ExecuJet MRO Services renova suas aprovações de manutenção da FAA e pela África (de oito países), para sua unidade África do Sul, e obtém certificações da EASA para manutenção de linha e de base nas aeronaves Dassault Falcon 7X/8X e para ensaios NDT pela EASA e FAA, para sua unidade da Malásia, em 26.12.25


Em nota no dia 11 (dez.), a ExecuJet MRO Services Malaysia, subsidiária integral da Dassault Aviation, divulgou que expandiu ainda mais suas capacidades de manutenção com as aprovações regulatórias adicionais das agências européia  EASA e americana FAA.

A EASA aprovou as instalações físicas ExecuJet MRO Services Malaysia do Aeroporto de Subang Jaya, na região metropolitana de Kuala Lumpur, na Malásia, para execução de manutenção de linha e de base nas aeronaves Dassault Falcon 7X/8X. A agência européia também autorizou a organização a conduzir uma gama de técnicas de ensaios não destrutivos (NDT – non-destructive testing), incluindo ultrassom, correntes parasitas, partículas magnéticas e líquidos penetrantes.

Além disso, a agência americana FAA concedeu aprovação para mais dois métodos de NDT: inspeções por ultrassom e por líquidos penetrantes.

“A aprovação para manutenção de base do Falcon 7X/8X é significativa, visto que há uma crescente demanda de aeronaves com matrícula europeia que operam ou transitam pela Ásia. A certificação da EASA, amplamente reconhecida pelas autoridades de aviação civil em todo o mundo, demonstra que atendemos aos rigorosos padrões do órgão regulador”, afirma Ivan Lim, vice-presidente regional para a Ásia da ExecuJet MRO Services. “A capacidade ampliada de NDT é igualmente importante, pois oferece suporte a verificações de manutenção de base pesadas, ajudando-nos a identificar problemas estruturais com eficiência e a reduzir o tempo de inatividade não programado”, acrescentou Lim.

Em 20 de novembro, a ExecuJet MRO Services África do Sul, também subsidiária integral da Dassault Aviation, divulgou a renovação com sucesso de suas aprovações da agência americana FAA bem como de diversas autoridades de aviação civil africanas. As certificações renovadas abrangem aprovações das autoridades de aviação de [1] Angola, [2] Botsuana, [3] Malaui, [4] Moçambique, [5] Namíbia, [6] Nigéria [7] Zâmbia e [8] África do Sul (sua base na África), e, representando a mais ampla rede de credenciamentos regulatórios detida por qualquer empresa de manutenção, reparo e revisão (MRO) na África.

As instalações da ExecuJet no Aeroporto Internacional de Lanseria, em Joanesburgo (África do Sul), foram submetidas a auditorias regulatórias, que avaliaram a rastreabilidade dos registros de manutenção, as qualificações e certificações de engenharia e os sistemas de controle de qualidade para garantir a total conformidade com os padrões internacionais.

“Manter essas aprovações é mais do que um requisito de conformidade. Demonstra nossa capacidade técnica e a confiança que conquistamos junto aos órgãos reguladores em toda a África”, afirma Vince Goncalves, vice-presidente regional para a África da ExecuJet MRO Services, acrescentando que a atividade da aviação executiva continua a ganhar impulso no continente africano.

O mercado de aviação executiva da África está se expandindo rapidamente, com mais de 400 aeronaves executivas em operação atualmente.

“Estamos testemunhando um crescimento notável com a entrada em serviço de novas aeronaves e operadores de voos fretados internacionais posicionando suas frotas na região para atender à crescente demanda. Isso reforça a importância crescente do continente no cenário global da aviação executiva”, acrescentou Gonçalves.

Como parte de sua expansão contínua de capacidade, a ExecuJet MRO Services South Africa também está obtendo aprovação para sua recém-instalada cabine de pintura interna, permitindo retoques de pintura em componentes de aeronaves de até 1,5 m. de tamanho.

A ExecuJet MRO Services South Africa continua sendo a maior empresa de MRO para aviação executiva da África, com capacidade de hangar para acomodar até 14 aeronaves de tamanhos variados.

A ExecuJet MRO Services é subsidiária integral da Dassault Aviation. A organização possui instalações de MRO de classe mundial na África, Ásia, Australásia, Europa e Oriente Médio, que executam importantes atividades de reparo e renovação. Todas as operações de MRO realizadas pela ExecuJet MRO Services em âmbito global atendem aos mais rigorosos requisitos regulatórios e de segurança do mundo. Especializada em manutenção de fuselagem, aviônicos e motores, a empresa conta com engenheiros aeronáuticos treinados e certificados em uma ampla gama de aeronaves, incluindo Dassault, Bombardier, EMBRAER, Gulfstream, Hawker e diversas outras marcas. [EL]