ExxonMobil e Neste fecham parceria para distribuição com escala comercial de SAF nos principais aeroportos da França, em 10.01.22
A fornecedora global petroquímica e de combustível ExxonMobil fez uma parceria com a produtora de combustível de aviação sustentável (SAF) Neste para estabelecer a distribuição em escala comercial do combustível renovável da produtora alternativa nos principais aeroportos da França. A medida segue a legislação francesa que entrou em vigor em 1º de janeiro e prevê que as cias. aéreas usem pelo menos 1% de SAF para vôos originados na França como parte do Acordo Verde Europeu (o European Green Deal). A meta europeia é atingir 2% do uso de SAF até 2025 e 5% até 2030.
O SAF é um substituto totalmente miscível para o querosene aeronáutico QAv (JET-A) e o SAF da Neste “MY” é derivado de fontes 100% renováveis, como óleo de cozinha usado e resíduos de gordura animal.
Atualmente, a regulamentação aprova a utilização de mistura de combustível na proporção 30% de SAF por 70% de JET-A, mas uma vez aprovado o uso de 100% SAF poderá proporcionar reduções de emissões de CO2 do ciclo de vida de até 80% em comparação com o combustível de aviação convencional (fóssil).
Embora um porta-voz tenha notado que a disponibilidade do SAF começaria com os pontos de abastecimento de Paris nos aeroportos Charles de Gaulle e Orly, a ExxonMobil se recusou a informar quando as entregas começam.
“Estamos entregando soluções que permitem aos clientes atender aos requisitos de desempenho do produto e, ao mesmo tempo, reduzir as emissões de gases de efeito estufa”, disse Charles Amyot, gerente principal da ExxonMobil na França. “Temos os recursos e a infraestrutura para fornecer essa fonte de energia com segurança e confiabilidade e estaremos prontos para cumprir as novas regulamentações francesas para combustível de aviação sustentável”, completou Amyot. [EL] – c/ fontes