Experimental se acidenta em decolagem com falha de motor (ainda na corrida de pista) em Bebedouro/SP matando dois ocupantes, em 15.04.22


No dia 27 de fevereiro (domingo), pela manhã, um avião monomotor acidentou-se durante decolagem do aeródromo público de Bebedouro (SDBB), em SP. Na colisão com terreno, o avião foi destruído por força do impacto, e os dois ocupantes faleceram no local.

Nas primeiras informações, do Corpo de Bombeiros, o acidente foi numa área entre a pista do Aeroporto Municipal Comandante Luís Martins de Araújo e a rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326).

A área da queda foi isolada e os trabalhos foram concentrados em evitar um princípio de incêndio, já que houve vazamento de combustível.

Testemunhas que estavam no aeródromo no momento do acidente dizem que o avião fez uma escala para abastecer e, na sequência, tentou decolar de uma cabeceira e abortou a decolagem. Depois, o avião trocou a cabeceira para decolagem, o avião subiu poucos metros, mas o motor parou e o avião foi ao solo.

Os dois ocupantes falecidos foram identificados como Renan Trombini, de 23 anos, piloto do avião, e o passageiro, médico, Marcionil Vieira, de 52 anos.

O avião era o experimental Europa Aviation de prefixo PP-XDB (registro de produção/montagem E533, fabricação/montagem em 1999), registrada na categoria “Privada-experimental”, de propriedade e operação de mesma Pessoa Física, com último registro de compra/transferência em dezembro de 2019. O avião – de “pouso convencional – um motor convencional” – era aprovado um passageiro (e mais um piloto), com MTOW de 621 kg, para operação VFR diurna.

O aeródromo público de Bebedouro (SDBB) está ao norte do centro urbano local, cerca de 5 km de ponto elevado significativo, ficando junto da rodovia SP-326 (trecho Bebedouro-Barretos ao norte, a leste do aeródromo). O aeródromo tem homologação para operação VFR diurna. Em altitude de 1.942 pés, tem pista (18/31) de 23 x 1.500 m., de asfalto, com pavimento com resistência PCN 15; como distância declarada, ROTAER informa que as pistas 13 e 31 têm os primeiros 100 m. indisponíveis para pouso e os últimos 100 m. indisponíveis para decolagem (imagem da pista mostrando o deslocamento da marcação das cabeceiras, além da sinalização no pavimento do deslocamento da cabeceira).

O avião tinha saído de Cotia (SP) com destino a Itumbiara (GO), uma viagem de 340 MN (em rota direta) pata NW, e havia parado no aeroporto de Bebedouro, a 185 MN a NW de Cotia, numa escala para abastecimento.

O acidente está listado no painel SIPAER, do CENIPA, classificado como de falha de motor em vôo (SCF-PP) e perda de controle em vôo (LoC-I).

Conforme súmula factual inicial, o avião, com dois ocupantes, decolou do Aeródromo de Bebedouro (SDBB), em SP, com destino do Aeródromo Hidrelétrica de Itumbiara (SBIT), em GO, para vôo particular. Após a decolagem, o avião apresentou perda de potência, vindo a colidir com o solo, às 13:00Z (10:00LT). O avião teve danos substancias e os dois ocupantes faleceram.

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