic Management). O evento reuniu cerca de 150 participantes, sendo uma grande oportunidade de integração e colaboração entre os membros da comunidade aeronáutica do Brasil e do exterior.

Ao longo dos três dias, os palestrantes representantes de organizações militares, órgãos governamentais, empresas aéreas, aeroportos, da Eurocontrol, da FAA e a Autoridade de Aviação Civil de Cingapura, apresentaram as principais novidades relacionadas às áreas de performance de capacidade, previsibilidade, custo-benefício e eficiência. Este é o principal evento sobre performance do tráfego aéreo no Brasil.

O chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, brigadeiro do ar André Gustavo Fernandes Peçanha ressaltou a importância do seminário para a reflexão sobre as melhores práticas e desenvolvimento do sistema ATM no Brasil. “Há cinco anos o DECEA vem desenvolvendo com sucesso a gestão por performance. Este evento é fundamental para aprimorarmos o nosso sistema através da troca de experiências e conhecimentos com os representantes da comunidade aeronáutica”, declarou o oficial-general.

Dando início as apresentações, o chefe da Seção de Performance do DECEA, major aviador Jean Pierre de Castro Benevides, destacou as iniciativas e o processo de crescimento do DECEA na área de performance para garantir que novos patamares com a segurança e eficiência sejam alcançados.

Outros temas também foram discutidos durante o evento, com destaque para o projeto Total ATM, a recente implantação da Regionalização do Centro de Controle de Área de Curitiba, a importância da Tomada de Decisão Colaborativa para os resultados de performance e a jornada de Congonhas, o segundo aeroporto do Brasil com o maior número de movimentos aéreos, na otimização de performance.

A Eurocontrol mostrou o estudo de caso da implantação do método Point Merge no aeroporto de Lisboa. Atualmente, o método sistematizado para sequenciar fluxos de chegada está operacional em 44 aeroportos em 20 países, inclusive no Brasil, no aeroporto de Guarulhos (SBGR). O sistema traz benefícios como a melhor consciência situacional do piloto; melhor previsão de trajetória, permitindo maior eficiência de vôo, padronização das operações e melhor gestão do espaço aéreo, dentre outros.

O Point Merge System é um método para facilitar o sequenciamento das aeronaves que chegam, especialmente nos momentos de alta demanda. A aplicação do método consiste em utilizar dois arcos (pernas de sequenciamento), sendo um maior e outro menor, para receber os maiores fluxos para o aeroporto de Guarulhos (SBGR) e, a partir destes arcos, realizar o sequenciamento entre eles. O objetivo é absorver uma parte do excesso de tráfegos que chegam, minimizando a necessidade de realização de esperas. Mantendo os critérios de segurança, estas aeronaves são direcionadas para um ponto em comum – o Merging Point (ponto de convergência) e são, em seguida, sequenciadas para o pouso conforme as cartas de aproximação. Utilizando a técnica do Point Merge é possível ao controlador obter maior precisão na separação para o sequenciamento de aeronaves e, ao mesmo tempo, uma redução da carga de trabalho do Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO), otimizando sua comunicação com as aeronaves.

A aplicação Point Merge System foi feita no projeto TMA-SP Neo, parte integrante do Programa SIRIUS Brasil. O Projeto TMA-SP Neo foi um empreendimento do DECEA gerenciado pelo Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), implementado a partir de 20 de maio de 2021, visando a melhoria do espaço aéreo mais movimentado e complexo do Brasil, proporcionando a otimização da circulação aérea dos principais aeroportos de São Paulo: Guarulhos (SBGR), Congonhas (SBSP), Campinas (SBKP) e São José dos Campos (SBSJ) e, adicionalmente, das rotas da Ponte Aérea RJ-SP.

O ciclo de palestras também contou com apresentações sobre as Operações Baseadas em Trajetória, os pontos de vista sobre pontualidade, as pesquisas em desenvolvimento no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) sobre a análise de aderência ao método Point Merge e o estudo de Point Merge em parceria com a Eurocontrol, além da gestão colaborativa de fluxo de tráfego aéreo.

O encerramento do evento foi marcado pela visita técnica dos participantes ao Controle de Aproximação de São Paulo e à Torre de Controle de São Paulo, órgãos operacionais do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), além das instalações do Centro de Operações Aeroportuárias do aeroporto de Congonhas.

Para o Comandante do CRCEA-SE, coronel aviador Fabio Lourenço Carneiro Barbosa, esta edição do seminário ficou marcada pela alta qualidade das palestras e dos assuntos abordados. “O evento foi um sucesso e permitiu uma troca de conhecimento nunca vista anteriormente. Destaco a riqueza intelectual, técnica e profissional dos profissionais que passaram por aqui. Tenho muito orgulho do trabalho que realizamos, estamos mostrando o quanto o Brasil vem evoluindo em performance nos últimos anos”, destacou o oficial.

Canal DECEA, no YouTube, as palestras do seminário:
Palestras – dia 1 – 04h04m30s:
https://www.youtube.com/watch?v=zjm4jlDSALw
Palestras – dia 2 – 09h01m40s:
https://www.youtube.com/watch?v=XxnI8XS-XGA